O uso das NTIC na educação : um estudo de caso em uma escola de São Leopoldo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Isadora Gomes da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259009
Resumo: Neste trabalho de conclusão apresento os dados acerca de uma pesquisa sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) na educação. O objetivo é de entender como as docentes estão utilizando as NTIC como recurso de ensino e aprendizagem, através de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Para o estudo utilizei de outros instrumentos e métodos concomitantemente, como a entrevista com um professor de Sociologia do ensino médio de São Leopoldo, o diário de campo e dois mapas da produção acadêmica discente (MPAD). Os MPAD feitos para essa pesquisa são: um sobre as NTIC e outro sobre os blogs na educação. Por fim, compilei os materiais e pesquisas na criação de um blog para auxiliar as docentes a utilizar a tecnologia nas aulas de Sociologia. De algumas reflexões finais destaco que o uso, das tecnologias e dos aparelhos, não deve ser analisado de forma isolada, mas levando em conta a escola, a comunidade, o momento da utilização, a finalidade, dentre outros fatores. Importante destacar, também, que as tecnologias não devem funcionar como forma de dar continuidade ao que já existe no sistema escolar, apenas substituindo, por parte do professor, o quadro pelo slide e, por parte do (a) aluno (a), o caderno pelo dispositivo móvel (celular, tablet, etc.). No que compete as NTIC, atento para a falta de formação continuada no chão da escola, principalmente após o período de aulas remotas, onde os governos, na maioria das vezes, optam por grandes eventos que não dialogam com a realidade escolar causando o sucateamento dos planos de carreira docente e fazendo com que as professoras precisem, além de lidar com os ataques e tópicos mencionados, buscar formações por conta própria no que resta de horário de lazer. A realidade da escola vai determinar como será o processo de inclusão das NTIC em práticas pedagógicas.
id UFRGS-2_24183da1d45a9d9bebada694225b484c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259009
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Isadora Gomes daFonseca, Laura Souza2023-06-13T03:27:51Z2023http://hdl.handle.net/10183/259009001170939Neste trabalho de conclusão apresento os dados acerca de uma pesquisa sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) na educação. O objetivo é de entender como as docentes estão utilizando as NTIC como recurso de ensino e aprendizagem, através de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Para o estudo utilizei de outros instrumentos e métodos concomitantemente, como a entrevista com um professor de Sociologia do ensino médio de São Leopoldo, o diário de campo e dois mapas da produção acadêmica discente (MPAD). Os MPAD feitos para essa pesquisa são: um sobre as NTIC e outro sobre os blogs na educação. Por fim, compilei os materiais e pesquisas na criação de um blog para auxiliar as docentes a utilizar a tecnologia nas aulas de Sociologia. De algumas reflexões finais destaco que o uso, das tecnologias e dos aparelhos, não deve ser analisado de forma isolada, mas levando em conta a escola, a comunidade, o momento da utilização, a finalidade, dentre outros fatores. Importante destacar, também, que as tecnologias não devem funcionar como forma de dar continuidade ao que já existe no sistema escolar, apenas substituindo, por parte do professor, o quadro pelo slide e, por parte do (a) aluno (a), o caderno pelo dispositivo móvel (celular, tablet, etc.). No que compete as NTIC, atento para a falta de formação continuada no chão da escola, principalmente após o período de aulas remotas, onde os governos, na maioria das vezes, optam por grandes eventos que não dialogam com a realidade escolar causando o sucateamento dos planos de carreira docente e fazendo com que as professoras precisem, além de lidar com os ataques e tópicos mencionados, buscar formações por conta própria no que resta de horário de lazer. A realidade da escola vai determinar como será o processo de inclusão das NTIC em práticas pedagógicas.In this research, I present data about the use of information and communication technologies (ICTs) in education. The objective is to understand how the teachers have been utilizing ICTs as a teaching and learning resource, through a qualitative approach case study. For this paper I also used different methods and technics, as interviewing a high school sociology professor from São Leopoldo, a field diary and two student academic production maps, one is about ICTs and the other studies' education blogs. Finally, I built a blog, compiling the materials and research in order to assist teachers to apply the technology in sociology classes. From some final reflections I highlight that the use of Technologies and devices, should not be analyzed isolated, but taking into account the school, community, the occasion and purpose of use, between others. Important to point that Technologies ought not to be used as a way to continue what is being done in the actual school system, just replacing, by the teacher, the board for slides and by the student, the notebook for the mobile device (cell phone, tablet, etc). I draw attention to the lack of continuing education in the school, mainly after remote classes period, when the governments, mostly choose for big events that do not treat the reality inside the school, causing the scrapping of the teacher’s career plans. Making them, not only deal with those topics mentioned, but search for continuing education by their own in their leisure time left. The school reality shall determine how the ICTs inclusion process be in the pedagogical practices.application/pdfporSujetNovas tecnologiasTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)EducaçãoEnsino médioSubjectAsuntoO uso das NTIC na educação : um estudo de caso em uma escola de São Leopoldoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170939.pdf.txt001170939.pdf.txtExtracted Texttext/plain143879http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259009/2/001170939.pdf.txtb3f9a91d25665ac95b0040778f22dd09MD52ORIGINAL001170939.pdfTexto completoapplication/pdf2586665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259009/1/001170939.pdf1ddd026f096e40771f65ef2c0f9cb51eMD5110183/2590092023-06-14 03:29:59.096699oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259009Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-14T06:29:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das NTIC na educação : um estudo de caso em uma escola de São Leopoldo
title O uso das NTIC na educação : um estudo de caso em uma escola de São Leopoldo
spellingShingle O uso das NTIC na educação : um estudo de caso em uma escola de São Leopoldo
Silveira, Isadora Gomes da
Sujet
Novas tecnologias
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação
Ensino médio
Subject
Asunto
title_short O uso das NTIC na educação : um estudo de caso em uma escola de São Leopoldo
title_full O uso das NTIC na educação : um estudo de caso em uma escola de São Leopoldo
title_fullStr O uso das NTIC na educação : um estudo de caso em uma escola de São Leopoldo
title_full_unstemmed O uso das NTIC na educação : um estudo de caso em uma escola de São Leopoldo
title_sort O uso das NTIC na educação : um estudo de caso em uma escola de São Leopoldo
author Silveira, Isadora Gomes da
author_facet Silveira, Isadora Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Isadora Gomes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Laura Souza
contributor_str_mv Fonseca, Laura Souza
dc.subject.fr.fl_str_mv Sujet
topic Sujet
Novas tecnologias
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação
Ensino médio
Subject
Asunto
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação
Ensino médio
dc.subject.eng.fl_str_mv Subject
dc.subject.spa.fl_str_mv Asunto
description Neste trabalho de conclusão apresento os dados acerca de uma pesquisa sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) na educação. O objetivo é de entender como as docentes estão utilizando as NTIC como recurso de ensino e aprendizagem, através de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Para o estudo utilizei de outros instrumentos e métodos concomitantemente, como a entrevista com um professor de Sociologia do ensino médio de São Leopoldo, o diário de campo e dois mapas da produção acadêmica discente (MPAD). Os MPAD feitos para essa pesquisa são: um sobre as NTIC e outro sobre os blogs na educação. Por fim, compilei os materiais e pesquisas na criação de um blog para auxiliar as docentes a utilizar a tecnologia nas aulas de Sociologia. De algumas reflexões finais destaco que o uso, das tecnologias e dos aparelhos, não deve ser analisado de forma isolada, mas levando em conta a escola, a comunidade, o momento da utilização, a finalidade, dentre outros fatores. Importante destacar, também, que as tecnologias não devem funcionar como forma de dar continuidade ao que já existe no sistema escolar, apenas substituindo, por parte do professor, o quadro pelo slide e, por parte do (a) aluno (a), o caderno pelo dispositivo móvel (celular, tablet, etc.). No que compete as NTIC, atento para a falta de formação continuada no chão da escola, principalmente após o período de aulas remotas, onde os governos, na maioria das vezes, optam por grandes eventos que não dialogam com a realidade escolar causando o sucateamento dos planos de carreira docente e fazendo com que as professoras precisem, além de lidar com os ataques e tópicos mencionados, buscar formações por conta própria no que resta de horário de lazer. A realidade da escola vai determinar como será o processo de inclusão das NTIC em práticas pedagógicas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-13T03:27:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259009
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001170939
url http://hdl.handle.net/10183/259009
identifier_str_mv 001170939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259009/2/001170939.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259009/1/001170939.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b3f9a91d25665ac95b0040778f22dd09
1ddd026f096e40771f65ef2c0f9cb51e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224661626781696