A invisibilidade dos alunos com deficiência no ensino remoto emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eufrazio, Denise Moreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253643
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo tensionar a invisibilidade dos alunos com deficiência durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para tal, partiu-se do seguinte problema, a partir do Ensino Remoto Emergencial (ERE) imposto pelo cenário da pandemia global de Coronavírus (COVID-19), como foi desenvolvido o ensino de alunos com deficiência em processo de inclusão escolar em uma instituição da rederegular de ensino do município de Gravataí? Para o desenvolvimento metodológico foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, tomando como instrumento de pesquisa um questionário organizado na ferramenta google forms encaminhado virtualmente aos familiares dos alunos. Objetivou-se entender a partir da ótica das famílias como se desenvolveu a educação dos sujeitos com deficiência mediante a urgência de isolamento social imposta pela nova pandemia de Coronavírus (COVID-19). Não é possível inferir uma avaliação binária favorável ou desfavorável frente a essa nova realidade, pois se trata de um processo recente na educação nacional. O que se observa é que as pessoas com deficiência, mesmo em processo de inclusão escolar na rede regular de ensino, constituem um grupo historicamente excluído de políticas e práticas sociais. Pela complexidade da pandemia, o isolamento social constituiu um processo que reafirmou práticas segregativas. Os novos desafios que marcam o início da segunda década do século XXI, agravam processos históricos de segregação, exclusão, isolamento e negligência dessa parcela populacional na educação. Destaca-se assim, que os movimentos político-sociais que promovem algumas melhorias e benefícios em favor dos sujeitos com deficiência, precisam, por sua vez, ser ressignificados, indo na contramão da urgência conteudista e compreender processos e práticas de afirmação da singularidade humana. Isso implica atentar às demandas de acesso e manutenção do vínculo pedagógico, para depois promover processos e práticas que afirmam a potência da singularidade, considerando as necessidades específicas dos sujeitos.
id UFRGS-2_4508e96b4b98088a48d623d48fe585d6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253643
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Eufrazio, Denise MoreiraKraemer, Graciele Marjana2023-01-13T05:03:41Z2022http://hdl.handle.net/10183/253643001159822A presente pesquisa teve por objetivo tensionar a invisibilidade dos alunos com deficiência durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para tal, partiu-se do seguinte problema, a partir do Ensino Remoto Emergencial (ERE) imposto pelo cenário da pandemia global de Coronavírus (COVID-19), como foi desenvolvido o ensino de alunos com deficiência em processo de inclusão escolar em uma instituição da rederegular de ensino do município de Gravataí? Para o desenvolvimento metodológico foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, tomando como instrumento de pesquisa um questionário organizado na ferramenta google forms encaminhado virtualmente aos familiares dos alunos. Objetivou-se entender a partir da ótica das famílias como se desenvolveu a educação dos sujeitos com deficiência mediante a urgência de isolamento social imposta pela nova pandemia de Coronavírus (COVID-19). Não é possível inferir uma avaliação binária favorável ou desfavorável frente a essa nova realidade, pois se trata de um processo recente na educação nacional. O que se observa é que as pessoas com deficiência, mesmo em processo de inclusão escolar na rede regular de ensino, constituem um grupo historicamente excluído de políticas e práticas sociais. Pela complexidade da pandemia, o isolamento social constituiu um processo que reafirmou práticas segregativas. Os novos desafios que marcam o início da segunda década do século XXI, agravam processos históricos de segregação, exclusão, isolamento e negligência dessa parcela populacional na educação. Destaca-se assim, que os movimentos político-sociais que promovem algumas melhorias e benefícios em favor dos sujeitos com deficiência, precisam, por sua vez, ser ressignificados, indo na contramão da urgência conteudista e compreender processos e práticas de afirmação da singularidade humana. Isso implica atentar às demandas de acesso e manutenção do vínculo pedagógico, para depois promover processos e práticas que afirmam a potência da singularidade, considerando as necessidades específicas dos sujeitos.The present research aimed to stress the invisibility of students with disabilities during the Emergency Remote Teaching (ERE) period. To this end, it started with the following problem, from the Emergency Remote Teaching (ERE) imposed by the scenario of the global pandemic of Coronavirus (COVID-19), how the teaching of students with disabilities in the process of school inclusion in an institution was developed. of the regular education network in the municipality of Gravataí? For the methodological development, a qualitative research was carried out, taking as a research instrument a questionnaire organized in the google forms tool, sent virtually to the students' families. The objective was to understand from the perspective of families how the education of individuals with disabilities was developed through the urgency of social isolation imposed by the new pandemic of Coronavirus (COVID-19). It is not possible to infer a favorable or unfavorable binary assessment in view of this new reality, as it is a recent process in national education. What is observed is that people with disabilities, even in the process of school inclusion in the regular education network, constitute a group historically excluded from social policies and practices. Due to the complexity of the pandemic, social isolation constituted a process that reaffirmed segregation practices. The new challenges that mark the beginning of the second decade of the 21st century aggravate historical processes of segregation, exclusion, isolation and neglect of this population in education. It is therefore noteworthy that the political-social movements that promote some improvements and benefits in favor of individuals with disabilities, need, in turn, to be re-signified, going against the content urgency and understanding processes and practices of affirmation of human singularity. This implies paying attention to the demands of access and maintenance of the pedagogical bond, to then promote processes and practices that affirm the power of singularity, considering the specific needs of the students.application/pdfporEnsino Remoto Emergencial (ERE)Inclusão escolarPessoas com deficiênciaEmergency remote teachingSchool inclusionLaw suitPracticesDisabled peopleA invisibilidade dos alunos com deficiência no ensino remoto emergencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159822.pdf.txt001159822.pdf.txtExtracted Texttext/plain84781http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253643/2/001159822.pdf.txt0ac18f4836dbb7279b95d3e5e7d8faafMD52ORIGINAL001159822.pdfTexto completoapplication/pdf235111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253643/1/001159822.pdf6513fe206be8aee97604f2f2393d336aMD5110183/2536432023-01-14 06:13:35.813235oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253643Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-14T08:13:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A invisibilidade dos alunos com deficiência no ensino remoto emergencial
title A invisibilidade dos alunos com deficiência no ensino remoto emergencial
spellingShingle A invisibilidade dos alunos com deficiência no ensino remoto emergencial
Eufrazio, Denise Moreira
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Inclusão escolar
Pessoas com deficiência
Emergency remote teaching
School inclusion
Law suit
Practices
Disabled people
title_short A invisibilidade dos alunos com deficiência no ensino remoto emergencial
title_full A invisibilidade dos alunos com deficiência no ensino remoto emergencial
title_fullStr A invisibilidade dos alunos com deficiência no ensino remoto emergencial
title_full_unstemmed A invisibilidade dos alunos com deficiência no ensino remoto emergencial
title_sort A invisibilidade dos alunos com deficiência no ensino remoto emergencial
author Eufrazio, Denise Moreira
author_facet Eufrazio, Denise Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eufrazio, Denise Moreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kraemer, Graciele Marjana
contributor_str_mv Kraemer, Graciele Marjana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Inclusão escolar
Pessoas com deficiência
topic Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Inclusão escolar
Pessoas com deficiência
Emergency remote teaching
School inclusion
Law suit
Practices
Disabled people
dc.subject.eng.fl_str_mv Emergency remote teaching
School inclusion
Law suit
Practices
Disabled people
description A presente pesquisa teve por objetivo tensionar a invisibilidade dos alunos com deficiência durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para tal, partiu-se do seguinte problema, a partir do Ensino Remoto Emergencial (ERE) imposto pelo cenário da pandemia global de Coronavírus (COVID-19), como foi desenvolvido o ensino de alunos com deficiência em processo de inclusão escolar em uma instituição da rederegular de ensino do município de Gravataí? Para o desenvolvimento metodológico foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, tomando como instrumento de pesquisa um questionário organizado na ferramenta google forms encaminhado virtualmente aos familiares dos alunos. Objetivou-se entender a partir da ótica das famílias como se desenvolveu a educação dos sujeitos com deficiência mediante a urgência de isolamento social imposta pela nova pandemia de Coronavírus (COVID-19). Não é possível inferir uma avaliação binária favorável ou desfavorável frente a essa nova realidade, pois se trata de um processo recente na educação nacional. O que se observa é que as pessoas com deficiência, mesmo em processo de inclusão escolar na rede regular de ensino, constituem um grupo historicamente excluído de políticas e práticas sociais. Pela complexidade da pandemia, o isolamento social constituiu um processo que reafirmou práticas segregativas. Os novos desafios que marcam o início da segunda década do século XXI, agravam processos históricos de segregação, exclusão, isolamento e negligência dessa parcela populacional na educação. Destaca-se assim, que os movimentos político-sociais que promovem algumas melhorias e benefícios em favor dos sujeitos com deficiência, precisam, por sua vez, ser ressignificados, indo na contramão da urgência conteudista e compreender processos e práticas de afirmação da singularidade humana. Isso implica atentar às demandas de acesso e manutenção do vínculo pedagógico, para depois promover processos e práticas que afirmam a potência da singularidade, considerando as necessidades específicas dos sujeitos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-13T05:03:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253643
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001159822
url http://hdl.handle.net/10183/253643
identifier_str_mv 001159822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253643/2/001159822.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253643/1/001159822.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ac18f4836dbb7279b95d3e5e7d8faaf
6513fe206be8aee97604f2f2393d336a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224649162358784