A organização da fala-em-interação na sala de aula : controle social, reprodução de conhecimento, construção conjunta de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcez, Pedro de Moraes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149034
Resumo: Neste artigo de revisão, apresenta-se a fala-em-interação institucional de sala de aula pelo contraste das principais características da sua organização com a organização da conversa cotidiana, pedra fundamental da socialidade. Discute-se detidamente a organização da seqüência triádica Iniciação-Resposta-Avaliação (IRA). Destacando as conseqüências estruturais desse padrão interacional à luz de dados de fala-em-interação de sala de aula, examina-se também a possibilidade estrutural sempre latente para a correção do participante que produz a resposta no segundo turno da seqüência. Analisa-se um episódio de transgressão ética que se faz possível pelas ações levadas a cabo no decorrer de uma seqüência IRA pelo participante que atua na capacidade de professor. Discute-se então a possibilidade de fala-em-interação de sala de aula não-transgressiva e organizada de modo alternativo ao tradicional encadeamento de seqüências IRA. Por fi m, examina-se um longo excerto de fala-em-interação de sala de aula em uma escola pública municipal em que se pode entrever essas possibilidades.
id UFRGS-2_254e0c47ceb81050cbcf5e551de50f83
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149034
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Garcez, Pedro de Moraes2016-10-14T02:14:37Z20061679-8740http://hdl.handle.net/10183/149034000536913Neste artigo de revisão, apresenta-se a fala-em-interação institucional de sala de aula pelo contraste das principais características da sua organização com a organização da conversa cotidiana, pedra fundamental da socialidade. Discute-se detidamente a organização da seqüência triádica Iniciação-Resposta-Avaliação (IRA). Destacando as conseqüências estruturais desse padrão interacional à luz de dados de fala-em-interação de sala de aula, examina-se também a possibilidade estrutural sempre latente para a correção do participante que produz a resposta no segundo turno da seqüência. Analisa-se um episódio de transgressão ética que se faz possível pelas ações levadas a cabo no decorrer de uma seqüência IRA pelo participante que atua na capacidade de professor. Discute-se então a possibilidade de fala-em-interação de sala de aula não-transgressiva e organizada de modo alternativo ao tradicional encadeamento de seqüências IRA. Por fi m, examina-se um longo excerto de fala-em-interação de sala de aula em uma escola pública municipal em que se pode entrever essas possibilidades.This review article presents and discusses the main organizational features of classroom talk-in-interaction that make it a distinctive speech-exchange system in contrast with ordinary conversation, the bedrock of sociality. The Initiation-Response- Evaluation (IRE) sequence of turns described in the literature as the hallmark of classroom talk-in-interaction is discussed in terms of the interactional consequences it may engender. The opportunity for correction on the talk produced by the participant uttering the second turn in the sequence is highlighted. An occurrence of what could be termed in Freirean terms an ethical transgression on the part of the participant acting as the teacher during an extended IRE sequence is analyzed. The possibility of non-transgressive classroom talk-in-interaction organized by alternative methods to the chaining of IRE sequences is entertained, and a long excerpt of classroom talk-in-interaction from a public school is examined for its realization of such a possibility.application/pdfporCalidoscópio. São Leopoldo, RS. Vol. 4, n. 1 (jan./abr. 2006), p. 66-80Sala de aulaFalaInteraçãoClassroomInteractionTalkA organização da fala-em-interação na sala de aula : controle social, reprodução de conhecimento, construção conjunta de conhecimentoThe organization of classroom talk-in-interaction : social control, reproduction, co-constructioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000536913.pdf000536913.pdfTexto completoapplication/pdf307198http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149034/1/000536913.pdfb66a328caeb9d79f3bdc4abd6e78bf41MD51TEXT000536913.pdf.txt000536913.pdf.txtExtracted Texttext/plain64734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149034/2/000536913.pdf.txt4dff62d794b0ac4517557b962b982b39MD52THUMBNAIL000536913.pdf.jpg000536913.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149034/3/000536913.pdf.jpgf8178ea5f8865cdbcf290d0f41a7e0b6MD5310183/1490342018-10-29 09:13:36.67oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149034Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:13:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A organização da fala-em-interação na sala de aula : controle social, reprodução de conhecimento, construção conjunta de conhecimento
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The organization of classroom talk-in-interaction : social control, reproduction, co-construction
title A organização da fala-em-interação na sala de aula : controle social, reprodução de conhecimento, construção conjunta de conhecimento
spellingShingle A organização da fala-em-interação na sala de aula : controle social, reprodução de conhecimento, construção conjunta de conhecimento
Garcez, Pedro de Moraes
Sala de aula
Fala
Interação
Classroom
Interaction
Talk
title_short A organização da fala-em-interação na sala de aula : controle social, reprodução de conhecimento, construção conjunta de conhecimento
title_full A organização da fala-em-interação na sala de aula : controle social, reprodução de conhecimento, construção conjunta de conhecimento
title_fullStr A organização da fala-em-interação na sala de aula : controle social, reprodução de conhecimento, construção conjunta de conhecimento
title_full_unstemmed A organização da fala-em-interação na sala de aula : controle social, reprodução de conhecimento, construção conjunta de conhecimento
title_sort A organização da fala-em-interação na sala de aula : controle social, reprodução de conhecimento, construção conjunta de conhecimento
author Garcez, Pedro de Moraes
author_facet Garcez, Pedro de Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcez, Pedro de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula
Fala
Interação
topic Sala de aula
Fala
Interação
Classroom
Interaction
Talk
dc.subject.eng.fl_str_mv Classroom
Interaction
Talk
description Neste artigo de revisão, apresenta-se a fala-em-interação institucional de sala de aula pelo contraste das principais características da sua organização com a organização da conversa cotidiana, pedra fundamental da socialidade. Discute-se detidamente a organização da seqüência triádica Iniciação-Resposta-Avaliação (IRA). Destacando as conseqüências estruturais desse padrão interacional à luz de dados de fala-em-interação de sala de aula, examina-se também a possibilidade estrutural sempre latente para a correção do participante que produz a resposta no segundo turno da seqüência. Analisa-se um episódio de transgressão ética que se faz possível pelas ações levadas a cabo no decorrer de uma seqüência IRA pelo participante que atua na capacidade de professor. Discute-se então a possibilidade de fala-em-interação de sala de aula não-transgressiva e organizada de modo alternativo ao tradicional encadeamento de seqüências IRA. Por fi m, examina-se um longo excerto de fala-em-interação de sala de aula em uma escola pública municipal em que se pode entrever essas possibilidades.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-14T02:14:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/149034
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-8740
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000536913
identifier_str_mv 1679-8740
000536913
url http://hdl.handle.net/10183/149034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Calidoscópio. São Leopoldo, RS. Vol. 4, n. 1 (jan./abr. 2006), p. 66-80
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149034/1/000536913.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149034/2/000536913.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149034/3/000536913.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b66a328caeb9d79f3bdc4abd6e78bf41
4dff62d794b0ac4517557b962b982b39
f8178ea5f8865cdbcf290d0f41a7e0b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447623508688896