Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prochnow, Karine Zangalli Schiling
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31567
Resumo: O presente estudo teve como objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de ensino-aprendizagem do conjunto dos números racionais na forma fracionária. O trabalho é baseado em uma prática pedagógica realizada com um grupo de vinte e oito alunos da sexta série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sapiranga. Para a realização da prática foi realizada uma sondagem com um grupo de dez alunos que responderam sete questões relacionadas ao estudo dos números racionais na forma fracionária. As respostas dessa sondagem deram origem às hipóteses e pressupostos que embasaram toda a prática de ensino. Durante a elaboração e realização da prática docente, foram realizadas atividades diversificadas das usuais, buscando uma abordagem diferenciada desse conjunto numérico. Além da diversificação, a contextualização e reflexão foram fatores determinantes para o êxito alcançado ao fim da prática.
id UFRGS-2_2275d9ba71f908ac4ad584909da81fb3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31567
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Prochnow, Karine Zangalli SchilingBurigo, Elisabete Zardo2011-09-02T06:01:56Z2010http://hdl.handle.net/10183/31567000783249O presente estudo teve como objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de ensino-aprendizagem do conjunto dos números racionais na forma fracionária. O trabalho é baseado em uma prática pedagógica realizada com um grupo de vinte e oito alunos da sexta série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sapiranga. Para a realização da prática foi realizada uma sondagem com um grupo de dez alunos que responderam sete questões relacionadas ao estudo dos números racionais na forma fracionária. As respostas dessa sondagem deram origem às hipóteses e pressupostos que embasaram toda a prática de ensino. Durante a elaboração e realização da prática docente, foram realizadas atividades diversificadas das usuais, buscando uma abordagem diferenciada desse conjunto numérico. Além da diversificação, a contextualização e reflexão foram fatores determinantes para o êxito alcançado ao fim da prática.The objective of this study was to detect and describe the difficulties in teaching and learning of all rational numbers in fractional form. The work is based on a teaching practice with a group of twenty-eight sixth graders of elementary schools in a school hall from Sapiranga. For the implementation of practical a research was conducted with a group of ten students. They answered seven questions related to the study of rational numbers in fractional form. The answers of this research led to the hypothesis and the assumption that made the basis of all teaching. During the drafting and implementation of teaching practices, activities were diversified to the usual, trying a different approach of rational numbers in fractional form. Beyond diversification, contextualization and reflection as contributing factors to the success achieved at the end of practice.application/pdfporNumeros racionaisMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaFraçõesRational numbersFractionsPractice teachingLearning difficultMathematics teachingUma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783249.pdf000783249.pdfTexto completoapplication/pdf1403085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31567/1/000783249.pdfbd7a6de67ed4f0f2d8d51ebd71f3fd88MD51TEXT000783249.pdf.txt000783249.pdf.txtExtracted Texttext/plain76851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31567/2/000783249.pdf.txt4a6c961dc82ecdd5724a9b9b1a2d784aMD52THUMBNAIL000783249.pdf.jpg000783249.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31567/3/000783249.pdf.jpg1e9e85bc88fd7f6f72d7a195baa04b01MD5310183/315672018-10-22 09:14:54.998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31567Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:14:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária
title Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária
spellingShingle Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária
Prochnow, Karine Zangalli Schiling
Numeros racionais
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Frações
Rational numbers
Fractions
Practice teaching
Learning difficult
Mathematics teaching
title_short Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária
title_full Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária
title_fullStr Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária
title_full_unstemmed Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária
title_sort Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária
author Prochnow, Karine Zangalli Schiling
author_facet Prochnow, Karine Zangalli Schiling
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prochnow, Karine Zangalli Schiling
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Numeros racionais
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Frações
topic Numeros racionais
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Frações
Rational numbers
Fractions
Practice teaching
Learning difficult
Mathematics teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Rational numbers
Fractions
Practice teaching
Learning difficult
Mathematics teaching
description O presente estudo teve como objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de ensino-aprendizagem do conjunto dos números racionais na forma fracionária. O trabalho é baseado em uma prática pedagógica realizada com um grupo de vinte e oito alunos da sexta série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sapiranga. Para a realização da prática foi realizada uma sondagem com um grupo de dez alunos que responderam sete questões relacionadas ao estudo dos números racionais na forma fracionária. As respostas dessa sondagem deram origem às hipóteses e pressupostos que embasaram toda a prática de ensino. Durante a elaboração e realização da prática docente, foram realizadas atividades diversificadas das usuais, buscando uma abordagem diferenciada desse conjunto numérico. Além da diversificação, a contextualização e reflexão foram fatores determinantes para o êxito alcançado ao fim da prática.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:01:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31567
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783249
url http://hdl.handle.net/10183/31567
identifier_str_mv 000783249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31567/1/000783249.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31567/2/000783249.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31567/3/000783249.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bd7a6de67ed4f0f2d8d51ebd71f3fd88
4a6c961dc82ecdd5724a9b9b1a2d784a
1e9e85bc88fd7f6f72d7a195baa04b01
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447061905014784