Olhares sobre a produção de vídeo em sala de aula-

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabany, Darlene Vilanova
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95928
Resumo: Percebe-se que a utilização de equipamentos digitais é muito comum, principalmente entre adolescentes, tornando-se peça indispensável em qualquer classe social. Com estes artefatos os jovens realizam várias atividades como forma de divertimento e entretenimento. Entre estas está a produção e divulgação de vídeos. Levando-se em consideração esta tendência natural deste público, este trabalho tem como objetivo apresentar como os sujeitos de uma produção de vídeo percebem esta atividade. O público alvo do estudo são alunos, de duas turmas de 6ª série, e seus professores de uma Escola Pública do Ensino Fundamental. Para ajudar a compreender o processo foram utilizados os estudos de Vygotsky na área do desenvolvimento intelectual. Por tratar-se de uma questão social, foi escolhida a pesquisa qualitativa. Como resultado do trabalho obteve-se a resposta de que as percepções de professores e alunos são diferentes e as aprendizagens vão além do conhecimento cognitivo.
id UFRGS-2_27aff396fe5d95ce9bef6d217cddf1ee
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95928
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sabany, Darlene VilanovaAmaral, Érico Marcelo Hoff do2014-06-03T02:03:45Z2012http://hdl.handle.net/10183/95928000913463Percebe-se que a utilização de equipamentos digitais é muito comum, principalmente entre adolescentes, tornando-se peça indispensável em qualquer classe social. Com estes artefatos os jovens realizam várias atividades como forma de divertimento e entretenimento. Entre estas está a produção e divulgação de vídeos. Levando-se em consideração esta tendência natural deste público, este trabalho tem como objetivo apresentar como os sujeitos de uma produção de vídeo percebem esta atividade. O público alvo do estudo são alunos, de duas turmas de 6ª série, e seus professores de uma Escola Pública do Ensino Fundamental. Para ajudar a compreender o processo foram utilizados os estudos de Vygotsky na área do desenvolvimento intelectual. Por tratar-se de uma questão social, foi escolhida a pesquisa qualitativa. Como resultado do trabalho obteve-se a resposta de que as percepções de professores e alunos são diferentes e as aprendizagens vão além do conhecimento cognitivo.It is noticed that the use of digital equipment is very common, especially among teenagers, becoming indispensable part in any social class. With these artifacts youngsters run numerous activities as a form of fun and entertainment. Among these is the production and dissemination of videos. Taking into account this natural tendency of this audience, this work aims to show how the individuals of a video production notice this activity. The target audience of the study is students from two classes of 6th grade and their teachers in a Public and Elementary School. To help to understand the process, were used the Vygotsky's studies of intellectual development. As this is a social issue, was chosen qualitative research. As a result of this work was obtained the answer that the perceptions of teachers and students are different and learning go beyond cognitive knowledge.application/pdfporVídeoMídia eletrônicaEducaçãoVideoMediaEducationOlhares sobre a produção de vídeo em sala de aula-info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913463.pdf000913463.pdfTexto completoapplication/pdf495210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95928/1/000913463.pdf5e563f4e0c8ac9d631709065b69be2ffMD51TEXT000913463.pdf.txt000913463.pdf.txtExtracted Texttext/plain62142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95928/2/000913463.pdf.txtf14b9d9201bae9b154c8ed83b1443c04MD52THUMBNAIL000913463.pdf.jpg000913463.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95928/3/000913463.pdf.jpgc50e65b3e5be7b311fd14558b30671a8MD5310183/959282018-10-16 07:57:32.325oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95928Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:57:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Olhares sobre a produção de vídeo em sala de aula-
title Olhares sobre a produção de vídeo em sala de aula-
spellingShingle Olhares sobre a produção de vídeo em sala de aula-
Sabany, Darlene Vilanova
Vídeo
Mídia eletrônica
Educação
Video
Media
Education
title_short Olhares sobre a produção de vídeo em sala de aula-
title_full Olhares sobre a produção de vídeo em sala de aula-
title_fullStr Olhares sobre a produção de vídeo em sala de aula-
title_full_unstemmed Olhares sobre a produção de vídeo em sala de aula-
title_sort Olhares sobre a produção de vídeo em sala de aula-
author Sabany, Darlene Vilanova
author_facet Sabany, Darlene Vilanova
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabany, Darlene Vilanova
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral, Érico Marcelo Hoff do
contributor_str_mv Amaral, Érico Marcelo Hoff do
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeo
Mídia eletrônica
Educação
topic Vídeo
Mídia eletrônica
Educação
Video
Media
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Video
Media
Education
description Percebe-se que a utilização de equipamentos digitais é muito comum, principalmente entre adolescentes, tornando-se peça indispensável em qualquer classe social. Com estes artefatos os jovens realizam várias atividades como forma de divertimento e entretenimento. Entre estas está a produção e divulgação de vídeos. Levando-se em consideração esta tendência natural deste público, este trabalho tem como objetivo apresentar como os sujeitos de uma produção de vídeo percebem esta atividade. O público alvo do estudo são alunos, de duas turmas de 6ª série, e seus professores de uma Escola Pública do Ensino Fundamental. Para ajudar a compreender o processo foram utilizados os estudos de Vygotsky na área do desenvolvimento intelectual. Por tratar-se de uma questão social, foi escolhida a pesquisa qualitativa. Como resultado do trabalho obteve-se a resposta de que as percepções de professores e alunos são diferentes e as aprendizagens vão além do conhecimento cognitivo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95928
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913463
url http://hdl.handle.net/10183/95928
identifier_str_mv 000913463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95928/1/000913463.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95928/2/000913463.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95928/3/000913463.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e563f4e0c8ac9d631709065b69be2ff
f14b9d9201bae9b154c8ed83b1443c04
c50e65b3e5be7b311fd14558b30671a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465802067968