Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Adália da Silveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71929
Resumo: A escola é o lugar que acolhe a diversidade de forma global, onde ingressam indivíduos diversos, cada um carregando consigo uma história de vida. Diversidade esta que reúne diferenças motoras, de raças, de etnias, culturais, intelectuais, sociais, de personalidade e sensoriais. Sendo assim o professor precisa dispor de muita criatividade, de uma série de estratégias, de apoio escolar, do auxílio das famílias e de amor ao seu trabalho, para que o processo de uma educação para todos tenha êxito. O presente trabalho analisa uma situação vivida na prática do estágio voltada para a valorização das diferenças individuais, utilizando-se delas para desencadear uma rede de aprendizagens, onde o outro é valorizado e respeitado por todos. Apresenta considerações a respeito de diferenças e preconceito e dos estigmas que surgem a partir deles. Também enfatiza a grande importância de uma boa prática pedagógica como aliada do professor nesse trabalho e do papel da família na vida escolar dos filhos, apoiando e repassando valores a eles. Destaca também que essa parceria família-escola vem a somar pontos na formação de sujeitos mais justos e atuantes na sociedade, capazes de transformar a sua realidade, na construção de um mundo melhor e mais humano.
id UFRGS-2_26910141bf8a058ad472ffc434a0903e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71929
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Ana Adália da SilveiraPasserino, Liliana Maria2013-05-25T01:46:04Z2011http://hdl.handle.net/10183/71929000880677A escola é o lugar que acolhe a diversidade de forma global, onde ingressam indivíduos diversos, cada um carregando consigo uma história de vida. Diversidade esta que reúne diferenças motoras, de raças, de etnias, culturais, intelectuais, sociais, de personalidade e sensoriais. Sendo assim o professor precisa dispor de muita criatividade, de uma série de estratégias, de apoio escolar, do auxílio das famílias e de amor ao seu trabalho, para que o processo de uma educação para todos tenha êxito. O presente trabalho analisa uma situação vivida na prática do estágio voltada para a valorização das diferenças individuais, utilizando-se delas para desencadear uma rede de aprendizagens, onde o outro é valorizado e respeitado por todos. Apresenta considerações a respeito de diferenças e preconceito e dos estigmas que surgem a partir deles. Também enfatiza a grande importância de uma boa prática pedagógica como aliada do professor nesse trabalho e do papel da família na vida escolar dos filhos, apoiando e repassando valores a eles. Destaca também que essa parceria família-escola vem a somar pontos na formação de sujeitos mais justos e atuantes na sociedade, capazes de transformar a sua realidade, na construção de um mundo melhor e mais humano.The school is the place that welcomes diversity as a whole, where several individuals join, each carrying with it a life story. This diversity that brings together motor differences, races, ethnicities, cultural, intellectual, social, personality and sensory. So the teacher needs to have a lot of creativity, a series of strategies, school support, aid families and love their work so that the process of education for all to succeed. This paper analyzes a situation experienced in the practice of the stage facing the appreciation of individual differences, using them to trigger a network of learning, where the other is valued and respected by all. Presents considerations about the differences and prejudices and stigmas that arise from them. It also emphasizes the importance of good teaching practice the teacher as an ally in this work and the role of families in school life of children by supporting and passing values to them. It also emphasizes that family-school partnership is to score points in the formation of more fair and active in society, able to transform your reality, in building a better and more humane.application/pdfporDiferençaPreconceitoEducação infantilDifferencesDiversityTeaching practiceSchoolFamilyDiferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880677.pdf000880677.pdfTexto completoapplication/pdf1194551http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71929/1/000880677.pdfafe41818d1eeffc47859a9c13ed79d73MD51TEXT000880677.pdf.txt000880677.pdf.txtExtracted Texttext/plain53970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71929/2/000880677.pdf.txtb32a82ee2bd6d8d8bca5da52175e8b19MD52THUMBNAIL000880677.pdf.jpg000880677.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71929/3/000880677.pdf.jpg89af14e8b3a00ecb247ffd723f8a7ff0MD5310183/719292018-10-17 08:02:52.34oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71929Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:02:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil
title Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil
spellingShingle Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil
Martins, Ana Adália da Silveira
Diferença
Preconceito
Educação infantil
Differences
Diversity
Teaching practice
School
Family
title_short Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil
title_full Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil
title_fullStr Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil
title_full_unstemmed Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil
title_sort Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil
author Martins, Ana Adália da Silveira
author_facet Martins, Ana Adália da Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Adália da Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passerino, Liliana Maria
contributor_str_mv Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Diferença
Preconceito
Educação infantil
topic Diferença
Preconceito
Educação infantil
Differences
Diversity
Teaching practice
School
Family
dc.subject.eng.fl_str_mv Differences
Diversity
Teaching practice
School
Family
description A escola é o lugar que acolhe a diversidade de forma global, onde ingressam indivíduos diversos, cada um carregando consigo uma história de vida. Diversidade esta que reúne diferenças motoras, de raças, de etnias, culturais, intelectuais, sociais, de personalidade e sensoriais. Sendo assim o professor precisa dispor de muita criatividade, de uma série de estratégias, de apoio escolar, do auxílio das famílias e de amor ao seu trabalho, para que o processo de uma educação para todos tenha êxito. O presente trabalho analisa uma situação vivida na prática do estágio voltada para a valorização das diferenças individuais, utilizando-se delas para desencadear uma rede de aprendizagens, onde o outro é valorizado e respeitado por todos. Apresenta considerações a respeito de diferenças e preconceito e dos estigmas que surgem a partir deles. Também enfatiza a grande importância de uma boa prática pedagógica como aliada do professor nesse trabalho e do papel da família na vida escolar dos filhos, apoiando e repassando valores a eles. Destaca também que essa parceria família-escola vem a somar pontos na formação de sujeitos mais justos e atuantes na sociedade, capazes de transformar a sua realidade, na construção de um mundo melhor e mais humano.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-25T01:46:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71929
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880677
url http://hdl.handle.net/10183/71929
identifier_str_mv 000880677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71929/1/000880677.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71929/2/000880677.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71929/3/000880677.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv afe41818d1eeffc47859a9c13ed79d73
b32a82ee2bd6d8d8bca5da52175e8b19
89af14e8b3a00ecb247ffd723f8a7ff0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224447588302848