Atrair e fidelizar clientes em unidades de informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249973 |
Resumo: | Destaca as definições de marketing e sua evolução até os dias atuais, incluindo o marketing em organizações prestadoras de serviços, incluindo as bibliotecas. Tem como objetivo principal mostrar a utilização do marketing de relacionamento como forma de atrair e fidelizar clientes em Unidades de Informação. Analisa as estratégias de marketing elaboradas pelas bibliotecas públicas do Centro Vida Humanístico e Biblioteca Ligia Meurer, ambas situadas em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Adota a metodologia com abordagem qualitativa e o método de estudo de caso. Utiliza a entrevista como instrumento para a coleta de dados. A pesquisa ocorre em duas unidades de informação de caráter público estadual, vinculadas a organizações públicas, mas que atendem a clientes com poder aquisitivo e necessidades culturais e informacionais distintas. Apresenta dados e estratégias de marketing de relacionamento utilizadas em ambas as Unidades de Informação. Analisa os dados obtidos e sugere a criação de novas estratégias para que as bibliotecas citadas consigam atuar em suas comunidades atraindo e fidelizando seus usuários. |
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Miotto, NeliTeixeira, Maria do Rocio Fontoura2022-10-18T04:49:35Z2009http://hdl.handle.net/10183/249973000717866Destaca as definições de marketing e sua evolução até os dias atuais, incluindo o marketing em organizações prestadoras de serviços, incluindo as bibliotecas. Tem como objetivo principal mostrar a utilização do marketing de relacionamento como forma de atrair e fidelizar clientes em Unidades de Informação. Analisa as estratégias de marketing elaboradas pelas bibliotecas públicas do Centro Vida Humanístico e Biblioteca Ligia Meurer, ambas situadas em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Adota a metodologia com abordagem qualitativa e o método de estudo de caso. Utiliza a entrevista como instrumento para a coleta de dados. A pesquisa ocorre em duas unidades de informação de caráter público estadual, vinculadas a organizações públicas, mas que atendem a clientes com poder aquisitivo e necessidades culturais e informacionais distintas. Apresenta dados e estratégias de marketing de relacionamento utilizadas em ambas as Unidades de Informação. Analisa os dados obtidos e sugere a criação de novas estratégias para que as bibliotecas citadas consigam atuar em suas comunidades atraindo e fidelizando seus usuários.It highlights the marketing definitions and its evolution until the present days, including the marketing of providing services organizations, including libraries. The main goal is show the use of relationship marketing as a way to attract and retain customers in Units of Information. It examines the marketing strategies developed by public libraries of Centro Vida Humanístico and Biblioteca Ligia Meurer, both located in Porto Alegre, in the state of Rio Grande do Sul. It adopts the methodology with a qualitative approach and the case study method. The search occurs in two units of information of public character state, linked to public organizations, but serve customers with different purchasing power and cultural and informational needs. It presents data and relationship marketing strategies used in both units of information. It analyzes the resulting data and suggests new strategies that libraries can act in their communities to attract and fidelity their users.application/pdfporBibliotecaMarketing de relacionamentoMarketingRelationship MarketingUnits of InformationMarketing Strategies in LibrariesFidelity of usersAtrair e fidelizar clientes em unidades de informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2009Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000717866.pdf.txt000717866.pdf.txtExtracted Texttext/plain89041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249973/2/000717866.pdf.txt87cc958e21cf6d7d622f9a99f52ba454MD52ORIGINAL000717866.pdfTexto completoapplication/pdf182191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249973/1/000717866.pdfec9cbfe042a2cec2f9caba10beccff6aMD5110183/2499732022-10-19 04:48:22.001353oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249973Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-19T07:48:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Destaca as definições de marketing e sua evolução até os dias atuais, incluindo o marketing em organizações prestadoras de serviços, incluindo as bibliotecas. Tem como objetivo principal mostrar a utilização do marketing de relacionamento como forma de atrair e fidelizar clientes em Unidades de Informação. Analisa as estratégias de marketing elaboradas pelas bibliotecas públicas do Centro Vida Humanístico e Biblioteca Ligia Meurer, ambas situadas em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Adota a metodologia com abordagem qualitativa e o método de estudo de caso. Utiliza a entrevista como instrumento para a coleta de dados. A pesquisa ocorre em duas unidades de informação de caráter público estadual, vinculadas a organizações públicas, mas que atendem a clientes com poder aquisitivo e necessidades culturais e informacionais distintas. Apresenta dados e estratégias de marketing de relacionamento utilizadas em ambas as Unidades de Informação. Analisa os dados obtidos e sugere a criação de novas estratégias para que as bibliotecas citadas consigam atuar em suas comunidades atraindo e fidelizando seus usuários. |
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