Interlocuções entre a educação do campo e a etnomatemática
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200753 |
Resumo: | Este artigo busca refletir sobre as condições favoráveis que são oferecidas pela Educação do Campo para experiências etnomatemáticas. Os princípios que sustentam tal Educação aliado a sua forma de organização dos tempos e espaços escolares – Pedagogia da Alternância – constituem-se em um terreno bastante favorável para a investigação de diferentes racionalidades. No entanto, tal condição favorável exige, por sua vez, uma intensa reflexão no sentido de não subordinarmos as racionalidades presentes no Campo à racionalidade acadêmica. A problematização proposta tem como subsídio empírico as experiências pedagógicas vivenciadas por alunos da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina durante a realização dos Tempos Comunidades. As ferramentas teóricas utilizadas são provenientes de Wittgenstein, em sua segunda fase e das contribuições de Deleuze e Gattari, especificamente os conceitos de ciência nômade e ciência de Estado. |
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Duarte, Cláudia Glavam2019-10-17T03:51:31Z20142177-9309http://hdl.handle.net/10183/200753000944692Este artigo busca refletir sobre as condições favoráveis que são oferecidas pela Educação do Campo para experiências etnomatemáticas. Os princípios que sustentam tal Educação aliado a sua forma de organização dos tempos e espaços escolares – Pedagogia da Alternância – constituem-se em um terreno bastante favorável para a investigação de diferentes racionalidades. No entanto, tal condição favorável exige, por sua vez, uma intensa reflexão no sentido de não subordinarmos as racionalidades presentes no Campo à racionalidade acadêmica. A problematização proposta tem como subsídio empírico as experiências pedagógicas vivenciadas por alunos da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina durante a realização dos Tempos Comunidades. As ferramentas teóricas utilizadas são provenientes de Wittgenstein, em sua segunda fase e das contribuições de Deleuze e Gattari, especificamente os conceitos de ciência nômade e ciência de Estado.This article reflects on the favorable conditions that are offered by the Rural Education for the Ethomathematics experiences. The principles that underpin such Education combined with its organization of school time and spaces - Pedagogy of Alternation - are a very favorable ground for the investigation of different rationalities. However, this favorable condition requires an intense reflection in not subordinating rationalities presents in the academic field. The proposed problematization is based on the empirical subsidy of the pedagogical experiences developed by students attending a university undergraduate course in Rural Education at the Federal University of Santa Catarina, Brazil, during the activities of Communities Times. The theoretical tools used are from Wittgenstein, in his second phase, and the contributions from Deleuze and Gattari, specifically the concepts of State Science and Nomad Science.application/pdfporEm teia : revista de educação matemática e tecnológica iberoamericana [recurso eletrônico]. Recife. Vol. 5, n. 1 (2014), p. 1-14EtnomatemáticaEducação do campoEthomathematicsRural EducationPedagogy of AlternationState ScienceNomad ScienceInterlocuções entre a educação do campo e a etnomatemáticainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000944692.pdf.txt000944692.pdf.txtExtracted Texttext/plain37947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200753/2/000944692.pdf.txt4e7b0708b82f7458b8f47a413e16bbe3MD52ORIGINAL000944692.pdfTexto completoapplication/pdf344499http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200753/1/000944692.pdfc00db7d7c691c2878cbe10fa3ef1222cMD5110183/2007532022-12-21 05:51:36.434349oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200753Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-21T07:51:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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