Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31567 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de ensino-aprendizagem do conjunto dos números racionais na forma fracionária. O trabalho é baseado em uma prática pedagógica realizada com um grupo de vinte e oito alunos da sexta série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sapiranga. Para a realização da prática foi realizada uma sondagem com um grupo de dez alunos que responderam sete questões relacionadas ao estudo dos números racionais na forma fracionária. As respostas dessa sondagem deram origem às hipóteses e pressupostos que embasaram toda a prática de ensino. Durante a elaboração e realização da prática docente, foram realizadas atividades diversificadas das usuais, buscando uma abordagem diferenciada desse conjunto numérico. Além da diversificação, a contextualização e reflexão foram fatores determinantes para o êxito alcançado ao fim da prática. |
id |
UFRGS-2_2275d9ba71f908ac4ad584909da81fb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31567 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Prochnow, Karine Zangalli SchilingBurigo, Elisabete Zardo2011-09-02T06:01:56Z2010http://hdl.handle.net/10183/31567000783249O presente estudo teve como objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de ensino-aprendizagem do conjunto dos números racionais na forma fracionária. O trabalho é baseado em uma prática pedagógica realizada com um grupo de vinte e oito alunos da sexta série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sapiranga. Para a realização da prática foi realizada uma sondagem com um grupo de dez alunos que responderam sete questões relacionadas ao estudo dos números racionais na forma fracionária. As respostas dessa sondagem deram origem às hipóteses e pressupostos que embasaram toda a prática de ensino. Durante a elaboração e realização da prática docente, foram realizadas atividades diversificadas das usuais, buscando uma abordagem diferenciada desse conjunto numérico. Além da diversificação, a contextualização e reflexão foram fatores determinantes para o êxito alcançado ao fim da prática.The objective of this study was to detect and describe the difficulties in teaching and learning of all rational numbers in fractional form. The work is based on a teaching practice with a group of twenty-eight sixth graders of elementary schools in a school hall from Sapiranga. For the implementation of practical a research was conducted with a group of ten students. They answered seven questions related to the study of rational numbers in fractional form. The answers of this research led to the hypothesis and the assumption that made the basis of all teaching. During the drafting and implementation of teaching practices, activities were diversified to the usual, trying a different approach of rational numbers in fractional form. Beyond diversification, contextualization and reflection as contributing factors to the success achieved at the end of practice.application/pdfporNumeros racionaisMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaFraçõesRational numbersFractionsPractice teachingLearning difficultMathematics teachingUma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783249.pdf000783249.pdfTexto completoapplication/pdf1403085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31567/1/000783249.pdfbd7a6de67ed4f0f2d8d51ebd71f3fd88MD51TEXT000783249.pdf.txt000783249.pdf.txtExtracted Texttext/plain76851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31567/2/000783249.pdf.txt4a6c961dc82ecdd5724a9b9b1a2d784aMD52THUMBNAIL000783249.pdf.jpg000783249.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31567/3/000783249.pdf.jpg1e9e85bc88fd7f6f72d7a195baa04b01MD5310183/315672018-10-22 09:14:54.998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31567Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:14:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária |
title |
Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária |
spellingShingle |
Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária Prochnow, Karine Zangalli Schiling Numeros racionais Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Frações Rational numbers Fractions Practice teaching Learning difficult Mathematics teaching |
title_short |
Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária |
title_full |
Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária |
title_fullStr |
Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária |
title_sort |
Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária |
author |
Prochnow, Karine Zangalli Schiling |
author_facet |
Prochnow, Karine Zangalli Schiling |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prochnow, Karine Zangalli Schiling |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
contributor_str_mv |
Burigo, Elisabete Zardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Numeros racionais Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Frações |
topic |
Numeros racionais Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Frações Rational numbers Fractions Practice teaching Learning difficult Mathematics teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Rational numbers Fractions Practice teaching Learning difficult Mathematics teaching |
description |
O presente estudo teve como objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de ensino-aprendizagem do conjunto dos números racionais na forma fracionária. O trabalho é baseado em uma prática pedagógica realizada com um grupo de vinte e oito alunos da sexta série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sapiranga. Para a realização da prática foi realizada uma sondagem com um grupo de dez alunos que responderam sete questões relacionadas ao estudo dos números racionais na forma fracionária. As respostas dessa sondagem deram origem às hipóteses e pressupostos que embasaram toda a prática de ensino. Durante a elaboração e realização da prática docente, foram realizadas atividades diversificadas das usuais, buscando uma abordagem diferenciada desse conjunto numérico. Além da diversificação, a contextualização e reflexão foram fatores determinantes para o êxito alcançado ao fim da prática. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:01:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31567 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000783249 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31567 |
identifier_str_mv |
000783249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31567/1/000783249.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31567/2/000783249.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31567/3/000783249.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd7a6de67ed4f0f2d8d51ebd71f3fd88 4a6c961dc82ecdd5724a9b9b1a2d784a 1e9e85bc88fd7f6f72d7a195baa04b01 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447061905014784 |