O currículo do curso de Biblioteconomia da UFRGS e a formação do habitus bibliotecário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, Paula Rafaina Martini
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212476
Resumo: Este trabalho descreve a análise de alguns elementos que atuam na formação do habitus bibliotecário no curso de Biblioteconomia da UFRGS. Descreve elementos como o Projeto Político Pedagógico, o Currículo do Curso de Biblioteconomia da UFRGS e perspectivas das disciplinas. Analisa as relações destes com a formação do habitus de Pierre Félix Bourdieu no âmbito da graduação. Esta pesquisa possui um caráter qualitativo, desenvolvendo um percurso com os rastros que a observação participante e a análise dos dados colocam em evidência. Este estudo de caso, combinado com a análise de conteúdo, aborda conceitos sociológicos de Bourdieu, afim de entender de que maneira o currículo age na formação da identidade profissional dos egressos de Biblioteconomia. Explora teorias acerca do currículo e das representações que são ensejadas por ele e por demais elementos do campo. Demonstra a importância dos elementos de acordo com os seus respectivos níveis de enquadramento cruzando dados da instituição e do sujeito. Conclui-se que o poder simbólico do currículo enquanto estrutura estruturada e estruturante atua no meio acadêmico através dos jargões utilizados pelos professores no momento da construção dos conteúdos programáticos.
id UFRGS-2_2200e78256cfaaae42a365a7366acf19
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212476
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Severo, Paula Rafaina MartiniMorigi, Valdir JoseCasali, Annie2020-07-29T03:41:30Z2019http://hdl.handle.net/10183/212476001113055Este trabalho descreve a análise de alguns elementos que atuam na formação do habitus bibliotecário no curso de Biblioteconomia da UFRGS. Descreve elementos como o Projeto Político Pedagógico, o Currículo do Curso de Biblioteconomia da UFRGS e perspectivas das disciplinas. Analisa as relações destes com a formação do habitus de Pierre Félix Bourdieu no âmbito da graduação. Esta pesquisa possui um caráter qualitativo, desenvolvendo um percurso com os rastros que a observação participante e a análise dos dados colocam em evidência. Este estudo de caso, combinado com a análise de conteúdo, aborda conceitos sociológicos de Bourdieu, afim de entender de que maneira o currículo age na formação da identidade profissional dos egressos de Biblioteconomia. Explora teorias acerca do currículo e das representações que são ensejadas por ele e por demais elementos do campo. Demonstra a importância dos elementos de acordo com os seus respectivos níveis de enquadramento cruzando dados da instituição e do sujeito. Conclui-se que o poder simbólico do currículo enquanto estrutura estruturada e estruturante atua no meio acadêmico através dos jargões utilizados pelos professores no momento da construção dos conteúdos programáticos.This paper describes the analysis of some elements that act in the formation of the librarian habitus in the UFRGS Library course. It describes elements such as the Pedagogical Political Project, the UFRGS Library Course Curriculum and the perspectives of the disciplines. It analyzes their relationships with the formation of habitus of Pierre Félix Bourdieu in the ambit of graduation. This research has a qualitative character, developing a path with the trails that participant observation and data analysis highlight. This case study, combined with content analysis, addresses Bourdieu’s sociological concepts, in order to understand how the curriculum acts in shaping the professional identity of Library graduates. It explores theories about the curriculum and the representations that are driven by it and other elements of the field. It demonstrates the importance of the elements according to their respective levels of framing by crossing data from the institution and the subject. It is concluded that the symbolic power of the curriculum as a structure and structuring structure acts in the academic environment through the jargon used by teachers at the time of the construction of syllabus.application/pdfporBiblioteconomia : Ensino superiorBibliotecárioUFRGS library courseBourdieuHabitusCurriculumProfessional identityO currículo do curso de Biblioteconomia da UFRGS e a formação do habitus bibliotecárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113055.pdf.txt001113055.pdf.txtExtracted Texttext/plain135570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212476/2/001113055.pdf.txt4459c4b71192330191315cbd05fa42f3MD52ORIGINAL001113055.pdfTexto completoapplication/pdf7895073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212476/1/001113055.pdf81b59da7f1249fa14fb5e9f30d7ca363MD5110183/2124762020-07-30 03:38:24.985508oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212476Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-30T06:38:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O currículo do curso de Biblioteconomia da UFRGS e a formação do habitus bibliotecário
title O currículo do curso de Biblioteconomia da UFRGS e a formação do habitus bibliotecário
spellingShingle O currículo do curso de Biblioteconomia da UFRGS e a formação do habitus bibliotecário
Severo, Paula Rafaina Martini
Biblioteconomia : Ensino superior
Bibliotecário
UFRGS library course
Bourdieu
Habitus
Curriculum
Professional identity
title_short O currículo do curso de Biblioteconomia da UFRGS e a formação do habitus bibliotecário
title_full O currículo do curso de Biblioteconomia da UFRGS e a formação do habitus bibliotecário
title_fullStr O currículo do curso de Biblioteconomia da UFRGS e a formação do habitus bibliotecário
title_full_unstemmed O currículo do curso de Biblioteconomia da UFRGS e a formação do habitus bibliotecário
title_sort O currículo do curso de Biblioteconomia da UFRGS e a formação do habitus bibliotecário
author Severo, Paula Rafaina Martini
author_facet Severo, Paula Rafaina Martini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo, Paula Rafaina Martini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morigi, Valdir Jose
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Casali, Annie
contributor_str_mv Morigi, Valdir Jose
Casali, Annie
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteconomia : Ensino superior
Bibliotecário
topic Biblioteconomia : Ensino superior
Bibliotecário
UFRGS library course
Bourdieu
Habitus
Curriculum
Professional identity
dc.subject.eng.fl_str_mv UFRGS library course
Bourdieu
Habitus
Curriculum
Professional identity
description Este trabalho descreve a análise de alguns elementos que atuam na formação do habitus bibliotecário no curso de Biblioteconomia da UFRGS. Descreve elementos como o Projeto Político Pedagógico, o Currículo do Curso de Biblioteconomia da UFRGS e perspectivas das disciplinas. Analisa as relações destes com a formação do habitus de Pierre Félix Bourdieu no âmbito da graduação. Esta pesquisa possui um caráter qualitativo, desenvolvendo um percurso com os rastros que a observação participante e a análise dos dados colocam em evidência. Este estudo de caso, combinado com a análise de conteúdo, aborda conceitos sociológicos de Bourdieu, afim de entender de que maneira o currículo age na formação da identidade profissional dos egressos de Biblioteconomia. Explora teorias acerca do currículo e das representações que são ensejadas por ele e por demais elementos do campo. Demonstra a importância dos elementos de acordo com os seus respectivos níveis de enquadramento cruzando dados da instituição e do sujeito. Conclui-se que o poder simbólico do currículo enquanto estrutura estruturada e estruturante atua no meio acadêmico através dos jargões utilizados pelos professores no momento da construção dos conteúdos programáticos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-29T03:41:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212476
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001113055
url http://hdl.handle.net/10183/212476
identifier_str_mv 001113055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212476/2/001113055.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212476/1/001113055.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4459c4b71192330191315cbd05fa42f3
81b59da7f1249fa14fb5e9f30d7ca363
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224597132017664