Blog em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ivana Gamba Andreoli da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141444
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar as possibilidades da utilização do blog como uma ferramenta pedagógica. Justifica-se esta pesquisa pela necessidade de tornar a escola mais próxima da realidade de seu aluno, que vive intimamente integrado com as tecnologias e faz uso constante da internet e das novas mídias. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, buscando em autores ligados à educação, o embasamento teórico para a realização deste trabalho. A partir do pesquisado, por esta autora, professora especializada na área da matemática e, no momento, exercendo cargo diretivo em escola pública estadual, pode-se delinear o blog como recurso e estratégia pedagógica, mostrando em cada uma destas formas de utilização do blog as diferentes possibilidades de aplicação em educação. Torna-se evidente neste estudo que o blog pode servir como uma ferramenta de promoção e interação e de colaboração entre os pares, e que está à disposição de professores e alunos para novas possibilidades de construção coletiva de conhecimento. Sugere-se, para concluir, a necessidade de se criar projetos de utilização do blog no meio escolar, em vista de sua potência à integração entre professores e alunos, e à interdisciplinaridade, pois promove o uso colaborativo da linguagem na produção textual escrita, aproximando diferentes áreas e disciplinas curriculares, beneficiando os processos de aprendizagem dos alunos.
id UFRGS-2_21b3698a7b81bcbeddf66e34e6ad272f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141444
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Ivana Gamba Andreoli daCosta, Janete Sander2016-05-20T02:10:48Z2010http://hdl.handle.net/10183/141444000989763O presente estudo tem como objetivo identificar as possibilidades da utilização do blog como uma ferramenta pedagógica. Justifica-se esta pesquisa pela necessidade de tornar a escola mais próxima da realidade de seu aluno, que vive intimamente integrado com as tecnologias e faz uso constante da internet e das novas mídias. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, buscando em autores ligados à educação, o embasamento teórico para a realização deste trabalho. A partir do pesquisado, por esta autora, professora especializada na área da matemática e, no momento, exercendo cargo diretivo em escola pública estadual, pode-se delinear o blog como recurso e estratégia pedagógica, mostrando em cada uma destas formas de utilização do blog as diferentes possibilidades de aplicação em educação. Torna-se evidente neste estudo que o blog pode servir como uma ferramenta de promoção e interação e de colaboração entre os pares, e que está à disposição de professores e alunos para novas possibilidades de construção coletiva de conhecimento. Sugere-se, para concluir, a necessidade de se criar projetos de utilização do blog no meio escolar, em vista de sua potência à integração entre professores e alunos, e à interdisciplinaridade, pois promove o uso colaborativo da linguagem na produção textual escrita, aproximando diferentes áreas e disciplinas curriculares, beneficiando os processos de aprendizagem dos alunos.This study aims at identifying the possibilities of using the blog as an educational tool. This research is justified by the need to get the school closer to the students reality and needs, who already lives intimately integrated with technology and makes constant use of the Internet and the new media. To this end, we performed a qualitative study, looking into authors’ inquiry linked to education and the technologies for the theoretical basis to support this work. As searched by this author, a teacher specialized in Mathematics and acting as a deputy headmistress in a public school in Porto Alegre, RS, Brazil, at the moment, the use of a blog can be delineated either as a pedagogic resource or strategy in the classroom teaching, showing different uses of blog application as possibilities in education. It becomes highlighted in this study that a blog can serve both as a tool for promoting interaction and collaboration among peers, as well as used as a pedagogic resource to encourage new possibilities for the collective construction of knowledge. At last, it is suggested the utilization of blogs in interdisciplinary and collaborative projects, promoting language production while approaching different areas and subjects in the school curriculum to the benefit of students’ learning process.application/pdfporBlogMídiaInteraçãoProfessorAlunoMedia in educationBloggingInteractionPeer contributionBlog em educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989763.pdf000989763.pdfTexto completoapplication/pdf1005850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141444/1/000989763.pdf7929c2c0c2aeb030813ce35163e8c37bMD51TEXT000989763.pdf.txt000989763.pdf.txtExtracted Texttext/plain74743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141444/2/000989763.pdf.txtb92f88359d94da9df4e3616ad0f65574MD52THUMBNAIL000989763.pdf.jpg000989763.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141444/3/000989763.pdf.jpg87d016f4209caa59480f39e20b8397aeMD5310183/1414442018-10-25 10:03:39.142oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141444Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Blog em educação
title Blog em educação
spellingShingle Blog em educação
Silva, Ivana Gamba Andreoli da
Blog
Mídia
Interação
Professor
Aluno
Media in education
Blogging
Interaction
Peer contribution
title_short Blog em educação
title_full Blog em educação
title_fullStr Blog em educação
title_full_unstemmed Blog em educação
title_sort Blog em educação
author Silva, Ivana Gamba Andreoli da
author_facet Silva, Ivana Gamba Andreoli da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ivana Gamba Andreoli da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Janete Sander
contributor_str_mv Costa, Janete Sander
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Mídia
Interação
Professor
Aluno
topic Blog
Mídia
Interação
Professor
Aluno
Media in education
Blogging
Interaction
Peer contribution
dc.subject.eng.fl_str_mv Media in education
Blogging
Interaction
Peer contribution
description O presente estudo tem como objetivo identificar as possibilidades da utilização do blog como uma ferramenta pedagógica. Justifica-se esta pesquisa pela necessidade de tornar a escola mais próxima da realidade de seu aluno, que vive intimamente integrado com as tecnologias e faz uso constante da internet e das novas mídias. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, buscando em autores ligados à educação, o embasamento teórico para a realização deste trabalho. A partir do pesquisado, por esta autora, professora especializada na área da matemática e, no momento, exercendo cargo diretivo em escola pública estadual, pode-se delinear o blog como recurso e estratégia pedagógica, mostrando em cada uma destas formas de utilização do blog as diferentes possibilidades de aplicação em educação. Torna-se evidente neste estudo que o blog pode servir como uma ferramenta de promoção e interação e de colaboração entre os pares, e que está à disposição de professores e alunos para novas possibilidades de construção coletiva de conhecimento. Sugere-se, para concluir, a necessidade de se criar projetos de utilização do blog no meio escolar, em vista de sua potência à integração entre professores e alunos, e à interdisciplinaridade, pois promove o uso colaborativo da linguagem na produção textual escrita, aproximando diferentes áreas e disciplinas curriculares, beneficiando os processos de aprendizagem dos alunos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141444
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000989763
url http://hdl.handle.net/10183/141444
identifier_str_mv 000989763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141444/1/000989763.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141444/2/000989763.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141444/3/000989763.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7929c2c0c2aeb030813ce35163e8c37b
b92f88359d94da9df4e3616ad0f65574
87d016f4209caa59480f39e20b8397ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447174323896320