Maternal adaptation in the role of caring for and rearing 12-month-old babies
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259932 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo investigar a função materna de cuidar e de educar aos 12 meses do bebê, com base em conceitos winnicotianos. Participaram 25 mães primíparas, que responderam entrevistas sobre o desenvolvimento do bebê e sobre a maternidade. Análise temática evidenciou que a função de cuidar foi marcada pelas manifestações de dependência e independência, pelas transições no desenvolvimento, bem como pela sensibilidade materna frente aos sinais e ritmo do bebê. A função de educar envolveu diferentes estratégias adotadas pelas mães e houve relatos de dúvidas sobre a melhor forma de educar. Também foram relatadas reações de contrariedade do bebê diante dos limites maternos. Em síntese, aos 12 meses, a função materna parece estar relacionada à sutil adaptação da mãe ao ritmo mais ativo do bebê, estando emocionalmente disponível às suas novas descobertas, mas também permitindo a ele experiências de frustração. |
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Sehn, Amanda SchöffelFeeburg, Natália LuzPiccinini, Cesar AugustoLopes, Rita de Cassia Sobreira2023-07-04T03:51:07Z20191413-389Xhttp://hdl.handle.net/10183/259932001169423Este estudo teve como objetivo investigar a função materna de cuidar e de educar aos 12 meses do bebê, com base em conceitos winnicotianos. Participaram 25 mães primíparas, que responderam entrevistas sobre o desenvolvimento do bebê e sobre a maternidade. Análise temática evidenciou que a função de cuidar foi marcada pelas manifestações de dependência e independência, pelas transições no desenvolvimento, bem como pela sensibilidade materna frente aos sinais e ritmo do bebê. A função de educar envolveu diferentes estratégias adotadas pelas mães e houve relatos de dúvidas sobre a melhor forma de educar. Também foram relatadas reações de contrariedade do bebê diante dos limites maternos. Em síntese, aos 12 meses, a função materna parece estar relacionada à sutil adaptação da mãe ao ritmo mais ativo do bebê, estando emocionalmente disponível às suas novas descobertas, mas também permitindo a ele experiências de frustração.This study aimed to investigate the maternal role of caring for and rearing 12-month-old babies based on Winnicott's concepts. Twenty-five primiparous mothers answered interviews about the baby's development and motherhood. Thematic analysis showed that the maternal role of caring for was marked by manifestations of dependence and independence, by the development transitions, and by maternal sensitivity to the signs and rhythm of the baby. Regarding the role of rearing, mothers reported different strategies when they needed to establish the baby's limits. They also had doubts about the best way to rear the baby, since he/she often opposed the maternal limits. In summary, at 12 months, the specificity of maternal role was related to the subtle adjustment of the mother to the more active rhythm of the baby, being emotionally available to his/her new discoveries, but also allowing his/her experiences of frustration.Este estudio tuvo como objetivo investigar la función materna de cuidar y de educar a los 12 meses del bebé. Participaron 25 madres primíparas, que respondieron entrevistas sobre el desarrollo del bebé y la maternidad. El análisis temático evidenció que la función de cuidar fue marcada por las manifestaciones de dependencia e independencia, las transiciones del desarrollo y pela sensibilidad materna frente a los señales y ritmo del bebé impregnaron el cuidar. La función de educar involucró diferentes estrategias adoptadas por las madres y hubo relatos de dudas sobre la mejor forma de educar, ya que a menudo el bebé esbozaba reacciones de contrariedad ante los límites maternos. En síntesis, a los 12 meses, la especificidad de la función materna está relacionada con la sutil adaptación de la madre al ritmo más activo del bebé, estando emocionalmente disponible a sus nuevos descubrimientos, pero también permitiéndole experiencias de frustración.application/pdfengTemas em psicologia. São Paulo. Vol. 27, n. 3 (jul./set. 2019), p. 661-676.Desenvolvimento infantilCuidado do lactenteMãe : PsicologiaEducação infantilPercepção de papelChild developmentMaternal roleCaringRearingDesarrollo infantilFunción maternaCuidarEducarMaternal adaptation in the role of caring for and rearing 12-month-old babiesAdaptações maternas envolvidas na função de cuidar e educar aos 12 meses do bebê Adaptaciones maternas en la función de cuidar y educar a los 12 meses del bebé info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169423.pdf.txt001169423.pdf.txtExtracted Texttext/plain67350http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259932/2/001169423.pdf.txt5215768b80ac632857e43f971f937fbbMD52ORIGINAL001169423.pdfTexto completo (inglês)application/pdf744768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259932/1/001169423.pdf66ea4a7434a35d376fe62b9c6fec6adbMD5110183/2599322023-07-05 03:49:15.264906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259932Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-05T06:49:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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