A importância do marketing para dar visibilidade às unidades de informação : um estudo de caso na biblioteca do Instituto Goethe de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261818 |
Resumo: | Identifica aspectos e características do marketing em geral, concentrando-se no marketing de serviços, no marketing de relacionamento e no endomarketing Enfatiza o marketing em unidades de informação. Busca mostrar sua importância como ferramenta para dar visibilidade às bibliotecas e aos serviços de informação. Utiliza a metodologia qualitativa, adotando o estudo de caso como método para o levantamento de dados para verificar o uso da referida ferramenta, nestes ambientes. Enfoca o estudo na biblioteca do Instituto Goethe de Porto Alegre. Como instrumento de pesquisa, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, do questionário, da entrevista e da observação. Complementa com a análise de papers e de palestras de profissionais alemães, disponíveis no sítio da organização. Conclui que técnicas e ações de marketing estão presentes no fazer bibliotecário, ainda que não de forma sistemática, documentada e planejada. Sugere ações relativas ao uso mais intensivo do marketing nas unidades de informação, com vistas a dar maior visibilidade aos serviços prestados por elas. |
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Vidaletti, Marina MelloRozados, Helen Beatriz Frota2023-07-05T03:49:49Z2005http://hdl.handle.net/10183/261818000549231Identifica aspectos e características do marketing em geral, concentrando-se no marketing de serviços, no marketing de relacionamento e no endomarketing Enfatiza o marketing em unidades de informação. Busca mostrar sua importância como ferramenta para dar visibilidade às bibliotecas e aos serviços de informação. Utiliza a metodologia qualitativa, adotando o estudo de caso como método para o levantamento de dados para verificar o uso da referida ferramenta, nestes ambientes. Enfoca o estudo na biblioteca do Instituto Goethe de Porto Alegre. Como instrumento de pesquisa, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, do questionário, da entrevista e da observação. Complementa com a análise de papers e de palestras de profissionais alemães, disponíveis no sítio da organização. Conclui que técnicas e ações de marketing estão presentes no fazer bibliotecário, ainda que não de forma sistemática, documentada e planejada. Sugere ações relativas ao uso mais intensivo do marketing nas unidades de informação, com vistas a dar maior visibilidade aos serviços prestados por elas.This paper identifies aspects and characteristics of marketing in general with a special focus on service marketing, relationship marketing and endomarketing. It also emphasizes the marketing in information units. It highlights the importance of marketing as a tool of visibility for libraries and other information services. We adopted qualitative methodology and case studies in order to search some data and to verify this tool use in those environments. This research was conducted at Goethe Institute’s Library of Porto Alegre, and a bibliographical research, questionnaires, interviews and observations were used. Papers and some German literature from Goethe Institute were also utilized.Although technical and marketing actions are not on a systematic, documented and planned form yet, they are part of a librarian’s life, currently. Therefore, a most intensive use of marketing in the information units could give to those information services much more visibility.application/pdfporBiblioteca especializadaMarketingMarketingInformation unitsLibrariesInformation servicesGoethe InstituteRelationship marketingService marketingEndomarketingA importância do marketing para dar visibilidade às unidades de informação : um estudo de caso na biblioteca do Instituto Goethe de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2005Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000549231.pdf.txt000549231.pdf.txtExtracted Texttext/plain149953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261818/2/000549231.pdf.txt5fa2f67d59c34262b44c6233188f6a0bMD52ORIGINAL000549231.pdfTexto completoapplication/pdf370379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261818/1/000549231.pdfcf2456c1777834e2e5858d3d1a1a5f81MD5110183/2618182023-07-06 03:54:01.417203oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261818Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-06T06:54:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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