A utilização do Instagram na gestão do relacionamento com consumidores e possíveis consumidores : caso Schutz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Enick, Luise Scholz de Mendonça
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/125871
Resumo: O presente trabalho abordará como as organizações utilizam a rede social Instagram para interagirem e se relacionarem com seus clientes. Para a análise, foi escolhido o perfil da marca Schutz, empresa que comercializa sapatos, bolsas e acessórios femininos, por ser uma organização sólida que possui como público-alvo predominantemente o mesmo público que mais utiliza esta ferramenta. O objetivo geral foi constatar como as empresas fazem uso desse artifício em sua totalidade para se relacionarem com seus consumidores e possíveis consumidores – isto é, se estão se aproveitando de todos os artifícios que esta rede social proporciona. Como objetivos específicos, foram designados: Relatar a evolução das Redes Sociais e sua influência quanto a interação cliente-empresa; Estudar o papel das Relações Públicas frente a esse novo meio de comunicação com o objetivo de interagir, influenciar e informar o público-alvo, assim como construir e manter um bom relacionamento; Averiguar se o Instagram ajuda na construção e na manutenção de relacionamentos, apurando a repercussão dos posts da organização estudada; Apontar algumas vantagens referentes ao uso do Instagram utilizado para informar e influenciar seu público. A metodologia utilizada foi a netnografia - ou etnografia virtual. Pode ser constatado a partir deste trabalho que as empresas utilizam o Instagram para se relacionarem, porém, não o exploram a fundo, deixando de utilizá-lo ainda mais com essa finalidade.
id UFRGS-2_247fe0252bd51f453b58e1897557c710
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125871
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Enick, Luise Scholz de MendonçaSchmitz, Vera Regina2015-08-27T02:38:27Z2015http://hdl.handle.net/10183/125871000972387O presente trabalho abordará como as organizações utilizam a rede social Instagram para interagirem e se relacionarem com seus clientes. Para a análise, foi escolhido o perfil da marca Schutz, empresa que comercializa sapatos, bolsas e acessórios femininos, por ser uma organização sólida que possui como público-alvo predominantemente o mesmo público que mais utiliza esta ferramenta. O objetivo geral foi constatar como as empresas fazem uso desse artifício em sua totalidade para se relacionarem com seus consumidores e possíveis consumidores – isto é, se estão se aproveitando de todos os artifícios que esta rede social proporciona. Como objetivos específicos, foram designados: Relatar a evolução das Redes Sociais e sua influência quanto a interação cliente-empresa; Estudar o papel das Relações Públicas frente a esse novo meio de comunicação com o objetivo de interagir, influenciar e informar o público-alvo, assim como construir e manter um bom relacionamento; Averiguar se o Instagram ajuda na construção e na manutenção de relacionamentos, apurando a repercussão dos posts da organização estudada; Apontar algumas vantagens referentes ao uso do Instagram utilizado para informar e influenciar seu público. A metodologia utilizada foi a netnografia - ou etnografia virtual. Pode ser constatado a partir deste trabalho que as empresas utilizam o Instagram para se relacionarem, porém, não o exploram a fundo, deixando de utilizá-lo ainda mais com essa finalidade.application/pdfporInstagram (Site)Comunicação organizacionalA utilização do Instagram na gestão do relacionamento com consumidores e possíveis consumidores : caso Schutzinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972387.pdf000972387.pdfTexto completoapplication/pdf1519394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125871/1/000972387.pdffca2816a2b2cef78216a16495ebcdea3MD51TEXT000972387.pdf.txt000972387.pdf.txtExtracted Texttext/plain137384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125871/2/000972387.pdf.txtf785c72442853bf20ea5efbd00fd237eMD52THUMBNAIL000972387.pdf.jpg000972387.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125871/3/000972387.pdf.jpg870db3aa26cbd4275d2104553407d99bMD5310183/1258712018-10-16 09:28:55.189oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125871Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:28:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização do Instagram na gestão do relacionamento com consumidores e possíveis consumidores : caso Schutz
title A utilização do Instagram na gestão do relacionamento com consumidores e possíveis consumidores : caso Schutz
spellingShingle A utilização do Instagram na gestão do relacionamento com consumidores e possíveis consumidores : caso Schutz
Enick, Luise Scholz de Mendonça
Instagram (Site)
Comunicação organizacional
title_short A utilização do Instagram na gestão do relacionamento com consumidores e possíveis consumidores : caso Schutz
title_full A utilização do Instagram na gestão do relacionamento com consumidores e possíveis consumidores : caso Schutz
title_fullStr A utilização do Instagram na gestão do relacionamento com consumidores e possíveis consumidores : caso Schutz
title_full_unstemmed A utilização do Instagram na gestão do relacionamento com consumidores e possíveis consumidores : caso Schutz
title_sort A utilização do Instagram na gestão do relacionamento com consumidores e possíveis consumidores : caso Schutz
author Enick, Luise Scholz de Mendonça
author_facet Enick, Luise Scholz de Mendonça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Enick, Luise Scholz de Mendonça
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmitz, Vera Regina
contributor_str_mv Schmitz, Vera Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Instagram (Site)
Comunicação organizacional
topic Instagram (Site)
Comunicação organizacional
description O presente trabalho abordará como as organizações utilizam a rede social Instagram para interagirem e se relacionarem com seus clientes. Para a análise, foi escolhido o perfil da marca Schutz, empresa que comercializa sapatos, bolsas e acessórios femininos, por ser uma organização sólida que possui como público-alvo predominantemente o mesmo público que mais utiliza esta ferramenta. O objetivo geral foi constatar como as empresas fazem uso desse artifício em sua totalidade para se relacionarem com seus consumidores e possíveis consumidores – isto é, se estão se aproveitando de todos os artifícios que esta rede social proporciona. Como objetivos específicos, foram designados: Relatar a evolução das Redes Sociais e sua influência quanto a interação cliente-empresa; Estudar o papel das Relações Públicas frente a esse novo meio de comunicação com o objetivo de interagir, influenciar e informar o público-alvo, assim como construir e manter um bom relacionamento; Averiguar se o Instagram ajuda na construção e na manutenção de relacionamentos, apurando a repercussão dos posts da organização estudada; Apontar algumas vantagens referentes ao uso do Instagram utilizado para informar e influenciar seu público. A metodologia utilizada foi a netnografia - ou etnografia virtual. Pode ser constatado a partir deste trabalho que as empresas utilizam o Instagram para se relacionarem, porém, não o exploram a fundo, deixando de utilizá-lo ainda mais com essa finalidade.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-27T02:38:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/125871
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000972387
url http://hdl.handle.net/10183/125871
identifier_str_mv 000972387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125871/1/000972387.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125871/2/000972387.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125871/3/000972387.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fca2816a2b2cef78216a16495ebcdea3
f785c72442853bf20ea5efbd00fd237e
870db3aa26cbd4275d2104553407d99b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224488727085056