Ansiedade informacional : o caso dos estudantes do Emancipa da unidade Centro Histórico de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Stheve Balbinotti
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212474
Resumo: Considerando os possíveis problemas causados pelo excesso e/ou falta de informação durante os estudos para o vestibular da UFRGS e das provas do Enem, este trabalho tem como objetivo investigar os principais sintomas de ansiedade informacional nos alunos do Emancipa Cursinho Popular Pré-Universitário da unidade Centro Histórico de Porto Alegre. A trajetória metodológica deu-se através de uma pesquisa de natureza básica, abordagem mista, tipo de pesquisa descritiva, pesquisa de levantamento e a coleta dos dados a partir de questionário, respondido por 35 alunos. Um breve perfil dos alunos foi traçado e constatou-se que 70% são do sexo feminino, 51% vivem com uma renda total de até dois salários mínimos, em torno de 82% frequentaram somente escolas públicas, 70% não contam com bibliotecas públicas ou privadas que possam frequentar nos bairros em que residem, somente cinco pais concluíram o ensino superior e os alunos fazem parte das chamadas gerações Y e Z. Descobriu-se que as cinco fontes de informação mais utilizadas pelos alunos durantes os estudos são a Internet, livros, filmes e vídeos, pessoas e fontes históricas. Percebeu-se que a maioria dos alunos acredita que o grande volume de informações disponibilizadas mais auxilia do que prejudica os estudos, porém, são cercados por incertezas e medos diante da tomada de decisão na hora das escolhas das informações e das fontes que devem escolher. Foi constatado que o esquecimento, nervosismo, sentimento de culpa, insônia, medos e a angústia são os principais sintomas que os alunos apresentam em decorrência do excesso de informações exigidas ou disponibilizadas durante os estudos. Conclui-se que os fatores econômicos e sociais presentes no contexto dos estudantes do Emancipa da unidade do Centro Histórico de Porto Alegre podem facilitar a presença da ansiedade informacional na rotina de estudos dos alunos e que alguns deles já apresentam sintomas e características que podem ser decorrentes da ansiedade informacional.
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Um breve perfil dos alunos foi traçado e constatou-se que 70% são do sexo feminino, 51% vivem com uma renda total de até dois salários mínimos, em torno de 82% frequentaram somente escolas públicas, 70% não contam com bibliotecas públicas ou privadas que possam frequentar nos bairros em que residem, somente cinco pais concluíram o ensino superior e os alunos fazem parte das chamadas gerações Y e Z. Descobriu-se que as cinco fontes de informação mais utilizadas pelos alunos durantes os estudos são a Internet, livros, filmes e vídeos, pessoas e fontes históricas. Percebeu-se que a maioria dos alunos acredita que o grande volume de informações disponibilizadas mais auxilia do que prejudica os estudos, porém, são cercados por incertezas e medos diante da tomada de decisão na hora das escolhas das informações e das fontes que devem escolher. Foi constatado que o esquecimento, nervosismo, sentimento de culpa, insônia, medos e a angústia são os principais sintomas que os alunos apresentam em decorrência do excesso de informações exigidas ou disponibilizadas durante os estudos. Conclui-se que os fatores econômicos e sociais presentes no contexto dos estudantes do Emancipa da unidade do Centro Histórico de Porto Alegre podem facilitar a presença da ansiedade informacional na rotina de estudos dos alunos e que alguns deles já apresentam sintomas e características que podem ser decorrentes da ansiedade informacional.Considering the possible problems caused by the excess and/or lack of information during the studies for the UFRGS entrance exam and the Enem exams, this paper aims to investigate the main characteristics of informational anxiety in the students of the Emancipa Popular Pre College Entrance Exam of Historic Center of Porto Alegre. A methodological trajectory occurred through a basic research, mixed approach, type of descriptive research, survey and data collection from a questionnaire, answered by 35 students. A brief profile of the students was drawn and it was found that 70% are female, 51% live with a total income of up to two minimum wages, around 82% attended only public schools, 70% do not have public or private libraries that can attend neighborhoods where they live, only five parents have completed higher education and students are part of so-called generations Y and Z. It has been found that the five most used sources of information for students during their studies are the Internet, books, movies and videos, people and historical sources. It was noticed that most students believe that the large volume of information available, helps more than harms their studies, however, they are surrounded by uncertainties and fears about decision-making when choosing which information and sources to choose. It was found that forgetfulness, nervousness, feelings of guilt, insomnia, fears and anxiety are the main symptoms that students present due to the excess of information required or made available during the studies. It was concluded that the economic and social factors presents in the context of Emancipa Popular Pre College Entrance Exam of Historic Center of Porto Alegre may facilitate the presence of informational anxiety in the students' study routine and that some of them already have symptoms and characteristics that may be due to informational anxiety.application/pdfporComportamento informacionalEducação popularInformation anxietyPre-university coursePopular educationLibrarianshipAnsiedade informacional : o caso dos estudantes do Emancipa da unidade Centro Histórico de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116387.pdf.txt001116387.pdf.txtExtracted Texttext/plain179164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212474/2/001116387.pdf.txt5c4c66fa07f88688497ba17fdcaa8175MD52ORIGINAL001116387.pdfTexto completoapplication/pdf889587http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212474/1/001116387.pdfbdee355280b40e7fb9ead6c422a58ceaMD5110183/2124742020-07-30 03:38:47.113752oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212474Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-30T06:38:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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