Mobilidade intergeracional educacional no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kevin Veiga
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266810
Resumo: Este artigo é uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional sobre mobilidade intergeracional educacional no Brasil. A presente revisão, tipificada como narrativa de acordo com a abordagem de Rother (2007), foi realizada por meio da utilização de bancos de dados científicos reconhecidos como: Scielo, Google Acadêmico, Repositório Ipea e de alguns periódicos nacionais de destaque. Além disso, parte da metodologia empregada foi à busca dos artigos com referências diretas a Ferreira e Veloso (2003), um dos principais marcos da literatura. O tema geral do trabalho aborda a relação da persistência educacional dos pais em relação ao nível de educação dos seus respectivos filhos. A maior parte dos estudos se concentra no período entre as PNADs de 1996 e 2014. Os resultados demonstram diminuição do grau de persistência, ou seja, cada vez menos a influência da educação dos pais tem relevância em relação a educação de seus progenitores. Compara-se esses resultados em países desenvolvidos como Estados Unidos, Itália, Suécia, com países da América Latina, como Brasil, Chile, Peru. O trabalho também apresenta as estimativas de grau de persistência intergeracional para o Brasil e suas principais metrópoles, como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras. Apresentam-se conjuntamente as estimativas de persistência intergeracional de educação para migrantes, cuja maioria deixou o Nordeste para chegar ao Sudeste.
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