Observação sobre a adequação tecnológica das escolas para o uso de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) no ensino médio politécnico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95851 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo observar o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino Médio, por ocasião da implementação do Ensino Politécnico na rede estadual. Para tanto, propôs-se, como problema de pesquisa, verificar o acesso às TICs, através do olhar da comunidade escolar. Nesta perspectiva, levantaram-se hipóteses sobre a assertividade da gestão na aquisição de TICs, dentro do contexto de modernização que está sendo promovida nas escolas. A metodologia utilizada foi de natureza aplicada e a abordagem mista, , teve objetivos exploratórios com procedimentos de estudo de caso. Para a coleta de dados, foram elaborados questionários para alunos, professores e equipe diretiva, além de pesquisas nos portais de transparência institucional. As reflexões são frutos da observação dos discursos dos sujeitos de pesquisa, a partir de seus papéis dentro do sistema escolar. A análise dos conteúdos tenta medir o equilíbrio entre o discurso político e a prática administrativa do Estado e da União. A partir das análises, foi possível vislumbrar que as iniciativas de adequação tecnológica nas escolas têm se realizado de forma pulverizada, não abrangendo, ao mesmo tempo, todas as escolas da rede, comprometendo a eficácia, em curto prazo, da qualidade da educação e dos investimentos a ela destinados. As escolas precisam de suas salas de aulas equipadas com projetores multimídias, computadores com Internet e professores capacitados para seu manejo e aplicação. Partindo destes princípios básicos, é importante definir, dentro das políticas públicas, um planejamento estratégico para a adequação tecnológica dos espaços escolares na rede estadual, em apoio ao trabalho dos educadores, a favor da aprendizagem dos estudantes. Desta forma, promover as mudanças necessárias para modificar o status atual da educação. A presente pesquisa destaca a importância de continuar o estudo e permanecer observando o suprimento das necessidades tecnológicas da rede de educação gaúcha. |
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Antler, DeoclecinaMoresco, Silvia Ferreto da Silva2014-05-31T02:07:07Z2012http://hdl.handle.net/10183/95851000913684Este estudo teve como objetivo observar o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino Médio, por ocasião da implementação do Ensino Politécnico na rede estadual. Para tanto, propôs-se, como problema de pesquisa, verificar o acesso às TICs, através do olhar da comunidade escolar. Nesta perspectiva, levantaram-se hipóteses sobre a assertividade da gestão na aquisição de TICs, dentro do contexto de modernização que está sendo promovida nas escolas. A metodologia utilizada foi de natureza aplicada e a abordagem mista, , teve objetivos exploratórios com procedimentos de estudo de caso. Para a coleta de dados, foram elaborados questionários para alunos, professores e equipe diretiva, além de pesquisas nos portais de transparência institucional. As reflexões são frutos da observação dos discursos dos sujeitos de pesquisa, a partir de seus papéis dentro do sistema escolar. A análise dos conteúdos tenta medir o equilíbrio entre o discurso político e a prática administrativa do Estado e da União. A partir das análises, foi possível vislumbrar que as iniciativas de adequação tecnológica nas escolas têm se realizado de forma pulverizada, não abrangendo, ao mesmo tempo, todas as escolas da rede, comprometendo a eficácia, em curto prazo, da qualidade da educação e dos investimentos a ela destinados. As escolas precisam de suas salas de aulas equipadas com projetores multimídias, computadores com Internet e professores capacitados para seu manejo e aplicação. Partindo destes princípios básicos, é importante definir, dentro das políticas públicas, um planejamento estratégico para a adequação tecnológica dos espaços escolares na rede estadual, em apoio ao trabalho dos educadores, a favor da aprendizagem dos estudantes. Desta forma, promover as mudanças necessárias para modificar o status atual da educação. A presente pesquisa destaca a importância de continuar o estudo e permanecer observando o suprimento das necessidades tecnológicas da rede de educação gaúcha.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Políticas públicasPolitecniaEnsino médioObservação sobre a adequação tecnológica das escolas para o uso de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) no ensino médio politécnicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913684.pdf000913684.pdfTexto completoapplication/pdf1031584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95851/1/000913684.pdfc26aef7e7fa527f799c26350ae9c7ef7MD51TEXT000913684.pdf.txt000913684.pdf.txtExtracted Texttext/plain121112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95851/2/000913684.pdf.txtdd2af6f70cae43950fa0791fdad99ed9MD52THUMBNAIL000913684.pdf.jpg000913684.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95851/3/000913684.pdf.jpg673753e7ac42283a84383d46858cc881MD5310183/958512018-10-15 08:48:55.573oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95851Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:48:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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