Educação infantil e intervenção motora : um olhar a partir da teoria bioecológica de Bronfenbrenner

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spessato, Barbara Coiro
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Valentini, Nadia Cristina, Krebs, Ruy Jornada, Berleze, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/20880
Resumo: Este estudo investigou a relação entre o enriquecimento do contexto da creche e a legislação vigente. Três estudos de caso com bebês foram conduzidos no paradigma da Teoria Bioecológica. Os resultados demonstraram que os bebês apresentaram novas competências de manipulação, controle postural e interação social. Entretanto a qualidade dos cuidados oferecidos na creche era restrita à higiene e alimentação. A intervenção pode ser implementada no espaço da creche; entretanto faz-se necessário se fazer cumprir a legislação no que diz respeito à formação e capacitação de educadores e à razão criança-educadores para efetivamente transformar o caráter assistencialista da educação infantil.
id UFRGS-2_2126cbaa697cc62f16aa6a0e02852a0a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20880
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Spessato, Barbara CoiroValentini, Nadia CristinaKrebs, Ruy JornadaBerleze, Adriana2010-04-16T09:17:02Z20090104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/20880000728516Este estudo investigou a relação entre o enriquecimento do contexto da creche e a legislação vigente. Três estudos de caso com bebês foram conduzidos no paradigma da Teoria Bioecológica. Os resultados demonstraram que os bebês apresentaram novas competências de manipulação, controle postural e interação social. Entretanto a qualidade dos cuidados oferecidos na creche era restrita à higiene e alimentação. A intervenção pode ser implementada no espaço da creche; entretanto faz-se necessário se fazer cumprir a legislação no que diz respeito à formação e capacitação de educadores e à razão criança-educadores para efetivamente transformar o caráter assistencialista da educação infantil.This study investigated the relationship between the enrichment of the environment context of day care centers and the law in force. Three case studies were conducted with babies in the paradigm of the Bioecological Theory. The results showed that the babies presented new manipulative skills, postural control and social interaction. However, the quality of the care offered in the daycare was restricted to hygiene and nutrition. The intervention can be implemented in the daycare; however, it is necessary to enforce the law regarding the training of the educators and the child/educator ratio in order to effectively transform the assistencialist character of the early child education.El estudio ha investigado la relación entre enriquecimiento del contexto de la guardería infantil y la legislación vigente. Tres estudios de caso con bebés fueron conducidos en el paradigma de la Teoría Bioecológica. Los resultados han demostrado que los bebés presentaron nuevas competencias de manipulación, control postural e interacción social. Sin embargo, la calidad de los cuidados que brinda la guardería era restricta a higiene y alimentación. La intervención puede ser implementada en el espacio de la guardería; pero es necesario hacer cumplir la legislación con respecto a la formación y capacitación de educadores y razón niñoseducadores para efectivamente transformar el carácter asistencialista de la educación infantil.application/pdfporMovimento. Vol. 15, n. 4, (out./dez. 2009), p. 147-173CrecheLegislaçãoEducação infantilDay care centersLegislation as a subjectEarly intervention (Education)Early childhood educationJardines infantilesLegislación como asuntoIntervención precoz (Educación)Crianza del niñoEducação infantil e intervenção motora : um olhar a partir da teoria bioecológica de BronfenbrennerEarly childhood education and motor intervention : a view based on the bioecological theory of BronfenbrennerEducación infantil e intervención motriz: una mirada a partir de la teoría bioecológica de Bronfenbrenner info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000728516.pdf000728516.pdfTexto completoapplication/pdf553164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20880/1/000728516.pdf2baff9eadfe71e1935839eb55469c83cMD51000728516-02.pdf000728516-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf1435843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20880/2/000728516-02.pdf3804a0930630575c629b3ea6719e97e8MD52TEXT000728516-02.pdf.txt000728516-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain62736http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20880/3/000728516-02.pdf.txt081e6fa265a847812dfb3328ecf41dd8MD53000728516.pdf.txt000728516.pdf.txtExtracted Texttext/plain63336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20880/4/000728516.pdf.txt301e74bc4bcb7456ddf69fcfc8422591MD54THUMBNAIL000728516.pdf.jpg000728516.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20880/5/000728516.pdf.jpg4a0e81d6862ef29ba4adff123bcd6a2fMD55000728516-02.pdf.jpg000728516-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20880/6/000728516-02.pdf.jpg404c8b5f8722584efe248577eff12a90MD5610183/208802018-10-09 08:30:55.89oai:www.lume.ufrgs.br:10183/20880Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-09T11:30:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação infantil e intervenção motora : um olhar a partir da teoria bioecológica de Bronfenbrenner
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Early childhood education and motor intervention : a view based on the bioecological theory of Bronfenbrenner
Educación infantil e intervención motriz: una mirada a partir de la teoría bioecológica de Bronfenbrenner
title Educação infantil e intervenção motora : um olhar a partir da teoria bioecológica de Bronfenbrenner
spellingShingle Educação infantil e intervenção motora : um olhar a partir da teoria bioecológica de Bronfenbrenner
Spessato, Barbara Coiro
Creche
Legislação
Educação infantil
Day care centers
Legislation as a subject
Early intervention (Education)
Early childhood education
Jardines infantiles
Legislación como asunto
Intervención precoz (Educación)
Crianza del niño
title_short Educação infantil e intervenção motora : um olhar a partir da teoria bioecológica de Bronfenbrenner
title_full Educação infantil e intervenção motora : um olhar a partir da teoria bioecológica de Bronfenbrenner
title_fullStr Educação infantil e intervenção motora : um olhar a partir da teoria bioecológica de Bronfenbrenner
title_full_unstemmed Educação infantil e intervenção motora : um olhar a partir da teoria bioecológica de Bronfenbrenner
title_sort Educação infantil e intervenção motora : um olhar a partir da teoria bioecológica de Bronfenbrenner
author Spessato, Barbara Coiro
author_facet Spessato, Barbara Coiro
Valentini, Nadia Cristina
Krebs, Ruy Jornada
Berleze, Adriana
author_role author
author2 Valentini, Nadia Cristina
Krebs, Ruy Jornada
Berleze, Adriana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Spessato, Barbara Coiro
Valentini, Nadia Cristina
Krebs, Ruy Jornada
Berleze, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Legislação
Educação infantil
topic Creche
Legislação
Educação infantil
Day care centers
Legislation as a subject
Early intervention (Education)
Early childhood education
Jardines infantiles
Legislación como asunto
Intervención precoz (Educación)
Crianza del niño
dc.subject.eng.fl_str_mv Day care centers
Legislation as a subject
Early intervention (Education)
Early childhood education
dc.subject.spa.fl_str_mv Jardines infantiles
Legislación como asunto
Intervención precoz (Educación)
Crianza del niño
description Este estudo investigou a relação entre o enriquecimento do contexto da creche e a legislação vigente. Três estudos de caso com bebês foram conduzidos no paradigma da Teoria Bioecológica. Os resultados demonstraram que os bebês apresentaram novas competências de manipulação, controle postural e interação social. Entretanto a qualidade dos cuidados oferecidos na creche era restrita à higiene e alimentação. A intervenção pode ser implementada no espaço da creche; entretanto faz-se necessário se fazer cumprir a legislação no que diz respeito à formação e capacitação de educadores e à razão criança-educadores para efetivamente transformar o caráter assistencialista da educação infantil.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:17:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/20880
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000728516
identifier_str_mv 0104-754X
000728516
url http://hdl.handle.net/10183/20880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Vol. 15, n. 4, (out./dez. 2009), p. 147-173
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20880/1/000728516.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20880/2/000728516-02.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20880/3/000728516-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20880/4/000728516.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20880/5/000728516.pdf.jpg
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/20880/6/000728516-02.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2baff9eadfe71e1935839eb55469c83c
3804a0930630575c629b3ea6719e97e8
081e6fa265a847812dfb3328ecf41dd8
301e74bc4bcb7456ddf69fcfc8422591
4a0e81d6862ef29ba4adff123bcd6a2f
404c8b5f8722584efe248577eff12a90
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724801681195008