Blog em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141444 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo identificar as possibilidades da utilização do blog como uma ferramenta pedagógica. Justifica-se esta pesquisa pela necessidade de tornar a escola mais próxima da realidade de seu aluno, que vive intimamente integrado com as tecnologias e faz uso constante da internet e das novas mídias. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, buscando em autores ligados à educação, o embasamento teórico para a realização deste trabalho. A partir do pesquisado, por esta autora, professora especializada na área da matemática e, no momento, exercendo cargo diretivo em escola pública estadual, pode-se delinear o blog como recurso e estratégia pedagógica, mostrando em cada uma destas formas de utilização do blog as diferentes possibilidades de aplicação em educação. Torna-se evidente neste estudo que o blog pode servir como uma ferramenta de promoção e interação e de colaboração entre os pares, e que está à disposição de professores e alunos para novas possibilidades de construção coletiva de conhecimento. Sugere-se, para concluir, a necessidade de se criar projetos de utilização do blog no meio escolar, em vista de sua potência à integração entre professores e alunos, e à interdisciplinaridade, pois promove o uso colaborativo da linguagem na produção textual escrita, aproximando diferentes áreas e disciplinas curriculares, beneficiando os processos de aprendizagem dos alunos. |
id |
UFRGS-2_21b3698a7b81bcbeddf66e34e6ad272f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141444 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Ivana Gamba Andreoli daCosta, Janete Sander2016-05-20T02:10:48Z2010http://hdl.handle.net/10183/141444000989763O presente estudo tem como objetivo identificar as possibilidades da utilização do blog como uma ferramenta pedagógica. Justifica-se esta pesquisa pela necessidade de tornar a escola mais próxima da realidade de seu aluno, que vive intimamente integrado com as tecnologias e faz uso constante da internet e das novas mídias. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, buscando em autores ligados à educação, o embasamento teórico para a realização deste trabalho. A partir do pesquisado, por esta autora, professora especializada na área da matemática e, no momento, exercendo cargo diretivo em escola pública estadual, pode-se delinear o blog como recurso e estratégia pedagógica, mostrando em cada uma destas formas de utilização do blog as diferentes possibilidades de aplicação em educação. Torna-se evidente neste estudo que o blog pode servir como uma ferramenta de promoção e interação e de colaboração entre os pares, e que está à disposição de professores e alunos para novas possibilidades de construção coletiva de conhecimento. Sugere-se, para concluir, a necessidade de se criar projetos de utilização do blog no meio escolar, em vista de sua potência à integração entre professores e alunos, e à interdisciplinaridade, pois promove o uso colaborativo da linguagem na produção textual escrita, aproximando diferentes áreas e disciplinas curriculares, beneficiando os processos de aprendizagem dos alunos.This study aims at identifying the possibilities of using the blog as an educational tool. This research is justified by the need to get the school closer to the students reality and needs, who already lives intimately integrated with technology and makes constant use of the Internet and the new media. To this end, we performed a qualitative study, looking into authors’ inquiry linked to education and the technologies for the theoretical basis to support this work. As searched by this author, a teacher specialized in Mathematics and acting as a deputy headmistress in a public school in Porto Alegre, RS, Brazil, at the moment, the use of a blog can be delineated either as a pedagogic resource or strategy in the classroom teaching, showing different uses of blog application as possibilities in education. It becomes highlighted in this study that a blog can serve both as a tool for promoting interaction and collaboration among peers, as well as used as a pedagogic resource to encourage new possibilities for the collective construction of knowledge. At last, it is suggested the utilization of blogs in interdisciplinary and collaborative projects, promoting language production while approaching different areas and subjects in the school curriculum to the benefit of students’ learning process.application/pdfporBlogMídiaInteraçãoProfessorAlunoMedia in educationBloggingInteractionPeer contributionBlog em educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989763.pdf000989763.pdfTexto completoapplication/pdf1005850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141444/1/000989763.pdf7929c2c0c2aeb030813ce35163e8c37bMD51TEXT000989763.pdf.txt000989763.pdf.txtExtracted Texttext/plain74743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141444/2/000989763.pdf.txtb92f88359d94da9df4e3616ad0f65574MD52THUMBNAIL000989763.pdf.jpg000989763.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141444/3/000989763.pdf.jpg87d016f4209caa59480f39e20b8397aeMD5310183/1414442018-10-25 10:03:39.142oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141444Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Blog em educação |
title |
Blog em educação |
spellingShingle |
Blog em educação Silva, Ivana Gamba Andreoli da Blog Mídia Interação Professor Aluno Media in education Blogging Interaction Peer contribution |
title_short |
Blog em educação |
title_full |
Blog em educação |
title_fullStr |
Blog em educação |
title_full_unstemmed |
Blog em educação |
title_sort |
Blog em educação |
author |
Silva, Ivana Gamba Andreoli da |
author_facet |
Silva, Ivana Gamba Andreoli da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ivana Gamba Andreoli da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Janete Sander |
contributor_str_mv |
Costa, Janete Sander |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Mídia Interação Professor Aluno |
topic |
Blog Mídia Interação Professor Aluno Media in education Blogging Interaction Peer contribution |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media in education Blogging Interaction Peer contribution |
description |
O presente estudo tem como objetivo identificar as possibilidades da utilização do blog como uma ferramenta pedagógica. Justifica-se esta pesquisa pela necessidade de tornar a escola mais próxima da realidade de seu aluno, que vive intimamente integrado com as tecnologias e faz uso constante da internet e das novas mídias. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, buscando em autores ligados à educação, o embasamento teórico para a realização deste trabalho. A partir do pesquisado, por esta autora, professora especializada na área da matemática e, no momento, exercendo cargo diretivo em escola pública estadual, pode-se delinear o blog como recurso e estratégia pedagógica, mostrando em cada uma destas formas de utilização do blog as diferentes possibilidades de aplicação em educação. Torna-se evidente neste estudo que o blog pode servir como uma ferramenta de promoção e interação e de colaboração entre os pares, e que está à disposição de professores e alunos para novas possibilidades de construção coletiva de conhecimento. Sugere-se, para concluir, a necessidade de se criar projetos de utilização do blog no meio escolar, em vista de sua potência à integração entre professores e alunos, e à interdisciplinaridade, pois promove o uso colaborativo da linguagem na produção textual escrita, aproximando diferentes áreas e disciplinas curriculares, beneficiando os processos de aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141444 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000989763 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141444 |
identifier_str_mv |
000989763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141444/1/000989763.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141444/2/000989763.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141444/3/000989763.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7929c2c0c2aeb030813ce35163e8c37b b92f88359d94da9df4e3616ad0f65574 87d016f4209caa59480f39e20b8397ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447174323896320 |