Modelagem matemática e temas transversais : mais uma possibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Simone da Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135456
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma alternativa para o ensino da matemática que busque integrar os conteúdos trabalhados nesta disciplina à realidade, procurando desta forma contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis pelos seus atos e capazes de compreender o mundo em que estão inseridos. Uma das orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) é de abordar em sala de aula temas como ética, saúde, trabalho e consumo, orientação sexual, pluralidade cultural e meio ambiente - temas transversais. A orientação é de que as matérias escolares, como Português, Ciências, História e Matemática, tragam elementos de suas disciplinas para esclarecer as relações existentes entres elas e os temas transversais, auxiliando assim na sua compreensão. Pretendendo apresentar uma alternativa de ensino que mostre que é possível articular a matemática e os temas transversais, é utilizada a modelagem matemática como metodologia de ensino para elaborar módulos de ensino. Espera-se, assim, mostrar aos alunos a matemática como uma ferramenta útil para a compreensão de fenômenos que nos rodeiam. As atividades foram baseadas em uma reportagem da revista Veja sobre o desmatamento da Floresta Amazônica, que está relacionada ao tema transversal meio ambiente. Com os dados apresentados pela reportagem e utilizando uma matemática de nível básico é possível entender como são feitas as previsões e representações apresentadas pela revista. O objetivo é apresentar uma forma de ensino que desperte o interesse do aluno, ao mesmo tempo em que mostre como é possível, através da Modelagem Matemática, articular a Matemática e os Temas Transversais, obedecendo assim às orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
id UFRGS-2_2196432fbf0c2d5699bfdb2eb4b9c838
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135456
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Simone da SilvaGarcia, Vera Clotilde Vanzetto2016-04-09T02:28:50Z2008http://hdl.handle.net/10183/135456000779997O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma alternativa para o ensino da matemática que busque integrar os conteúdos trabalhados nesta disciplina à realidade, procurando desta forma contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis pelos seus atos e capazes de compreender o mundo em que estão inseridos. Uma das orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) é de abordar em sala de aula temas como ética, saúde, trabalho e consumo, orientação sexual, pluralidade cultural e meio ambiente - temas transversais. A orientação é de que as matérias escolares, como Português, Ciências, História e Matemática, tragam elementos de suas disciplinas para esclarecer as relações existentes entres elas e os temas transversais, auxiliando assim na sua compreensão. Pretendendo apresentar uma alternativa de ensino que mostre que é possível articular a matemática e os temas transversais, é utilizada a modelagem matemática como metodologia de ensino para elaborar módulos de ensino. Espera-se, assim, mostrar aos alunos a matemática como uma ferramenta útil para a compreensão de fenômenos que nos rodeiam. As atividades foram baseadas em uma reportagem da revista Veja sobre o desmatamento da Floresta Amazônica, que está relacionada ao tema transversal meio ambiente. Com os dados apresentados pela reportagem e utilizando uma matemática de nível básico é possível entender como são feitas as previsões e representações apresentadas pela revista. O objetivo é apresentar uma forma de ensino que desperte o interesse do aluno, ao mesmo tempo em que mostre como é possível, através da Modelagem Matemática, articular a Matemática e os Temas Transversais, obedecendo assim às orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais.This paper aims to present an altemative way to teach mathematics that seeks to integrate the contents learned in this course to reality, trying to contribute to the formation of citizens aware and responsible for their actions and able to understand the world around them. One ofthe guidelines in the National Curriculum Parameters (1997) isto discuss in the classroom topics as ethics, health, employment and consumption, sexual orientation, multiculturalism and the environment - cross-cutting themes. The guideline says that the school subjects, such as Portuguese, Science, History and Mathematics, should bring elements of their disciplines to clarify the relationship between them and the cross-cutting themes, thereby assisting in their understanding. Intending to offer an altemative to education that shows it is possible to articulate math and cross-cutting themes, it was used the mathematical modeling as a teaching methodology to develop modules for teaching. The intention is to show mathematics as a useful tool for the understanding ofthe phenomena that surround us. It were organized activities based on a report by Veja magazine on the deforestation of the Amazon rainforest, which is related to the cross-cutting theme of the environment. With the data presented and using a basic levei of mathematics, it is possible to understand how the forecasts and representations are rnade and presented by the magazine. The activities proposed in this paper are designed to present a form o f teaching that awakens the interest o f the student, while also show how it is possible, through the mathematical modeling, to articulate Mathematics and the cross-cutting themes, thus complying with the &uidelines in the National Curriculum Parameter.application/pdfporModelagem matemáticaEnsino e aprendizagemEnsino : MatematicaPratica de ensino : Professor : FormacaoDesmatamento : AmazôniaMathematical modelingCross-cutting themesMathematics educationModelagem matemática e temas transversais : mais uma possibilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e AplicadaPorto Alegre, BR-RS2008Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000779997.pdf000779997.pdfTexto completoapplication/pdf7021674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135456/1/000779997.pdf182692bb1f8432919c0c5e2c0b2d191fMD51TEXT000779997.pdf.txt000779997.pdf.txtExtracted Texttext/plain85568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135456/2/000779997.pdf.txt80abf0700bb2a723d386b7392d33e077MD52THUMBNAIL000779997.pdf.jpg000779997.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg923http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135456/3/000779997.pdf.jpg16eed58257c5027173fd6ac283d6e745MD5310183/1354562018-10-11 08:25:45.755oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135456Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:25:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem matemática e temas transversais : mais uma possibilidade
title Modelagem matemática e temas transversais : mais uma possibilidade
spellingShingle Modelagem matemática e temas transversais : mais uma possibilidade
Martins, Simone da Silva
Modelagem matemática
Ensino e aprendizagem
Ensino : Matematica
Pratica de ensino : Professor : Formacao
Desmatamento : Amazônia
Mathematical modeling
Cross-cutting themes
Mathematics education
title_short Modelagem matemática e temas transversais : mais uma possibilidade
title_full Modelagem matemática e temas transversais : mais uma possibilidade
title_fullStr Modelagem matemática e temas transversais : mais uma possibilidade
title_full_unstemmed Modelagem matemática e temas transversais : mais uma possibilidade
title_sort Modelagem matemática e temas transversais : mais uma possibilidade
author Martins, Simone da Silva
author_facet Martins, Simone da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Simone da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
contributor_str_mv Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Ensino e aprendizagem
Ensino : Matematica
Pratica de ensino : Professor : Formacao
Desmatamento : Amazônia
topic Modelagem matemática
Ensino e aprendizagem
Ensino : Matematica
Pratica de ensino : Professor : Formacao
Desmatamento : Amazônia
Mathematical modeling
Cross-cutting themes
Mathematics education
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical modeling
Cross-cutting themes
Mathematics education
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma alternativa para o ensino da matemática que busque integrar os conteúdos trabalhados nesta disciplina à realidade, procurando desta forma contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis pelos seus atos e capazes de compreender o mundo em que estão inseridos. Uma das orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) é de abordar em sala de aula temas como ética, saúde, trabalho e consumo, orientação sexual, pluralidade cultural e meio ambiente - temas transversais. A orientação é de que as matérias escolares, como Português, Ciências, História e Matemática, tragam elementos de suas disciplinas para esclarecer as relações existentes entres elas e os temas transversais, auxiliando assim na sua compreensão. Pretendendo apresentar uma alternativa de ensino que mostre que é possível articular a matemática e os temas transversais, é utilizada a modelagem matemática como metodologia de ensino para elaborar módulos de ensino. Espera-se, assim, mostrar aos alunos a matemática como uma ferramenta útil para a compreensão de fenômenos que nos rodeiam. As atividades foram baseadas em uma reportagem da revista Veja sobre o desmatamento da Floresta Amazônica, que está relacionada ao tema transversal meio ambiente. Com os dados apresentados pela reportagem e utilizando uma matemática de nível básico é possível entender como são feitas as previsões e representações apresentadas pela revista. O objetivo é apresentar uma forma de ensino que desperte o interesse do aluno, ao mesmo tempo em que mostre como é possível, através da Modelagem Matemática, articular a Matemática e os Temas Transversais, obedecendo assim às orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-09T02:28:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/135456
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000779997
url http://hdl.handle.net/10183/135456
identifier_str_mv 000779997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135456/1/000779997.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135456/2/000779997.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135456/3/000779997.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 182692bb1f8432919c0c5e2c0b2d191f
80abf0700bb2a723d386b7392d33e077
16eed58257c5027173fd6ac283d6e745
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224504450482176