Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faiffer, Tatiana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71930
Resumo: A indisciplina hoje é uma das principais geradoras de dificuldades na escola. Ela vem se destacando e agravando cada vez mais, com o passar do dos anos, de forma que nem mais a escola ou a família conseguem ter controle ou resolver. Um dos maiores problemas da indisciplina está no fato de não existirem ideias concretas e consensuais sobre o assunto. Este trabalho visa discutir este assunto tão presente em nossas escolas, com uma análise a partir de uma experiência vivenciada no estágio supervisionado e na turma que atuo este ano. Da análise concluo que para poder intervir na realidade das escolas é necessário conhecer os alunos, assim como os problemas que os cercam e a realidade na qual estão inseridos. Durante o desenvolvimento deste trabalho busquei aporte teórico em Júlio Groppa Aquino, Paulo Freire, Jean Piaget, entre outros. Questões de como proceder e que atitudes tomar diante da indisciplina são analisadas e discutidas sem contudo pretender oferecer receitas prontas para uma questão complexa e atual como a abordada.
id UFRGS-2_23b7e98216ff48f974f82a6e8cb4602f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71930
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Faiffer, TatianaPasserino, Liliana Maria2013-05-25T01:46:04Z2011http://hdl.handle.net/10183/71930000880679A indisciplina hoje é uma das principais geradoras de dificuldades na escola. Ela vem se destacando e agravando cada vez mais, com o passar do dos anos, de forma que nem mais a escola ou a família conseguem ter controle ou resolver. Um dos maiores problemas da indisciplina está no fato de não existirem ideias concretas e consensuais sobre o assunto. Este trabalho visa discutir este assunto tão presente em nossas escolas, com uma análise a partir de uma experiência vivenciada no estágio supervisionado e na turma que atuo este ano. Da análise concluo que para poder intervir na realidade das escolas é necessário conhecer os alunos, assim como os problemas que os cercam e a realidade na qual estão inseridos. Durante o desenvolvimento deste trabalho busquei aporte teórico em Júlio Groppa Aquino, Paulo Freire, Jean Piaget, entre outros. Questões de como proceder e que atitudes tomar diante da indisciplina são analisadas e discutidas sem contudo pretender oferecer receitas prontas para uma questão complexa e atual como a abordada.The discipline is now one of the main generators of difficulties in school. She is standing out and getting steadily worse, over the years, so no more school or family can have control or resolve. A major problem of indiscipline is the fact that there are no concrete ideas and consensus on the subject. This paper aims to discuss this so present in our schools, with an analysis from an experience during supervised training class and I act this year. The analysis concludes that to be able to intervene in the reality of schools is necessary to know the students, as well as the problems that surround them and the reality in which they exist. During the development of this work sought theoretical support in Julius Groppa Aquino, Paulo Freire, Jean Piaget, among others. Questions of how to proceed and what actions to take before the indiscipline are analyzed and discussed but without claim to offer recipes ready to present a complex issue and as addressed.application/pdfporDisciplinaLimiteEnsino públicoDisciplina e limites : desafios e limites na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880679.pdf000880679.pdfTexto completoapplication/pdf823970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71930/1/000880679.pdfc7650876800db131f13a5235733865baMD51TEXT000880679.pdf.txt000880679.pdf.txtExtracted Texttext/plain62266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71930/2/000880679.pdf.txt64a9ebd37a5e637a050cf982c3f0d8edMD52THUMBNAIL000880679.pdf.jpg000880679.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71930/3/000880679.pdf.jpg7b5b556c6e3e899544af151ff30c6c1bMD5310183/719302018-10-17 08:02:52.684oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71930Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:02:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública
title Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública
spellingShingle Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública
Faiffer, Tatiana
Disciplina
Limite
Ensino público
title_short Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública
title_full Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública
title_fullStr Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública
title_full_unstemmed Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública
title_sort Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública
author Faiffer, Tatiana
author_facet Faiffer, Tatiana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faiffer, Tatiana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passerino, Liliana Maria
contributor_str_mv Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina
Limite
Ensino público
topic Disciplina
Limite
Ensino público
description A indisciplina hoje é uma das principais geradoras de dificuldades na escola. Ela vem se destacando e agravando cada vez mais, com o passar do dos anos, de forma que nem mais a escola ou a família conseguem ter controle ou resolver. Um dos maiores problemas da indisciplina está no fato de não existirem ideias concretas e consensuais sobre o assunto. Este trabalho visa discutir este assunto tão presente em nossas escolas, com uma análise a partir de uma experiência vivenciada no estágio supervisionado e na turma que atuo este ano. Da análise concluo que para poder intervir na realidade das escolas é necessário conhecer os alunos, assim como os problemas que os cercam e a realidade na qual estão inseridos. Durante o desenvolvimento deste trabalho busquei aporte teórico em Júlio Groppa Aquino, Paulo Freire, Jean Piaget, entre outros. Questões de como proceder e que atitudes tomar diante da indisciplina são analisadas e discutidas sem contudo pretender oferecer receitas prontas para uma questão complexa e atual como a abordada.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-25T01:46:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71930
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880679
url http://hdl.handle.net/10183/71930
identifier_str_mv 000880679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71930/1/000880679.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71930/2/000880679.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71930/3/000880679.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c7650876800db131f13a5235733865ba
64a9ebd37a5e637a050cf982c3f0d8ed
7b5b556c6e3e899544af151ff30c6c1b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224447590400000