Análise das barreiras à entrada e estratégias competitivas nos mercados das startups da Região Metropolitana de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Lucas Mendes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/167314
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar as barreiras à entrada que mais afetam as startups da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). O aumento do empreendedorismo na economia brasileira, aliado à elevação dos níveis de escolaridade e acesso ao ensino superior, sugere um cenário positivo para o surgimento de novas startups. Apesar de seu alto grau de tecnologia e inovação, é de se esperar que estas empresas também sofram desestímulos devido a barreiras à entrada em seus respectivos mercados, o que impõe a adoção de estratégias competitivas para se firmarem no mercado. A fim de atingir o objetivo proposto, buscaram-se referências teóricas sobre essas temáticas. Analisa-se também o cenário brasileiro e regional sobre empreendedorismo e startups, apresentando o perfil dos empreendedores de startups e as principais características dessas empresas. Por fim, realiza-se análise dos resultados de uma pesquisa aplicada em 71 startups da RMPA, visando identificar as barreiras à entrada e estratégias competitivas dessas empresas. Concluiu-se que, dentre as barreiras consideradas mais significativas, os custos de mudanças e as políticas governamentais foram as mais mencionadas, enquanto que as barreiras ocasionadas por economias de escala foram as que menos afetaram as startups da RMPA. Ao se analisar as estratégias competitivas, verificou-se que mais da metade das empresas recorrem à estratégia de diferenciação de produto, e em geral, apenas dez por cento das empresas utilizam a estratégia de liderança nos custo total.
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