Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71929 |
Resumo: | A escola é o lugar que acolhe a diversidade de forma global, onde ingressam indivíduos diversos, cada um carregando consigo uma história de vida. Diversidade esta que reúne diferenças motoras, de raças, de etnias, culturais, intelectuais, sociais, de personalidade e sensoriais. Sendo assim o professor precisa dispor de muita criatividade, de uma série de estratégias, de apoio escolar, do auxílio das famílias e de amor ao seu trabalho, para que o processo de uma educação para todos tenha êxito. O presente trabalho analisa uma situação vivida na prática do estágio voltada para a valorização das diferenças individuais, utilizando-se delas para desencadear uma rede de aprendizagens, onde o outro é valorizado e respeitado por todos. Apresenta considerações a respeito de diferenças e preconceito e dos estigmas que surgem a partir deles. Também enfatiza a grande importância de uma boa prática pedagógica como aliada do professor nesse trabalho e do papel da família na vida escolar dos filhos, apoiando e repassando valores a eles. Destaca também que essa parceria família-escola vem a somar pontos na formação de sujeitos mais justos e atuantes na sociedade, capazes de transformar a sua realidade, na construção de um mundo melhor e mais humano. |
id |
UFRGS-2_26910141bf8a058ad472ffc434a0903e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71929 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Ana Adália da SilveiraPasserino, Liliana Maria2013-05-25T01:46:04Z2011http://hdl.handle.net/10183/71929000880677A escola é o lugar que acolhe a diversidade de forma global, onde ingressam indivíduos diversos, cada um carregando consigo uma história de vida. Diversidade esta que reúne diferenças motoras, de raças, de etnias, culturais, intelectuais, sociais, de personalidade e sensoriais. Sendo assim o professor precisa dispor de muita criatividade, de uma série de estratégias, de apoio escolar, do auxílio das famílias e de amor ao seu trabalho, para que o processo de uma educação para todos tenha êxito. O presente trabalho analisa uma situação vivida na prática do estágio voltada para a valorização das diferenças individuais, utilizando-se delas para desencadear uma rede de aprendizagens, onde o outro é valorizado e respeitado por todos. Apresenta considerações a respeito de diferenças e preconceito e dos estigmas que surgem a partir deles. Também enfatiza a grande importância de uma boa prática pedagógica como aliada do professor nesse trabalho e do papel da família na vida escolar dos filhos, apoiando e repassando valores a eles. Destaca também que essa parceria família-escola vem a somar pontos na formação de sujeitos mais justos e atuantes na sociedade, capazes de transformar a sua realidade, na construção de um mundo melhor e mais humano.The school is the place that welcomes diversity as a whole, where several individuals join, each carrying with it a life story. This diversity that brings together motor differences, races, ethnicities, cultural, intellectual, social, personality and sensory. So the teacher needs to have a lot of creativity, a series of strategies, school support, aid families and love their work so that the process of education for all to succeed. This paper analyzes a situation experienced in the practice of the stage facing the appreciation of individual differences, using them to trigger a network of learning, where the other is valued and respected by all. Presents considerations about the differences and prejudices and stigmas that arise from them. It also emphasizes the importance of good teaching practice the teacher as an ally in this work and the role of families in school life of children by supporting and passing values to them. It also emphasizes that family-school partnership is to score points in the formation of more fair and active in society, able to transform your reality, in building a better and more humane.application/pdfporDiferençaPreconceitoEducação infantilDifferencesDiversityTeaching practiceSchoolFamilyDiferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880677.pdf000880677.pdfTexto completoapplication/pdf1194551http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71929/1/000880677.pdfafe41818d1eeffc47859a9c13ed79d73MD51TEXT000880677.pdf.txt000880677.pdf.txtExtracted Texttext/plain53970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71929/2/000880677.pdf.txtb32a82ee2bd6d8d8bca5da52175e8b19MD52THUMBNAIL000880677.pdf.jpg000880677.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71929/3/000880677.pdf.jpg89af14e8b3a00ecb247ffd723f8a7ff0MD5310183/719292018-10-17 08:02:52.34oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71929Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:02:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil |
title |
Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil |
spellingShingle |
Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil Martins, Ana Adália da Silveira Diferença Preconceito Educação infantil Differences Diversity Teaching practice School Family |
title_short |
Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil |
title_full |
Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil |
title_fullStr |
Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil |
title_sort |
Diferenças e preconceitos : um trabalho de superação na educação infantil |
author |
Martins, Ana Adália da Silveira |
author_facet |
Martins, Ana Adália da Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ana Adália da Silveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passerino, Liliana Maria |
contributor_str_mv |
Passerino, Liliana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diferença Preconceito Educação infantil |
topic |
Diferença Preconceito Educação infantil Differences Diversity Teaching practice School Family |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Differences Diversity Teaching practice School Family |
description |
A escola é o lugar que acolhe a diversidade de forma global, onde ingressam indivíduos diversos, cada um carregando consigo uma história de vida. Diversidade esta que reúne diferenças motoras, de raças, de etnias, culturais, intelectuais, sociais, de personalidade e sensoriais. Sendo assim o professor precisa dispor de muita criatividade, de uma série de estratégias, de apoio escolar, do auxílio das famílias e de amor ao seu trabalho, para que o processo de uma educação para todos tenha êxito. O presente trabalho analisa uma situação vivida na prática do estágio voltada para a valorização das diferenças individuais, utilizando-se delas para desencadear uma rede de aprendizagens, onde o outro é valorizado e respeitado por todos. Apresenta considerações a respeito de diferenças e preconceito e dos estigmas que surgem a partir deles. Também enfatiza a grande importância de uma boa prática pedagógica como aliada do professor nesse trabalho e do papel da família na vida escolar dos filhos, apoiando e repassando valores a eles. Destaca também que essa parceria família-escola vem a somar pontos na formação de sujeitos mais justos e atuantes na sociedade, capazes de transformar a sua realidade, na construção de um mundo melhor e mais humano. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-25T01:46:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71929 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880677 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71929 |
identifier_str_mv |
000880677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71929/1/000880677.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71929/2/000880677.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71929/3/000880677.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
afe41818d1eeffc47859a9c13ed79d73 b32a82ee2bd6d8d8bca5da52175e8b19 89af14e8b3a00ecb247ffd723f8a7ff0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224447588302848 |