Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vial, Ana Paula Seixas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163553
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de currículo com base em projetos pedagógicos para o ensino superior, mais especificamente na formação de professores de inglês e de tradutores. Iniciamos trazendo um panorama do que entendemos por currículo. Em seguida, discutimos o trabalho com projetos e o papel do professor e do aluno segundo essa abordagem. Por fim, apresentamos as atuais orientações curriculares em vigor nas disciplinas de língua inglesa do curso de Letras – Inglês da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e descrevemos a pesquisa que deu origem a essas orientações. Concluímos que um currículo com base em projetos propõe algumas soluções para a educação dos nossos dias, como o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do educando.
id UFRGS-2_287b3eaf552aa6980ab26c34a94641eb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163553
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Welp, Anamaria Kurtz de SouzaVial, Ana Paula Seixas2017-06-28T02:29:13Z20161806-9509http://hdl.handle.net/10183/163553001017385O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de currículo com base em projetos pedagógicos para o ensino superior, mais especificamente na formação de professores de inglês e de tradutores. Iniciamos trazendo um panorama do que entendemos por currículo. Em seguida, discutimos o trabalho com projetos e o papel do professor e do aluno segundo essa abordagem. Por fim, apresentamos as atuais orientações curriculares em vigor nas disciplinas de língua inglesa do curso de Letras – Inglês da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e descrevemos a pesquisa que deu origem a essas orientações. Concluímos que um currículo com base em projetos propõe algumas soluções para a educação dos nossos dias, como o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do educando.The aim of this article is to present a proposal for a curriculum based on pedagogical projects in the higher education context, particularly in the areas of English Teaching Development and Translation. For this purpose, an overview of what we understand as curriculum is presented. Next, the work with projects and the role of teachers and students according to this approach is addressed. Finally, the current curriculum guidelines for the English language disciplines at UFRGS is described and the investigation which gave rise to these guidelines is shown. We conclude that a curriculum based on projects proposes some solutions for education today, such as the development of students‟ autonomy and critical thinking.application/pdfporEntrelinhas. São Leopoldo, RS. Vol. 10, n. 2 (jul./dez. 2016), p. [230]-254Ensino de língua estrangeira (inglês)Língua inglesaFormação de tradutoresFormação de professoresCurriculumProject work educational perspectiveEnglish language teachingCurrículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superiorCurriculum based on pedagogical projects : report on an experience in higher educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017385.pdf001017385.pdfTexto completoapplication/pdf439800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163553/1/001017385.pdfb01ff6e788154681f302cd1566acedf5MD51TEXT001017385.pdf.txt001017385.pdf.txtExtracted Texttext/plain57899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163553/2/001017385.pdf.txt803a0c047562e0e6c97b69ae950daa71MD52THUMBNAIL001017385.pdf.jpg001017385.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163553/3/001017385.pdf.jpgb371bf6efeb7f216d4415d41fc9e60a5MD5310183/1635532023-10-18 03:34:40.707315oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163553Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-18T06:34:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Curriculum based on pedagogical projects : report on an experience in higher education
title Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior
spellingShingle Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior
Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Língua inglesa
Formação de tradutores
Formação de professores
Curriculum
Project work educational perspective
English language teaching
title_short Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior
title_full Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior
title_fullStr Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior
title_full_unstemmed Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior
title_sort Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior
author Welp, Anamaria Kurtz de Souza
author_facet Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Vial, Ana Paula Seixas
author_role author
author2 Vial, Ana Paula Seixas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Vial, Ana Paula Seixas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira (inglês)
Língua inglesa
Formação de tradutores
Formação de professores
topic Ensino de língua estrangeira (inglês)
Língua inglesa
Formação de tradutores
Formação de professores
Curriculum
Project work educational perspective
English language teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Project work educational perspective
English language teaching
description O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de currículo com base em projetos pedagógicos para o ensino superior, mais especificamente na formação de professores de inglês e de tradutores. Iniciamos trazendo um panorama do que entendemos por currículo. Em seguida, discutimos o trabalho com projetos e o papel do professor e do aluno segundo essa abordagem. Por fim, apresentamos as atuais orientações curriculares em vigor nas disciplinas de língua inglesa do curso de Letras – Inglês da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e descrevemos a pesquisa que deu origem a essas orientações. Concluímos que um currículo com base em projetos propõe algumas soluções para a educação dos nossos dias, como o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do educando.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-28T02:29:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163553
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-9509
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001017385
identifier_str_mv 1806-9509
001017385
url http://hdl.handle.net/10183/163553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Entrelinhas. São Leopoldo, RS. Vol. 10, n. 2 (jul./dez. 2016), p. [230]-254
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163553/1/001017385.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163553/2/001017385.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163553/3/001017385.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b01ff6e788154681f302cd1566acedf5
803a0c047562e0e6c97b69ae950daa71
b371bf6efeb7f216d4415d41fc9e60a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224920495030272