A sociologia no ensino médio e na educação de jovens e adultos (EJA), ensino médio : a experiência da Escola Cecília Meireles, Sapucaia do Sul-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalheiro, Rubens da Silveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261918
Resumo: O objetivo principal da pesquisa, classificada como pesquisa descritiva, é o de investigar como a “imaginação sociológica” é desenvolvida na disciplina de sociologia na rede pública estadual do Rio Grande do Sul, nas turmas do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio, do turno da noite, particularmente na Escola Estadual de Ensino Médio Cecília Meireles, situada no território central da cidade de Sapucaia do Sul, região metropolitana de Porto Alegre. A hipótese da pesquisa é centrada na perspectiva de que o ensino de sociologia nas escolas oportuniza aos agentes sociais em formação uma preparação para lidar com a diversidade, com o debate de visões sobre o mundo social que estão em circulação e com a construção de um pensamento crítico para a afirmação do ideal democrático e da cidadania. A pesquisa utilizou-se de técnicas padronizadas de coleta de dados que são o questionário e a observação sistemática. A metodologia que foi empregada é a mista, porque envolveu tanto elementos da pesquisa quantitativa, quanto da pesquisa qualitativa, o que pode ser examinado no planejamento e coleta, na organização dos dados, no processamento, na análise, interpretação e visualização das informações. A pesquisa assumiu a forma de levantamento, e os objetivos específicos foram o de traçar o perfil socioeconômico dos educandos, bem como a percepção destes a respeito do ensino da disciplina de sociologia. Os resultados da pesquisa mostraram resultados opostos nas turmas do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio. No Ensino Médio, a maior parte dos alunos disse ser indiferente à disciplina de sociologia, que deveria ter o caráter de opcional, facultativa. Já na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio, os alunos afirmaram gostar das aulas de sociologia, a qual deveria constar de forma obrigatória no currículo escolar. A convergência, nas duas formas de ensino, está na temática da disciplina, considerada adequada. A conclusão da pesquisa é a de que não é possível afirmar que o ensino de sociologia, na EEEM Cecília Meireles, produz a “imaginação sociológica”.
id UFRGS-2_22756783616072be4325cf260e9d079b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261918
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cavalheiro, Rubens da SilveiraFleury, Lorena CândidoBlanco, Gabriela Dias2023-07-10T10:28:28Z2023http://hdl.handle.net/10183/261918001172903O objetivo principal da pesquisa, classificada como pesquisa descritiva, é o de investigar como a “imaginação sociológica” é desenvolvida na disciplina de sociologia na rede pública estadual do Rio Grande do Sul, nas turmas do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio, do turno da noite, particularmente na Escola Estadual de Ensino Médio Cecília Meireles, situada no território central da cidade de Sapucaia do Sul, região metropolitana de Porto Alegre. A hipótese da pesquisa é centrada na perspectiva de que o ensino de sociologia nas escolas oportuniza aos agentes sociais em formação uma preparação para lidar com a diversidade, com o debate de visões sobre o mundo social que estão em circulação e com a construção de um pensamento crítico para a afirmação do ideal democrático e da cidadania. A pesquisa utilizou-se de técnicas padronizadas de coleta de dados que são o questionário e a observação sistemática. A metodologia que foi empregada é a mista, porque envolveu tanto elementos da pesquisa quantitativa, quanto da pesquisa qualitativa, o que pode ser examinado no planejamento e coleta, na organização dos dados, no processamento, na análise, interpretação e visualização das informações. A pesquisa assumiu a forma de levantamento, e os objetivos específicos foram o de traçar o perfil socioeconômico dos educandos, bem como a percepção destes a respeito do ensino da disciplina de sociologia. Os resultados da pesquisa mostraram resultados opostos nas turmas do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio. No Ensino Médio, a maior parte dos alunos disse ser indiferente à disciplina de sociologia, que deveria ter o caráter de opcional, facultativa. Já na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio, os alunos afirmaram gostar das aulas de sociologia, a qual deveria constar de forma obrigatória no currículo escolar. A convergência, nas duas formas de ensino, está na temática da disciplina, considerada adequada. A conclusão da pesquisa é a de que não é possível afirmar que o ensino de sociologia, na EEEM Cecília Meireles, produz a “imaginação sociológica”.The main objective of the research, classified as descriptive research, is to investigate how the “sociological imagination” is developed in the discipline of sociology in the state public network of Rio Grande do Sul, in high school and youth and adult education classes (EJA), High School, on the night shift, particularly at the State High School Cecília Meireles, located in the central territory of the city of Sapucaia do Sul, metropolitan region of Porto Alegre. The research hypothesis is centered on the perspective that the teaching of sociology in schools provides social agents in formation with a preparation to deal with diversity, with the debate of views about the social world that are in circulation and with the construction of a thought critical to the affirmation of the democratic ideal and citizenship. The research used standardized data collection techniques, which are the questionnaire and systematic observation. The methodology that was used is mixed, because it involved both quantitative and qualitative research elements, which can be examined in the planning and collection, data organization, processing, analysis, interpretation and visualization of information. The research took the form of a survey, and the specific objectives were to outline the socioeconomic profile of the students, as well as their perception of the teaching of sociology. The results of the research showed opposite results in the classes of High School and Youth and Adult Education (EJA), High School. In high school, most students said they were indifferent to the discipline of sociology, which should have an optional, optional character. In the Education of Youth and Adults (EJA), High School, students said they liked the sociology classes, which should be included in the school curriculum. The convergence, in the two forms of teaching, is in the theme of the discipline, considered adequate. The conclusion of the research is that it is not possible to state that teaching sociology at EEEM Cecília Meireles produces “sociological imagination”.application/pdfporCiências sociais : EnsinoEducação de jovens e adultosEnsino médioPesquisa sócio-antropológicaSapucaia do Sul (RS)Youth and adult educationTeaching sociologyHigh schoolSociological imaginationMixed methodologyPerception of the discipline sociologySocioanthropological researchA sociologia no ensino médio e na educação de jovens e adultos (EJA), ensino médio : a experiência da Escola Cecília Meireles, Sapucaia do Sul-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172903.pdf.txt001172903.pdf.txtExtracted Texttext/plain156275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261918/2/001172903.pdf.txt4a0c12702dee368e1a98f457f18606e7MD52ORIGINAL001172903.pdfTexto completoapplication/pdf719000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261918/1/001172903.pdf5f53eaa0617a8fdf22804a456a5f9797MD5110183/2619182023-07-10 10:44:36.176oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261918Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:44:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A sociologia no ensino médio e na educação de jovens e adultos (EJA), ensino médio : a experiência da Escola Cecília Meireles, Sapucaia do Sul-RS
title A sociologia no ensino médio e na educação de jovens e adultos (EJA), ensino médio : a experiência da Escola Cecília Meireles, Sapucaia do Sul-RS
spellingShingle A sociologia no ensino médio e na educação de jovens e adultos (EJA), ensino médio : a experiência da Escola Cecília Meireles, Sapucaia do Sul-RS
Cavalheiro, Rubens da Silveira
Ciências sociais : Ensino
Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Pesquisa sócio-antropológica
Sapucaia do Sul (RS)
Youth and adult education
Teaching sociology
High school
Sociological imagination
Mixed methodology
Perception of the discipline sociology
Socioanthropological research
title_short A sociologia no ensino médio e na educação de jovens e adultos (EJA), ensino médio : a experiência da Escola Cecília Meireles, Sapucaia do Sul-RS
title_full A sociologia no ensino médio e na educação de jovens e adultos (EJA), ensino médio : a experiência da Escola Cecília Meireles, Sapucaia do Sul-RS
title_fullStr A sociologia no ensino médio e na educação de jovens e adultos (EJA), ensino médio : a experiência da Escola Cecília Meireles, Sapucaia do Sul-RS
title_full_unstemmed A sociologia no ensino médio e na educação de jovens e adultos (EJA), ensino médio : a experiência da Escola Cecília Meireles, Sapucaia do Sul-RS
title_sort A sociologia no ensino médio e na educação de jovens e adultos (EJA), ensino médio : a experiência da Escola Cecília Meireles, Sapucaia do Sul-RS
author Cavalheiro, Rubens da Silveira
author_facet Cavalheiro, Rubens da Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalheiro, Rubens da Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fleury, Lorena Cândido
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Blanco, Gabriela Dias
contributor_str_mv Fleury, Lorena Cândido
Blanco, Gabriela Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais : Ensino
Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Pesquisa sócio-antropológica
Sapucaia do Sul (RS)
topic Ciências sociais : Ensino
Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Pesquisa sócio-antropológica
Sapucaia do Sul (RS)
Youth and adult education
Teaching sociology
High school
Sociological imagination
Mixed methodology
Perception of the discipline sociology
Socioanthropological research
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth and adult education
Teaching sociology
High school
Sociological imagination
Mixed methodology
Perception of the discipline sociology
Socioanthropological research
description O objetivo principal da pesquisa, classificada como pesquisa descritiva, é o de investigar como a “imaginação sociológica” é desenvolvida na disciplina de sociologia na rede pública estadual do Rio Grande do Sul, nas turmas do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio, do turno da noite, particularmente na Escola Estadual de Ensino Médio Cecília Meireles, situada no território central da cidade de Sapucaia do Sul, região metropolitana de Porto Alegre. A hipótese da pesquisa é centrada na perspectiva de que o ensino de sociologia nas escolas oportuniza aos agentes sociais em formação uma preparação para lidar com a diversidade, com o debate de visões sobre o mundo social que estão em circulação e com a construção de um pensamento crítico para a afirmação do ideal democrático e da cidadania. A pesquisa utilizou-se de técnicas padronizadas de coleta de dados que são o questionário e a observação sistemática. A metodologia que foi empregada é a mista, porque envolveu tanto elementos da pesquisa quantitativa, quanto da pesquisa qualitativa, o que pode ser examinado no planejamento e coleta, na organização dos dados, no processamento, na análise, interpretação e visualização das informações. A pesquisa assumiu a forma de levantamento, e os objetivos específicos foram o de traçar o perfil socioeconômico dos educandos, bem como a percepção destes a respeito do ensino da disciplina de sociologia. Os resultados da pesquisa mostraram resultados opostos nas turmas do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio. No Ensino Médio, a maior parte dos alunos disse ser indiferente à disciplina de sociologia, que deveria ter o caráter de opcional, facultativa. Já na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Médio, os alunos afirmaram gostar das aulas de sociologia, a qual deveria constar de forma obrigatória no currículo escolar. A convergência, nas duas formas de ensino, está na temática da disciplina, considerada adequada. A conclusão da pesquisa é a de que não é possível afirmar que o ensino de sociologia, na EEEM Cecília Meireles, produz a “imaginação sociológica”.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T10:28:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261918
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172903
url http://hdl.handle.net/10183/261918
identifier_str_mv 001172903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261918/2/001172903.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261918/1/001172903.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a0c12702dee368e1a98f457f18606e7
5f53eaa0617a8fdf22804a456a5f9797
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224663830888448