Atividades experimentais e robótica educacional : do presencial ao remoto com o Google Meet©

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waszak, Miriam Monteiro Borges
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257054
Resumo: A presente pesquisa emerge a partir de um contexto em que o uso de tecnologia sempre foi um desafio em todas as áreas. Nesse momento de pandemia, os professores tiveram que se reinventar, trocando apostilas e lousas por materiais digitais, ou seja, a pandemia proporcionou uma situação que seria um desafio para muitos. Professores e estudantes tiveram de se adaptar e inserir os recursos tecnológicos como alternativa significativa. Eles tentam, por conta própria, aprender sobre os recursos tecnológicos. Famílias fazem o possível para conciliar o trabalho formal e as tarefas domésticas com as atividades escolares; estudantes, com dificuldades para manterem a rotina de estudos. E a escola, a preparar o material impresso para todos àqueles que não têm equipamentos nem acesso à internet. Diante disso, o estudo possibilita relatar a experiência vivenciada via Google Meet©, durante alguns experimentos e a prática da robótica educacional livre remotamente em uma escola pública, onde a maioria dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental tem acesso de forma síncrona e assíncrona. Para a realização desse trabalho, foi utilizada a metodologia qualitativa, onde o caminho percorrido é a coleta de dados, na qual envolve a subjetividade do pesquisador com fatos do dia-a-dia. Além disso, a análise de trabalhos correlatos na literatura se fez necessária para a construção do trabalho.
id UFRGS-2_23da81bad191cc98bdfb9af978cbefb1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257054
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Waszak, Miriam Monteiro BorgesSilva, Rodrigo Sychocki daOliveira, Ana Paula Santellano de2023-04-13T03:26:38Z2021http://hdl.handle.net/10183/257054001165552A presente pesquisa emerge a partir de um contexto em que o uso de tecnologia sempre foi um desafio em todas as áreas. Nesse momento de pandemia, os professores tiveram que se reinventar, trocando apostilas e lousas por materiais digitais, ou seja, a pandemia proporcionou uma situação que seria um desafio para muitos. Professores e estudantes tiveram de se adaptar e inserir os recursos tecnológicos como alternativa significativa. Eles tentam, por conta própria, aprender sobre os recursos tecnológicos. Famílias fazem o possível para conciliar o trabalho formal e as tarefas domésticas com as atividades escolares; estudantes, com dificuldades para manterem a rotina de estudos. E a escola, a preparar o material impresso para todos àqueles que não têm equipamentos nem acesso à internet. Diante disso, o estudo possibilita relatar a experiência vivenciada via Google Meet©, durante alguns experimentos e a prática da robótica educacional livre remotamente em uma escola pública, onde a maioria dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental tem acesso de forma síncrona e assíncrona. Para a realização desse trabalho, foi utilizada a metodologia qualitativa, onde o caminho percorrido é a coleta de dados, na qual envolve a subjetividade do pesquisador com fatos do dia-a-dia. Além disso, a análise de trabalhos correlatos na literatura se fez necessária para a construção do trabalho.This research emerges from a context in which the use of technology has always been a challenge in all areas. In this moment of pandemic, teachers had to reinvent themselves, exchanging handouts and whiteboards for digital materials, that is, the pandemic provided a situation that would be a challenge for many. Teachers and students had to adapt and insert technological resources as a significant alternative. They try, on their own, to learn about technological resources. Families do their best to balance formal work and household chores with school activities; students, with difficulties to maintain the study routine. And the school, preparing printed material for all those who do not have equipment or access to the internet. Therefore, the study makes it possible to report the experience lived via Google Meet©, during some experiments and the practice of free educational robotics remotely in a public school, where most students in the final years of elementary school have access synchronously and asynchronously. To carry out this work, a qualitative methodology was used, where the path followed is data collection, which involves the researcher's subjectivity with day-to-day facts. In addition, the analysis of related works in the literature was necessary for the construction of the work.application/pdfporEducação a distânciaRobóticaPesquisaRemote teachingCovid-19TechnologyChallengesAtividades experimentais e robótica educacional : do presencial ao remoto com o Google Meet©info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165552.pdf.txt001165552.pdf.txtExtracted Texttext/plain97351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257054/2/001165552.pdf.txt42a5bc6ec542f0a0b78eb19d575e67a8MD52ORIGINAL001165552.pdfTexto completoapplication/pdf480409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257054/1/001165552.pdf71a4ecdfb4c847df1e33fcbe4ba10446MD5110183/2570542023-08-03 03:34:31.359036oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257054Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-03T06:34:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atividades experimentais e robótica educacional : do presencial ao remoto com o Google Meet©
title Atividades experimentais e robótica educacional : do presencial ao remoto com o Google Meet©
spellingShingle Atividades experimentais e robótica educacional : do presencial ao remoto com o Google Meet©
Waszak, Miriam Monteiro Borges
Educação a distância
Robótica
Pesquisa
Remote teaching
Covid-19
Technology
Challenges
title_short Atividades experimentais e robótica educacional : do presencial ao remoto com o Google Meet©
title_full Atividades experimentais e robótica educacional : do presencial ao remoto com o Google Meet©
title_fullStr Atividades experimentais e robótica educacional : do presencial ao remoto com o Google Meet©
title_full_unstemmed Atividades experimentais e robótica educacional : do presencial ao remoto com o Google Meet©
title_sort Atividades experimentais e robótica educacional : do presencial ao remoto com o Google Meet©
author Waszak, Miriam Monteiro Borges
author_facet Waszak, Miriam Monteiro Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Waszak, Miriam Monteiro Borges
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Oliveira, Ana Paula Santellano de
contributor_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
Oliveira, Ana Paula Santellano de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Robótica
Pesquisa
topic Educação a distância
Robótica
Pesquisa
Remote teaching
Covid-19
Technology
Challenges
dc.subject.eng.fl_str_mv Remote teaching
Covid-19
Technology
Challenges
description A presente pesquisa emerge a partir de um contexto em que o uso de tecnologia sempre foi um desafio em todas as áreas. Nesse momento de pandemia, os professores tiveram que se reinventar, trocando apostilas e lousas por materiais digitais, ou seja, a pandemia proporcionou uma situação que seria um desafio para muitos. Professores e estudantes tiveram de se adaptar e inserir os recursos tecnológicos como alternativa significativa. Eles tentam, por conta própria, aprender sobre os recursos tecnológicos. Famílias fazem o possível para conciliar o trabalho formal e as tarefas domésticas com as atividades escolares; estudantes, com dificuldades para manterem a rotina de estudos. E a escola, a preparar o material impresso para todos àqueles que não têm equipamentos nem acesso à internet. Diante disso, o estudo possibilita relatar a experiência vivenciada via Google Meet©, durante alguns experimentos e a prática da robótica educacional livre remotamente em uma escola pública, onde a maioria dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental tem acesso de forma síncrona e assíncrona. Para a realização desse trabalho, foi utilizada a metodologia qualitativa, onde o caminho percorrido é a coleta de dados, na qual envolve a subjetividade do pesquisador com fatos do dia-a-dia. Além disso, a análise de trabalhos correlatos na literatura se fez necessária para a construção do trabalho.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-13T03:26:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257054
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165552
url http://hdl.handle.net/10183/257054
identifier_str_mv 001165552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257054/2/001165552.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257054/1/001165552.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 42a5bc6ec542f0a0b78eb19d575e67a8
71a4ecdfb4c847df1e33fcbe4ba10446
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447337044017152