Planeta Rooda 2.0 : desenvolvimento de projetos voltados a alunos com dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grande, Tássia Priscila Fagundes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77303
Resumo: O objetivo do presente estudo é analisar possibilidades de uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Planeta Rooda 2.0 por professores do ensino fundamental com foco no desenvolvimento de projetos voltados a alunos que apresentam “dificuldades de aprendizagem”. Foram levantados aspectos referentes ao uso das Tecnologias da Informação nas escolas, assim como no cotidiano das crianças, especialmente, as que apresentam dificuldades de aprendizagens relacionadas à, principalmente, leitura e oralidade. É apresentado o AVA Planeta Rooda 2.0 e suas possibilidades no que se refere ao apoio as práticas pedagógicas. Para a coleta de dados, foi realizado um curso de extensão de 30 horas, voltado a professores do ensino Fundamental e alunos da Licenciatura, no total de oito participantes. As aulas ocorreram no Laboratório de Informática do Ensino Superior, na Faculdade de Educação da UFRGS. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, a partir de um grupo focal (coleta de dados). O Planeta Rooda 2.02.0 foi apresentado aos participantes no decorrer das aulas. Neste contexto houve a proposta de elaboração de projetos no ambiente, que atendessem as necessidades de alunos com dificuldade de aprendizagem. Através da análise de dados foi possível inferir que os professores podem elaborar projetos através do AVA Planeta Rooda 2.0 destinados a alunos com dificuldades de aprendizagem.
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