Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/163553 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de currículo com base em projetos pedagógicos para o ensino superior, mais especificamente na formação de professores de inglês e de tradutores. Iniciamos trazendo um panorama do que entendemos por currículo. Em seguida, discutimos o trabalho com projetos e o papel do professor e do aluno segundo essa abordagem. Por fim, apresentamos as atuais orientações curriculares em vigor nas disciplinas de língua inglesa do curso de Letras – Inglês da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e descrevemos a pesquisa que deu origem a essas orientações. Concluímos que um currículo com base em projetos propõe algumas soluções para a educação dos nossos dias, como o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do educando. |
id |
UFRGS-2_287b3eaf552aa6980ab26c34a94641eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163553 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Welp, Anamaria Kurtz de SouzaVial, Ana Paula Seixas2017-06-28T02:29:13Z20161806-9509http://hdl.handle.net/10183/163553001017385O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de currículo com base em projetos pedagógicos para o ensino superior, mais especificamente na formação de professores de inglês e de tradutores. Iniciamos trazendo um panorama do que entendemos por currículo. Em seguida, discutimos o trabalho com projetos e o papel do professor e do aluno segundo essa abordagem. Por fim, apresentamos as atuais orientações curriculares em vigor nas disciplinas de língua inglesa do curso de Letras – Inglês da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e descrevemos a pesquisa que deu origem a essas orientações. Concluímos que um currículo com base em projetos propõe algumas soluções para a educação dos nossos dias, como o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do educando.The aim of this article is to present a proposal for a curriculum based on pedagogical projects in the higher education context, particularly in the areas of English Teaching Development and Translation. For this purpose, an overview of what we understand as curriculum is presented. Next, the work with projects and the role of teachers and students according to this approach is addressed. Finally, the current curriculum guidelines for the English language disciplines at UFRGS is described and the investigation which gave rise to these guidelines is shown. We conclude that a curriculum based on projects proposes some solutions for education today, such as the development of students‟ autonomy and critical thinking.application/pdfporEntrelinhas. São Leopoldo, RS. Vol. 10, n. 2 (jul./dez. 2016), p. [230]-254Ensino de língua estrangeira (inglês)Língua inglesaFormação de tradutoresFormação de professoresCurriculumProject work educational perspectiveEnglish language teachingCurrículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superiorCurriculum based on pedagogical projects : report on an experience in higher educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001017385.pdf001017385.pdfTexto completoapplication/pdf439800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163553/1/001017385.pdfb01ff6e788154681f302cd1566acedf5MD51TEXT001017385.pdf.txt001017385.pdf.txtExtracted Texttext/plain57899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163553/2/001017385.pdf.txt803a0c047562e0e6c97b69ae950daa71MD52THUMBNAIL001017385.pdf.jpg001017385.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163553/3/001017385.pdf.jpgb371bf6efeb7f216d4415d41fc9e60a5MD5310183/1635532023-10-18 03:34:40.707315oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163553Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-18T06:34:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Curriculum based on pedagogical projects : report on an experience in higher education |
title |
Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior |
spellingShingle |
Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior Welp, Anamaria Kurtz de Souza Ensino de língua estrangeira (inglês) Língua inglesa Formação de tradutores Formação de professores Curriculum Project work educational perspective English language teaching |
title_short |
Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior |
title_full |
Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior |
title_fullStr |
Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior |
title_full_unstemmed |
Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior |
title_sort |
Currículo com base em projetos pedagógicos : relato de uma experiência na educação superior |
author |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
author_facet |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza Vial, Ana Paula Seixas |
author_role |
author |
author2 |
Vial, Ana Paula Seixas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza Vial, Ana Paula Seixas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira (inglês) Língua inglesa Formação de tradutores Formação de professores |
topic |
Ensino de língua estrangeira (inglês) Língua inglesa Formação de tradutores Formação de professores Curriculum Project work educational perspective English language teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Curriculum Project work educational perspective English language teaching |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de currículo com base em projetos pedagógicos para o ensino superior, mais especificamente na formação de professores de inglês e de tradutores. Iniciamos trazendo um panorama do que entendemos por currículo. Em seguida, discutimos o trabalho com projetos e o papel do professor e do aluno segundo essa abordagem. Por fim, apresentamos as atuais orientações curriculares em vigor nas disciplinas de língua inglesa do curso de Letras – Inglês da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e descrevemos a pesquisa que deu origem a essas orientações. Concluímos que um currículo com base em projetos propõe algumas soluções para a educação dos nossos dias, como o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do educando. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-28T02:29:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/163553 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-9509 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001017385 |
identifier_str_mv |
1806-9509 001017385 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/163553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Entrelinhas. São Leopoldo, RS. Vol. 10, n. 2 (jul./dez. 2016), p. [230]-254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163553/1/001017385.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163553/2/001017385.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163553/3/001017385.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b01ff6e788154681f302cd1566acedf5 803a0c047562e0e6c97b69ae950daa71 b371bf6efeb7f216d4415d41fc9e60a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224920495030272 |