A utilização da tecnologia assistiva nas salas de recursos multifuncionais de São Leopoldo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Susana Joaquim
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102813
Resumo: A pesquisa realizada teve por objetivo investigar a percepção e utilização da Tecnologia Assistiva (TA) nas SRM do município de São Leopoldo. Para tanto, utilizou-se como metodologia de pesquisa o Estudo de Caso, onde os dados foram coletados a partir de três fontes: questionário aplicado às professoras das SRM, entrevista com a coordenadora das SRM e análise da documentação do município, principalmente do Núcleo de Apoio e Pesquisa ao Processo de Inclusão (NAPPI) sobre a educação inclusiva, buscando informações a respeito da utilização da TA. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é realizado nas 17 SRM do município e é direcionado aos estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação matriculados na rede municipal de ensino. Dentre as atribuições do professor do AEE, a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, prevê a elaboração e utilização da TA. Nesse sentido, a pesquisa realizada buscou conhecer a realidade de utilização da TA no AEE realizado nas SRM, buscando identificar necessidades de ações posteriores.
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