Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71930 |
Resumo: | A indisciplina hoje é uma das principais geradoras de dificuldades na escola. Ela vem se destacando e agravando cada vez mais, com o passar do dos anos, de forma que nem mais a escola ou a família conseguem ter controle ou resolver. Um dos maiores problemas da indisciplina está no fato de não existirem ideias concretas e consensuais sobre o assunto. Este trabalho visa discutir este assunto tão presente em nossas escolas, com uma análise a partir de uma experiência vivenciada no estágio supervisionado e na turma que atuo este ano. Da análise concluo que para poder intervir na realidade das escolas é necessário conhecer os alunos, assim como os problemas que os cercam e a realidade na qual estão inseridos. Durante o desenvolvimento deste trabalho busquei aporte teórico em Júlio Groppa Aquino, Paulo Freire, Jean Piaget, entre outros. Questões de como proceder e que atitudes tomar diante da indisciplina são analisadas e discutidas sem contudo pretender oferecer receitas prontas para uma questão complexa e atual como a abordada. |
id |
UFRGS-2_23b7e98216ff48f974f82a6e8cb4602f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71930 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Faiffer, TatianaPasserino, Liliana Maria2013-05-25T01:46:04Z2011http://hdl.handle.net/10183/71930000880679A indisciplina hoje é uma das principais geradoras de dificuldades na escola. Ela vem se destacando e agravando cada vez mais, com o passar do dos anos, de forma que nem mais a escola ou a família conseguem ter controle ou resolver. Um dos maiores problemas da indisciplina está no fato de não existirem ideias concretas e consensuais sobre o assunto. Este trabalho visa discutir este assunto tão presente em nossas escolas, com uma análise a partir de uma experiência vivenciada no estágio supervisionado e na turma que atuo este ano. Da análise concluo que para poder intervir na realidade das escolas é necessário conhecer os alunos, assim como os problemas que os cercam e a realidade na qual estão inseridos. Durante o desenvolvimento deste trabalho busquei aporte teórico em Júlio Groppa Aquino, Paulo Freire, Jean Piaget, entre outros. Questões de como proceder e que atitudes tomar diante da indisciplina são analisadas e discutidas sem contudo pretender oferecer receitas prontas para uma questão complexa e atual como a abordada.The discipline is now one of the main generators of difficulties in school. She is standing out and getting steadily worse, over the years, so no more school or family can have control or resolve. A major problem of indiscipline is the fact that there are no concrete ideas and consensus on the subject. This paper aims to discuss this so present in our schools, with an analysis from an experience during supervised training class and I act this year. The analysis concludes that to be able to intervene in the reality of schools is necessary to know the students, as well as the problems that surround them and the reality in which they exist. During the development of this work sought theoretical support in Julius Groppa Aquino, Paulo Freire, Jean Piaget, among others. Questions of how to proceed and what actions to take before the indiscipline are analyzed and discussed but without claim to offer recipes ready to present a complex issue and as addressed.application/pdfporDisciplinaLimiteEnsino públicoDisciplina e limites : desafios e limites na escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880679.pdf000880679.pdfTexto completoapplication/pdf823970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71930/1/000880679.pdfc7650876800db131f13a5235733865baMD51TEXT000880679.pdf.txt000880679.pdf.txtExtracted Texttext/plain62266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71930/2/000880679.pdf.txt64a9ebd37a5e637a050cf982c3f0d8edMD52THUMBNAIL000880679.pdf.jpg000880679.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71930/3/000880679.pdf.jpg7b5b556c6e3e899544af151ff30c6c1bMD5310183/719302018-10-17 08:02:52.684oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71930Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:02:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública |
title |
Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública |
spellingShingle |
Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública Faiffer, Tatiana Disciplina Limite Ensino público |
title_short |
Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública |
title_full |
Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública |
title_fullStr |
Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública |
title_full_unstemmed |
Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública |
title_sort |
Disciplina e limites : desafios e limites na escola pública |
author |
Faiffer, Tatiana |
author_facet |
Faiffer, Tatiana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faiffer, Tatiana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passerino, Liliana Maria |
contributor_str_mv |
Passerino, Liliana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina Limite Ensino público |
topic |
Disciplina Limite Ensino público |
description |
A indisciplina hoje é uma das principais geradoras de dificuldades na escola. Ela vem se destacando e agravando cada vez mais, com o passar do dos anos, de forma que nem mais a escola ou a família conseguem ter controle ou resolver. Um dos maiores problemas da indisciplina está no fato de não existirem ideias concretas e consensuais sobre o assunto. Este trabalho visa discutir este assunto tão presente em nossas escolas, com uma análise a partir de uma experiência vivenciada no estágio supervisionado e na turma que atuo este ano. Da análise concluo que para poder intervir na realidade das escolas é necessário conhecer os alunos, assim como os problemas que os cercam e a realidade na qual estão inseridos. Durante o desenvolvimento deste trabalho busquei aporte teórico em Júlio Groppa Aquino, Paulo Freire, Jean Piaget, entre outros. Questões de como proceder e que atitudes tomar diante da indisciplina são analisadas e discutidas sem contudo pretender oferecer receitas prontas para uma questão complexa e atual como a abordada. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-25T01:46:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71930 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880679 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71930 |
identifier_str_mv |
000880679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71930/1/000880679.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71930/2/000880679.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71930/3/000880679.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c7650876800db131f13a5235733865ba 64a9ebd37a5e637a050cf982c3f0d8ed 7b5b556c6e3e899544af151ff30c6c1b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224447590400000 |