Por uma pedagogia da autonomia moral : as conexões entre as teorias da moralidade de Piaget e Habermas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fávero, Alcemira Maria
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/5070
Resumo: O presente estudo debruça-se sobre o problema da educação moral no contexto plural da contemporaneidade. O texto examina as relações entre desenvolvimento moral e consciência, entre consciência moral e linguagem, entre aprendizagem e a construção da personalidade moral. Procura oferecer, com base nas teorias morais de Jean Piaget e de Jurgen Habermas, pistas para que na prática pedagógica da instituição escolar haja espaço para a educação moral. A educação moral não pode mais ser compreendida como mera transmissão de valores e como orientações para uma vida virtuosa, mas entendida como um espaço onde os educandos possam participar ativamente como sujeito de sua formação moral. Através de uma prática pedagógica reflexiva e dialógica espera-se motivar os educandos a se preocuparem com as questões que dizem respeito à vida ética e que possam tomar decisões morais com responsabilidade. O texto traz também uma reconstrução das principais idéias que fundamentam as teorias morais de Piaget e Habermas a partir das obras: O juízo moral na criança e Consciência moral e agir comunicativo. O estudo realizado sobre esses autores permitiu uma reflexão sobre a possibilidade de uma pedagogia da autonomia moral, sintetizada em três idéias centrais: o desenvolvimento da consciência moral na criança em Piaget, a estrutura comunicativa da consciência moral na interpretação de Habermas e a relação entre consciência moral comunicativa e educação moral.
id URGS_bb827f5c1a64027eeb72de6a675b6d2d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5070
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fávero, Alcemira MariaMartini, Rosa Maria Filippozzi2007-06-06T17:42:09Z2005http://hdl.handle.net/10183/5070000509485O presente estudo debruça-se sobre o problema da educação moral no contexto plural da contemporaneidade. O texto examina as relações entre desenvolvimento moral e consciência, entre consciência moral e linguagem, entre aprendizagem e a construção da personalidade moral. Procura oferecer, com base nas teorias morais de Jean Piaget e de Jurgen Habermas, pistas para que na prática pedagógica da instituição escolar haja espaço para a educação moral. A educação moral não pode mais ser compreendida como mera transmissão de valores e como orientações para uma vida virtuosa, mas entendida como um espaço onde os educandos possam participar ativamente como sujeito de sua formação moral. Através de uma prática pedagógica reflexiva e dialógica espera-se motivar os educandos a se preocuparem com as questões que dizem respeito à vida ética e que possam tomar decisões morais com responsabilidade. O texto traz também uma reconstrução das principais idéias que fundamentam as teorias morais de Piaget e Habermas a partir das obras: O juízo moral na criança e Consciência moral e agir comunicativo. O estudo realizado sobre esses autores permitiu uma reflexão sobre a possibilidade de uma pedagogia da autonomia moral, sintetizada em três idéias centrais: o desenvolvimento da consciência moral na criança em Piaget, a estrutura comunicativa da consciência moral na interpretação de Habermas e a relação entre consciência moral comunicativa e educação moral.application/pdfporPiaget, Jean, 1896-1980Habermas, Jürgen, 1929-Educação moralDesenvolvimento moralConsciência moralÉticaPor uma pedagogia da autonomia moral : as conexões entre as teorias da moralidade de Piaget e Habermasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000509485.pdf000509485.pdfTexto completoapplication/pdf676764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5070/1/000509485.pdfb52b2e8ccb9277adc4e33d8c79390805MD51TEXT000509485.pdf.txt000509485.pdf.txtExtracted Texttext/plain367333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5070/2/000509485.pdf.txtde56cb55d7e0397434bc6ac73f7b29caMD52THUMBNAIL000509485.pdf.jpg000509485.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1239http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5070/3/000509485.pdf.jpgfb9c0023b6e7a21f71431191503f1ca4MD5310183/50702018-10-08 08:46:55.825oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5070Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:46:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Por uma pedagogia da autonomia moral : as conexões entre as teorias da moralidade de Piaget e Habermas
title Por uma pedagogia da autonomia moral : as conexões entre as teorias da moralidade de Piaget e Habermas
spellingShingle Por uma pedagogia da autonomia moral : as conexões entre as teorias da moralidade de Piaget e Habermas
Fávero, Alcemira Maria
Piaget, Jean, 1896-1980
Habermas, Jürgen, 1929-
Educação moral
Desenvolvimento moral
Consciência moral
Ética
title_short Por uma pedagogia da autonomia moral : as conexões entre as teorias da moralidade de Piaget e Habermas
title_full Por uma pedagogia da autonomia moral : as conexões entre as teorias da moralidade de Piaget e Habermas
title_fullStr Por uma pedagogia da autonomia moral : as conexões entre as teorias da moralidade de Piaget e Habermas
title_full_unstemmed Por uma pedagogia da autonomia moral : as conexões entre as teorias da moralidade de Piaget e Habermas
title_sort Por uma pedagogia da autonomia moral : as conexões entre as teorias da moralidade de Piaget e Habermas
author Fávero, Alcemira Maria
author_facet Fávero, Alcemira Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fávero, Alcemira Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martini, Rosa Maria Filippozzi
contributor_str_mv Martini, Rosa Maria Filippozzi
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget, Jean, 1896-1980
Habermas, Jürgen, 1929-
Educação moral
Desenvolvimento moral
Consciência moral
Ética
topic Piaget, Jean, 1896-1980
Habermas, Jürgen, 1929-
Educação moral
Desenvolvimento moral
Consciência moral
Ética
description O presente estudo debruça-se sobre o problema da educação moral no contexto plural da contemporaneidade. O texto examina as relações entre desenvolvimento moral e consciência, entre consciência moral e linguagem, entre aprendizagem e a construção da personalidade moral. Procura oferecer, com base nas teorias morais de Jean Piaget e de Jurgen Habermas, pistas para que na prática pedagógica da instituição escolar haja espaço para a educação moral. A educação moral não pode mais ser compreendida como mera transmissão de valores e como orientações para uma vida virtuosa, mas entendida como um espaço onde os educandos possam participar ativamente como sujeito de sua formação moral. Através de uma prática pedagógica reflexiva e dialógica espera-se motivar os educandos a se preocuparem com as questões que dizem respeito à vida ética e que possam tomar decisões morais com responsabilidade. O texto traz também uma reconstrução das principais idéias que fundamentam as teorias morais de Piaget e Habermas a partir das obras: O juízo moral na criança e Consciência moral e agir comunicativo. O estudo realizado sobre esses autores permitiu uma reflexão sobre a possibilidade de uma pedagogia da autonomia moral, sintetizada em três idéias centrais: o desenvolvimento da consciência moral na criança em Piaget, a estrutura comunicativa da consciência moral na interpretação de Habermas e a relação entre consciência moral comunicativa e educação moral.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:42:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/5070
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000509485
url http://hdl.handle.net/10183/5070
identifier_str_mv 000509485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5070/1/000509485.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5070/2/000509485.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5070/3/000509485.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b52b2e8ccb9277adc4e33d8c79390805
de56cb55d7e0397434bc6ac73f7b29ca
fb9c0023b6e7a21f71431191503f1ca4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085048738643968