O uso do scratch no ensino fundamental anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toreti, Selene
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194929
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre o uso da linguagem de programação utilizando a plataforma Scratch com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo abordar a importância da programação como forma de uma educação ativa, criativa, baseada no protagonismo. Mostra como a programação pode ser usada como uma ferramenta para a interdisciplinaridade na escola. O Scratch foi determinante por sua funcionalidade e adequação à faixa etária, por apresentar muitas possibilidades no desenvolvimento cognitivo; raciocinar, tomar decisões, analisar os erros, aprender a fazer e elaborar hipóteses para buscar soluções. Este trabalho apresenta a plataforma desenvolvida, assim como a experiência adquirida até o momento. De forma geral, pode-se notar que o Scratch permitiu desenvolver o pensamento computacional, assim como possibilitou a inclusão digital. A aplicação da plataforma com estes alunos alcançou os objetivos propostos e confirmou a possibilidade de desenvolver a construção do pensamento e a eficácia do uso do Scracht nas aulas de informática educativa, bem como em outras disciplinas.
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