Uma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/54860 |
Resumo: | Este trabalho é o relato de uma experiência realizada em uma escola pública, da zona sul de Porto Alegre, para trabalhar as definições dos quadriláteros notáveis com um grupo de alunos da sexta série do ensino fundamental, utilizando o software matemático Geogebra. Para tal, elaborei quatro oficinas onde os alunos teriam que construir os quadriláteros. Durante a experiência, observei que fazer construções no Geogebra, que é um software que possibilita construções geométricas com régua e compasso, é semelhante a uma atividade de programação. Por isso, quando os alunos realizavam construções de figuras da Geometria Dinâmica, eles sentiam a necessidade de utilizar as propriedades fundamentais que definem os quadriláteros, ao invés da imagem intuitiva. A dinâmica de manipulação possibilitada pelo Geogebra contribuiu, ainda, para que os alunos percebessem as generalizações e particularizações das definições de quadriláteros, transformando, por exemplo, um retângulo ou um losango em um quadrado. A partir disso, acredito que tenha contribuído para a passagem dos alunos do nível de Van Hiele de visualização para o nível de Van Hiele de análise. |
id |
UFRGS-2_24f61bc5693c0ddfcb595c939e36ec6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54860 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Contiero, Lucas de OliveiraHoppen, Carlos2012-09-01T01:37:15Z2012http://hdl.handle.net/10183/54860000856444Este trabalho é o relato de uma experiência realizada em uma escola pública, da zona sul de Porto Alegre, para trabalhar as definições dos quadriláteros notáveis com um grupo de alunos da sexta série do ensino fundamental, utilizando o software matemático Geogebra. Para tal, elaborei quatro oficinas onde os alunos teriam que construir os quadriláteros. Durante a experiência, observei que fazer construções no Geogebra, que é um software que possibilita construções geométricas com régua e compasso, é semelhante a uma atividade de programação. Por isso, quando os alunos realizavam construções de figuras da Geometria Dinâmica, eles sentiam a necessidade de utilizar as propriedades fundamentais que definem os quadriláteros, ao invés da imagem intuitiva. A dinâmica de manipulação possibilitada pelo Geogebra contribuiu, ainda, para que os alunos percebessem as generalizações e particularizações das definições de quadriláteros, transformando, por exemplo, um retângulo ou um losango em um quadrado. A partir disso, acredito que tenha contribuído para a passagem dos alunos do nível de Van Hiele de visualização para o nível de Van Hiele de análise.This work describes a teaching experiment with a group of 5th- and 6th-grade students in a public school in Porto Alegre, which used the mathematical software Geogebra to introduce the definitions of the main classes of quadrilaterals. During this experiment, I have observed that the process of constructing polygons with Geogebra, which has been developed to mimic geometric constructions with ruler and compass, resembles th act of programming. Therefore, as the students created figures of dynamic geometry, they saw the need of using the fundamental properties defining these figures instead of intuitive images of them. Moreover, the manipulation of figures allowed by Geogebra helped the students understand generalizations and specializations of the definitions of quadrilaterals. They have realized, for instance, that squares are a specialization of rectangles and rhombuses. In terms of the Van Hiele levels of geometrical thought, I believe that these activities contributed with a step in the transition from Visualization to Analysis.application/pdfporGeoGebra : SoftwareQuadriláteros notáveisUma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000856444.pdf000856444.pdfTexto completoapplication/pdf850190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54860/1/000856444.pdfaf82b51bd7b50353212a4ed05d65caacMD51TEXT000856444.pdf.txt000856444.pdf.txtExtracted Texttext/plain69547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54860/2/000856444.pdf.txt7b53b805e4b26a2741e136c15173401cMD52THUMBNAIL000856444.pdf.jpg000856444.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54860/3/000856444.pdf.jpg3a129b15c9c0d318ac4448c843a25e5aMD5310183/548602018-10-15 08:50:35.608oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54860Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:50:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebra |
title |
Uma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebra |
spellingShingle |
Uma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebra Contiero, Lucas de Oliveira GeoGebra : Software Quadriláteros notáveis |
title_short |
Uma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebra |
title_full |
Uma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebra |
title_fullStr |
Uma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebra |
title_full_unstemmed |
Uma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebra |
title_sort |
Uma experiência de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software Geogebra |
author |
Contiero, Lucas de Oliveira |
author_facet |
Contiero, Lucas de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Contiero, Lucas de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hoppen, Carlos |
contributor_str_mv |
Hoppen, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GeoGebra : Software Quadriláteros notáveis |
topic |
GeoGebra : Software Quadriláteros notáveis |
description |
Este trabalho é o relato de uma experiência realizada em uma escola pública, da zona sul de Porto Alegre, para trabalhar as definições dos quadriláteros notáveis com um grupo de alunos da sexta série do ensino fundamental, utilizando o software matemático Geogebra. Para tal, elaborei quatro oficinas onde os alunos teriam que construir os quadriláteros. Durante a experiência, observei que fazer construções no Geogebra, que é um software que possibilita construções geométricas com régua e compasso, é semelhante a uma atividade de programação. Por isso, quando os alunos realizavam construções de figuras da Geometria Dinâmica, eles sentiam a necessidade de utilizar as propriedades fundamentais que definem os quadriláteros, ao invés da imagem intuitiva. A dinâmica de manipulação possibilitada pelo Geogebra contribuiu, ainda, para que os alunos percebessem as generalizações e particularizações das definições de quadriláteros, transformando, por exemplo, um retângulo ou um losango em um quadrado. A partir disso, acredito que tenha contribuído para a passagem dos alunos do nível de Van Hiele de visualização para o nível de Van Hiele de análise. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-09-01T01:37:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/54860 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000856444 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/54860 |
identifier_str_mv |
000856444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54860/1/000856444.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54860/2/000856444.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54860/3/000856444.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af82b51bd7b50353212a4ed05d65caac 7b53b805e4b26a2741e136c15173401c 3a129b15c9c0d318ac4448c843a25e5a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224431836594176 |