Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Johann, Rubia Taís
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165920
Resumo: Este trabalho de Conclusão de curso objetiva analisar como a diferença é abordada em práticas pedagógicas de professoras estagiárias. Caracterizando-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, as ferramentas metodológicas utilizadas foram a entrevista narrativa e a análise documental do diário de classe de quatro alunas do oitavo semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio grande do Sul, que usaram a temática da diferença em suas práticas de estágio. Os principais conceitos revisados para a realização das análises foram Diferença, Cultura, Currículo e Escola. Nesse sentido, os autores que deram suporte foram, principalmente, Santomé (2011), Vencato (2014), Silva (2000), Moreira e Candau (2007), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Após a análise do material empírico conclui-se que todas as entrevistadas, com diferentes justificativas, consideram extremamente importante a abordagem da diferença na sala de aula; que não existe receita pronta para trabalhar o tema na escola. É necessário um olhar de professora investigadora que percebe o que e como desenvolver o trabalho no seu grupo de alunos. As estratégias para esta abordagem também variam de acordo com a modalidade de ensino e realidade da turma, mas destaca-se: o suporte oferecido pela literatura infantil, as rodas de conversa, a sequência didática que permite aprofundar e fixar conceitos sobre a questão, o lúdico e a iniciação científica.
id UFRGS-2_291859a1afbb850357abfdc4ecd8e30b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165920
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Johann, Rubia TaísAndrade, Sandra dos Santos2017-08-30T02:34:12Z2017http://hdl.handle.net/10183/165920001046626Este trabalho de Conclusão de curso objetiva analisar como a diferença é abordada em práticas pedagógicas de professoras estagiárias. Caracterizando-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, as ferramentas metodológicas utilizadas foram a entrevista narrativa e a análise documental do diário de classe de quatro alunas do oitavo semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio grande do Sul, que usaram a temática da diferença em suas práticas de estágio. Os principais conceitos revisados para a realização das análises foram Diferença, Cultura, Currículo e Escola. Nesse sentido, os autores que deram suporte foram, principalmente, Santomé (2011), Vencato (2014), Silva (2000), Moreira e Candau (2007), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Após a análise do material empírico conclui-se que todas as entrevistadas, com diferentes justificativas, consideram extremamente importante a abordagem da diferença na sala de aula; que não existe receita pronta para trabalhar o tema na escola. É necessário um olhar de professora investigadora que percebe o que e como desenvolver o trabalho no seu grupo de alunos. As estratégias para esta abordagem também variam de acordo com a modalidade de ensino e realidade da turma, mas destaca-se: o suporte oferecido pela literatura infantil, as rodas de conversa, a sequência didática que permite aprofundar e fixar conceitos sobre a questão, o lúdico e a iniciação científica.application/pdfporPráticas pedagógicasDiversidade culturalPráticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046626.pdf001046626.pdfTexto completoapplication/pdf753302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165920/1/001046626.pdf9ed3e7658879777f9b35b86b4019c42dMD51TEXT001046626.pdf.txt001046626.pdf.txtExtracted Texttext/plain141425http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165920/2/001046626.pdf.txt53b07d537bca7ad94af0ab1343166db0MD52THUMBNAIL001046626.pdf.jpg001046626.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165920/3/001046626.pdf.jpg05856122eff788640a5410866839443dMD5310183/1659202018-10-23 08:43:29.092oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165920Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:43:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais
title Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais
spellingShingle Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais
Johann, Rubia Taís
Práticas pedagógicas
Diversidade cultural
title_short Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais
title_full Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais
title_fullStr Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais
title_sort Práticas pedagógicas de professoras-estagiárias : uma abordagem sobre diferenças culturais
author Johann, Rubia Taís
author_facet Johann, Rubia Taís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Johann, Rubia Taís
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Sandra dos Santos
contributor_str_mv Andrade, Sandra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Diversidade cultural
topic Práticas pedagógicas
Diversidade cultural
description Este trabalho de Conclusão de curso objetiva analisar como a diferença é abordada em práticas pedagógicas de professoras estagiárias. Caracterizando-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, as ferramentas metodológicas utilizadas foram a entrevista narrativa e a análise documental do diário de classe de quatro alunas do oitavo semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio grande do Sul, que usaram a temática da diferença em suas práticas de estágio. Os principais conceitos revisados para a realização das análises foram Diferença, Cultura, Currículo e Escola. Nesse sentido, os autores que deram suporte foram, principalmente, Santomé (2011), Vencato (2014), Silva (2000), Moreira e Candau (2007), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Após a análise do material empírico conclui-se que todas as entrevistadas, com diferentes justificativas, consideram extremamente importante a abordagem da diferença na sala de aula; que não existe receita pronta para trabalhar o tema na escola. É necessário um olhar de professora investigadora que percebe o que e como desenvolver o trabalho no seu grupo de alunos. As estratégias para esta abordagem também variam de acordo com a modalidade de ensino e realidade da turma, mas destaca-se: o suporte oferecido pela literatura infantil, as rodas de conversa, a sequência didática que permite aprofundar e fixar conceitos sobre a questão, o lúdico e a iniciação científica.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-30T02:34:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165920
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001046626
url http://hdl.handle.net/10183/165920
identifier_str_mv 001046626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165920/1/001046626.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165920/2/001046626.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165920/3/001046626.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ed3e7658879777f9b35b86b4019c42d
53b07d537bca7ad94af0ab1343166db0
05856122eff788640a5410866839443d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224535467360256