Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263542 |
Resumo: | O presente artigo apresenta resultados obtidos na pesquisa sobre produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue, desenvolvida por pesquisadoras do Grupo Interinstitucional de Pes-quisa em Educação de Surdos – GIPES. Ao tomar a educação de surdos e seus contornos como obje-to e foco desta pesquisa, compreendemo-la como um campo discursivo que mobiliza diferentes sig-nificações em torno de temáticas como cultura surda, produção de subjetividades surdas, expe-riência visual, artefatos da cultura surda, currículo escolar, espaços de ensino-aprendizagem e língua de sinais. Interessa-nos analisar a situação do con-texto cultural e linguístico das escolas específicas de surdos no que tange às questões da matrícula dos alunos surdos nas escolas específicas do Rio Grande do Sul, bem como, atentar às diferentes formas como as noções de cultura surda vêm sen-do articuladas à educação bilingue no contexto das escolas de surdos investigadas. |
id |
UFRGS-2_2841f98c31a8b7e08739e96a0d9812df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263542 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Karnopp, Lodenir BeckerKlein, MadalenaLunardi-Lazzarin, Márcia Lise2023-08-16T03:30:09Z20212525-6203http://hdl.handle.net/10183/263542001173737O presente artigo apresenta resultados obtidos na pesquisa sobre produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue, desenvolvida por pesquisadoras do Grupo Interinstitucional de Pes-quisa em Educação de Surdos – GIPES. Ao tomar a educação de surdos e seus contornos como obje-to e foco desta pesquisa, compreendemo-la como um campo discursivo que mobiliza diferentes sig-nificações em torno de temáticas como cultura surda, produção de subjetividades surdas, expe-riência visual, artefatos da cultura surda, currículo escolar, espaços de ensino-aprendizagem e língua de sinais. Interessa-nos analisar a situação do con-texto cultural e linguístico das escolas específicas de surdos no que tange às questões da matrícula dos alunos surdos nas escolas específicas do Rio Grande do Sul, bem como, atentar às diferentes formas como as noções de cultura surda vêm sen-do articuladas à educação bilingue no contexto das escolas de surdos investigadas.This article presents the results obtained on the re-search about cultural deaf productions in the context of bilingual education, de-veloped by GIPES – Interins-titutional Research Group on Deaf Education – researchers. When taking deaf education and its surroundings as the object and focus of this re-search, we understand it as a discursive field which mo-bilizes different meanings concerning themes such as: deaf culture, production of deaf subjectivities, visual ex-perience, deaf culture arti-facts, scholar curriculum, tea-ching-learning environments, and sign language. We are interested in analyzing the situation of the cultural and linguistic contexts of the specific deaf schools, concer-ning questions of deaf stu-dents’ enrollments in specific schools in Rio Grande do Sul, as well as to look at the diffe-rent ways that the notions of deaf culture has been articu-lated to the bilingual educa-tion in the context of the deaf schools investigated.application/pdfporEspaço. Rio de Janeiro, RJ. N. 56 (jul./dez. 2021), p. 61-77Cotidiano escolarLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)SurdosEstudos culturaisDeaf schoolsBilingual educationDeaf cultureVisual experienceSchool routineProduções culturais surdas no contexto da educação bilíngueDeaf cultural productions in the bilingual education contex info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173737.pdf.txt001173737.pdf.txtExtracted Texttext/plain35506http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263542/2/001173737.pdf.txt2cce01b179b9c0479b9eafd1b4a7a786MD52ORIGINAL001173737.pdfTexto completoapplication/pdf1067275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263542/1/001173737.pdfa00811a9f30abfb559eb6da74cd49452MD5110183/2635422023-08-17 03:33:34.833825oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263542Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-17T06:33:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Deaf cultural productions in the bilingual education contex |
title |
Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue |
spellingShingle |
Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue Karnopp, Lodenir Becker Cotidiano escolar Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Surdos Estudos culturais Deaf schools Bilingual education Deaf culture Visual experience School routine |
title_short |
Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue |
title_full |
Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue |
title_fullStr |
Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue |
title_full_unstemmed |
Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue |
title_sort |
Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue |
author |
Karnopp, Lodenir Becker |
author_facet |
Karnopp, Lodenir Becker Klein, Madalena Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise |
author_role |
author |
author2 |
Klein, Madalena Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karnopp, Lodenir Becker Klein, Madalena Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cotidiano escolar Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Surdos Estudos culturais |
topic |
Cotidiano escolar Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Surdos Estudos culturais Deaf schools Bilingual education Deaf culture Visual experience School routine |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Deaf schools Bilingual education Deaf culture Visual experience School routine |
description |
O presente artigo apresenta resultados obtidos na pesquisa sobre produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue, desenvolvida por pesquisadoras do Grupo Interinstitucional de Pes-quisa em Educação de Surdos – GIPES. Ao tomar a educação de surdos e seus contornos como obje-to e foco desta pesquisa, compreendemo-la como um campo discursivo que mobiliza diferentes sig-nificações em torno de temáticas como cultura surda, produção de subjetividades surdas, expe-riência visual, artefatos da cultura surda, currículo escolar, espaços de ensino-aprendizagem e língua de sinais. Interessa-nos analisar a situação do con-texto cultural e linguístico das escolas específicas de surdos no que tange às questões da matrícula dos alunos surdos nas escolas específicas do Rio Grande do Sul, bem como, atentar às diferentes formas como as noções de cultura surda vêm sen-do articuladas à educação bilingue no contexto das escolas de surdos investigadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-16T03:30:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/263542 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-6203 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173737 |
identifier_str_mv |
2525-6203 001173737 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/263542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Espaço. Rio de Janeiro, RJ. N. 56 (jul./dez. 2021), p. 61-77 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263542/2/001173737.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263542/1/001173737.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2cce01b179b9c0479b9eafd1b4a7a786 a00811a9f30abfb559eb6da74cd49452 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447836038266880 |