Mobilidade intergeracional educacional no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266810 |
Resumo: | Este artigo é uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional sobre mobilidade intergeracional educacional no Brasil. A presente revisão, tipificada como narrativa de acordo com a abordagem de Rother (2007), foi realizada por meio da utilização de bancos de dados científicos reconhecidos como: Scielo, Google Acadêmico, Repositório Ipea e de alguns periódicos nacionais de destaque. Além disso, parte da metodologia empregada foi à busca dos artigos com referências diretas a Ferreira e Veloso (2003), um dos principais marcos da literatura. O tema geral do trabalho aborda a relação da persistência educacional dos pais em relação ao nível de educação dos seus respectivos filhos. A maior parte dos estudos se concentra no período entre as PNADs de 1996 e 2014. Os resultados demonstram diminuição do grau de persistência, ou seja, cada vez menos a influência da educação dos pais tem relevância em relação a educação de seus progenitores. Compara-se esses resultados em países desenvolvidos como Estados Unidos, Itália, Suécia, com países da América Latina, como Brasil, Chile, Peru. O trabalho também apresenta as estimativas de grau de persistência intergeracional para o Brasil e suas principais metrópoles, como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras. Apresentam-se conjuntamente as estimativas de persistência intergeracional de educação para migrantes, cuja maioria deixou o Nordeste para chegar ao Sudeste. |
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Silva, Kevin VeigaKang, Thomas Hyeono2023-11-09T03:19:39Z2023http://hdl.handle.net/10183/266810001187526Este artigo é uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional sobre mobilidade intergeracional educacional no Brasil. A presente revisão, tipificada como narrativa de acordo com a abordagem de Rother (2007), foi realizada por meio da utilização de bancos de dados científicos reconhecidos como: Scielo, Google Acadêmico, Repositório Ipea e de alguns periódicos nacionais de destaque. Além disso, parte da metodologia empregada foi à busca dos artigos com referências diretas a Ferreira e Veloso (2003), um dos principais marcos da literatura. O tema geral do trabalho aborda a relação da persistência educacional dos pais em relação ao nível de educação dos seus respectivos filhos. A maior parte dos estudos se concentra no período entre as PNADs de 1996 e 2014. Os resultados demonstram diminuição do grau de persistência, ou seja, cada vez menos a influência da educação dos pais tem relevância em relação a educação de seus progenitores. Compara-se esses resultados em países desenvolvidos como Estados Unidos, Itália, Suécia, com países da América Latina, como Brasil, Chile, Peru. O trabalho também apresenta as estimativas de grau de persistência intergeracional para o Brasil e suas principais metrópoles, como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras. Apresentam-se conjuntamente as estimativas de persistência intergeracional de educação para migrantes, cuja maioria deixou o Nordeste para chegar ao Sudeste.This article is a systematic review of national and international literature on intergenerational educational mobility in Brazil. This review, typified as a narrative according to Rother's (2007) approach, was carried out using recognized scientific databases such as: Scielo, Google Scholar, Ipea Repository and some prominent national journals. In addition, part of the methodology employed was the search for articles with direct references to Ferreira and Veloso (2003), one of the main landmarks in the Brazilian literature. The general theme of the work addresses the relationship between parents' educational persistence and the level of education of their respective children. Most studies concentrate on the period between the 1996 and 2014 PNADs. The results show a decrease in the degree of persistence, that is, the influence of parental education is less and less relevant in relation to the education of their children. These results are for compared in developed countries such as the United States, Italy, Sweden, and also, with Latin American countries, such as Brazil, Chile, Peru. The study also presents estimates of the degree of intergenerational persistence for Brazil and its main metropolises, such as Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, among others. The article also presents estimates for internal migrants, who mostly left the Northeast to reach the Southeast.application/pdfporEducaçãoRevisão de literaturaMobilityEducationIntergenerationalMobilidade intergeracional educacional no BrasilIntergenerational educational mobility in Brazil info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2023/1Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001187526.pdf.txt001187526.pdf.txtExtracted Texttext/plain81801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266810/2/001187526.pdf.txt8d3ce1793b70fa3485e88a0ba29a2a35MD52ORIGINAL001187526.pdfTexto completoapplication/pdf442454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266810/1/001187526.pdf79918c2babc87993580a3ec45d4eb320MD5110183/2668102023-11-10 04:25:38.911003oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266810Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-10T06:25:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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