Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karnopp, Lodenir Becker
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Klein, Madalena, Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263542
Resumo: O presente artigo apresenta resultados obtidos na pesquisa sobre produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue, desenvolvida por pesquisadoras do Grupo Interinstitucional de Pes-quisa em Educação de Surdos – GIPES. Ao tomar a educação de surdos e seus contornos como obje-to e foco desta pesquisa, compreendemo-la como um campo discursivo que mobiliza diferentes sig-nificações em torno de temáticas como cultura surda, produção de subjetividades surdas, expe-riência visual, artefatos da cultura surda, currículo escolar, espaços de ensino-aprendizagem e língua de sinais. Interessa-nos analisar a situação do con-texto cultural e linguístico das escolas específicas de surdos no que tange às questões da matrícula dos alunos surdos nas escolas específicas do Rio Grande do Sul, bem como, atentar às diferentes formas como as noções de cultura surda vêm sen-do articuladas à educação bilingue no contexto das escolas de surdos investigadas.
id UFRGS-2_2841f98c31a8b7e08739e96a0d9812df
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263542
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Karnopp, Lodenir BeckerKlein, MadalenaLunardi-Lazzarin, Márcia Lise2023-08-16T03:30:09Z20212525-6203http://hdl.handle.net/10183/263542001173737O presente artigo apresenta resultados obtidos na pesquisa sobre produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue, desenvolvida por pesquisadoras do Grupo Interinstitucional de Pes-quisa em Educação de Surdos – GIPES. Ao tomar a educação de surdos e seus contornos como obje-to e foco desta pesquisa, compreendemo-la como um campo discursivo que mobiliza diferentes sig-nificações em torno de temáticas como cultura surda, produção de subjetividades surdas, expe-riência visual, artefatos da cultura surda, currículo escolar, espaços de ensino-aprendizagem e língua de sinais. Interessa-nos analisar a situação do con-texto cultural e linguístico das escolas específicas de surdos no que tange às questões da matrícula dos alunos surdos nas escolas específicas do Rio Grande do Sul, bem como, atentar às diferentes formas como as noções de cultura surda vêm sen-do articuladas à educação bilingue no contexto das escolas de surdos investigadas.This article presents the results obtained on the re-search about cultural deaf productions in the context of bilingual education, de-veloped by GIPES – Interins-titutional Research Group on Deaf Education – researchers. When taking deaf education and its surroundings as the object and focus of this re-search, we understand it as a discursive field which mo-bilizes different meanings concerning themes such as: deaf culture, production of deaf subjectivities, visual ex-perience, deaf culture arti-facts, scholar curriculum, tea-ching-learning environments, and sign language. We are interested in analyzing the situation of the cultural and linguistic contexts of the specific deaf schools, concer-ning questions of deaf stu-dents’ enrollments in specific schools in Rio Grande do Sul, as well as to look at the diffe-rent ways that the notions of deaf culture has been articu-lated to the bilingual educa-tion in the context of the deaf schools investigated.application/pdfporEspaço. Rio de Janeiro, RJ. N. 56 (jul./dez. 2021), p. 61-77Cotidiano escolarLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)SurdosEstudos culturaisDeaf schoolsBilingual educationDeaf cultureVisual experienceSchool routineProduções culturais surdas no contexto da educação bilíngueDeaf cultural productions in the bilingual education contex info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173737.pdf.txt001173737.pdf.txtExtracted Texttext/plain35506http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263542/2/001173737.pdf.txt2cce01b179b9c0479b9eafd1b4a7a786MD52ORIGINAL001173737.pdfTexto completoapplication/pdf1067275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263542/1/001173737.pdfa00811a9f30abfb559eb6da74cd49452MD5110183/2635422023-08-17 03:33:34.833825oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263542Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-17T06:33:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Deaf cultural productions in the bilingual education contex
title Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue
spellingShingle Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue
Karnopp, Lodenir Becker
Cotidiano escolar
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Surdos
Estudos culturais
Deaf schools
Bilingual education
Deaf culture
Visual experience
School routine
title_short Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue
title_full Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue
title_fullStr Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue
title_full_unstemmed Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue
title_sort Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue
author Karnopp, Lodenir Becker
author_facet Karnopp, Lodenir Becker
Klein, Madalena
Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
author_role author
author2 Klein, Madalena
Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Karnopp, Lodenir Becker
Klein, Madalena
Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano escolar
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Surdos
Estudos culturais
topic Cotidiano escolar
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Surdos
Estudos culturais
Deaf schools
Bilingual education
Deaf culture
Visual experience
School routine
dc.subject.eng.fl_str_mv Deaf schools
Bilingual education
Deaf culture
Visual experience
School routine
description O presente artigo apresenta resultados obtidos na pesquisa sobre produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue, desenvolvida por pesquisadoras do Grupo Interinstitucional de Pes-quisa em Educação de Surdos – GIPES. Ao tomar a educação de surdos e seus contornos como obje-to e foco desta pesquisa, compreendemo-la como um campo discursivo que mobiliza diferentes sig-nificações em torno de temáticas como cultura surda, produção de subjetividades surdas, expe-riência visual, artefatos da cultura surda, currículo escolar, espaços de ensino-aprendizagem e língua de sinais. Interessa-nos analisar a situação do con-texto cultural e linguístico das escolas específicas de surdos no que tange às questões da matrícula dos alunos surdos nas escolas específicas do Rio Grande do Sul, bem como, atentar às diferentes formas como as noções de cultura surda vêm sen-do articuladas à educação bilingue no contexto das escolas de surdos investigadas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-16T03:30:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263542
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-6203
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173737
identifier_str_mv 2525-6203
001173737
url http://hdl.handle.net/10183/263542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Espaço. Rio de Janeiro, RJ. N. 56 (jul./dez. 2021), p. 61-77
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263542/2/001173737.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263542/1/001173737.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2cce01b179b9c0479b9eafd1b4a7a786
a00811a9f30abfb559eb6da74cd49452
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225095588347904