Hora de brincar : onde está a professora?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Taiane dos Reis
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27402
Resumo: No presente trabalho objetivo investigar a ação docente nos momentos de brincar livre das crianças de educação infantil. Apresento uma reflexão acerca da importância do brincar para o desenvolvimento das crianças e sobre como as professoras têm desenvolvido esse essencial momento pedagógico. A coleta de dados ocorreu através de entrevista estruturada com oito professoras das redes públicas e privadas de ensino da região metropolitana de Porto Alegre, as quais se dispuseram a participar de meu estudo. Analiso suas concepções e ações, ou seja, o que pensam sobre o brincar, o que propõem de brincadeiras e o que fazem enquanto as crianças brincam. Utilizo-me de autores como, Jean Piaget, Tânia Fortuna, entre outros. Alguns elementos encontrados na fala das professoras, são fundamentais para compreender os resultados finais da pesquisa – que embora não sejam determinantes, são indispensáveis na reflexão acerca da ação docente – apontando questões como, condições de trabalho e motivação profissional como pontos-chave para o fazer pedagógico em relação ao brincar.
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