A utilização da tecnologia assistiva nas salas de recursos multifuncionais de São Leopoldo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102813 |
Resumo: | A pesquisa realizada teve por objetivo investigar a percepção e utilização da Tecnologia Assistiva (TA) nas SRM do município de São Leopoldo. Para tanto, utilizou-se como metodologia de pesquisa o Estudo de Caso, onde os dados foram coletados a partir de três fontes: questionário aplicado às professoras das SRM, entrevista com a coordenadora das SRM e análise da documentação do município, principalmente do Núcleo de Apoio e Pesquisa ao Processo de Inclusão (NAPPI) sobre a educação inclusiva, buscando informações a respeito da utilização da TA. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é realizado nas 17 SRM do município e é direcionado aos estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação matriculados na rede municipal de ensino. Dentre as atribuições do professor do AEE, a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, prevê a elaboração e utilização da TA. Nesse sentido, a pesquisa realizada buscou conhecer a realidade de utilização da TA no AEE realizado nas SRM, buscando identificar necessidades de ações posteriores. |
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Rodrigues, Susana JoaquimPasserino, Liliana Maria2014-09-11T02:09:43Z2012http://hdl.handle.net/10183/102813000921691A pesquisa realizada teve por objetivo investigar a percepção e utilização da Tecnologia Assistiva (TA) nas SRM do município de São Leopoldo. Para tanto, utilizou-se como metodologia de pesquisa o Estudo de Caso, onde os dados foram coletados a partir de três fontes: questionário aplicado às professoras das SRM, entrevista com a coordenadora das SRM e análise da documentação do município, principalmente do Núcleo de Apoio e Pesquisa ao Processo de Inclusão (NAPPI) sobre a educação inclusiva, buscando informações a respeito da utilização da TA. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é realizado nas 17 SRM do município e é direcionado aos estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação matriculados na rede municipal de ensino. Dentre as atribuições do professor do AEE, a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, prevê a elaboração e utilização da TA. Nesse sentido, a pesquisa realizada buscou conhecer a realidade de utilização da TA no AEE realizado nas SRM, buscando identificar necessidades de ações posteriores.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação inclusivaTecnologia assistivaA utilização da tecnologia assistiva nas salas de recursos multifuncionais de São Leopoldoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921691.pdf000921691.pdfTexto completoapplication/pdf1661905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102813/1/000921691.pdf2fd1b2b01022f7263b4633837e9af066MD51TEXT000921691.pdf.txt000921691.pdf.txtExtracted Texttext/plain137714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102813/2/000921691.pdf.txtefcc07502b58a027ff3c0dfcb5bb3f3bMD52THUMBNAIL000921691.pdf.jpg000921691.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102813/3/000921691.pdf.jpg82bbb4ecc65dd04a337446dec4735378MD5310183/1028132018-10-25 09:01:42.77oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102813Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-25T12:01:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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