Programa crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Alice da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/175263
Resumo: O presente trabalho aborda a memória social do Programa “Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias”, da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, que completa, em 2017, 25 anos de trajetória. Apresenta a memória social, um estudo sobre a diversidade e a inclusão social, a leitura e a escrita e a produção textual. Fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se um estudo de caso e pesquisa documental, tendo como instrumentos de coleta de dados os 25 livros do Programa e a entrevista semiestruturada, realizada com nove autores dos livros publicados, duas Secretárias de Educação do Estado e duas Coordenadoras do Programa. Conclui sobre a importância em registrar a trajetória deste Programa de grande importância para a educação pública gaúcha. Este Programa abrange a diversidade e propicia a inclusão social estimulando a leitura e a produção da escrita, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, trazendo oportunidade para que ocorram a aprendizagem e o exercício da cidadania.
id UFRGS-2_29c3d9f2888e376f46ba8762e79e10c4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175263
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Ana Alice daMoro, Eliane Lourdes da Silva2018-05-03T02:26:20Z2017http://hdl.handle.net/10183/175263001062219O presente trabalho aborda a memória social do Programa “Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias”, da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, que completa, em 2017, 25 anos de trajetória. Apresenta a memória social, um estudo sobre a diversidade e a inclusão social, a leitura e a escrita e a produção textual. Fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se um estudo de caso e pesquisa documental, tendo como instrumentos de coleta de dados os 25 livros do Programa e a entrevista semiestruturada, realizada com nove autores dos livros publicados, duas Secretárias de Educação do Estado e duas Coordenadoras do Programa. Conclui sobre a importância em registrar a trajetória deste Programa de grande importância para a educação pública gaúcha. Este Programa abrange a diversidade e propicia a inclusão social estimulando a leitura e a produção da escrita, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, trazendo oportunidade para que ocorram a aprendizagem e o exercício da cidadania.El presente trabajo aborda la memoria social del Programa "Niños y Jóvenes del Río Grande Escribiendo Historias", de la Secretaría de Educación del Estado de Rio Grande do Sul, que completa en 2017, 25 años de trayectoria. Presenta la memoria social, un estudio sobre la diversidad y la inclusión social, la lectura y la escritura y la producción textual. Se fundamenta en los resultados de una investigación cualitativa, utilizando un estudio de caso e investigación documental, teniendo como instrumentos, de recolección de datos, los 25 libros del Programa y la entrevista semiestructurada, realizada con nueve autores de los libros publicados, dos Secretarias de Educación del Estado y dos Coordinadoras del Programa. Concluye sobre la importancia de registrar la trayectoria de este Programa de gran importancia para la educación pública gaucha. Este programa abarca la diversidad y propicia la inclusión social, estimulando la lectura y la producción de la escritura, desde la Educación Infantil a la Enseñanza Media, trayendo oportunidad para que ocurran el aprendizaje y el ejercicio de la ciudadanía.application/pdfporMemória socialLeituraEscritaPrograma Niños y Jóvenes de Río Grande Escribiendo HistoriasMemoria SocialLectura y EscrituraPrograma crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062219.pdf001062219.pdfTexto completoapplication/pdf2708116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175263/1/001062219.pdf98d33da71be295bcaa3a60b0d7a2f5cbMD51TEXT001062219.pdf.txt001062219.pdf.txtExtracted Texttext/plain172420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175263/2/001062219.pdf.txt7017d4b4b3629c05534868ae141716bdMD5210183/1752632018-05-04 02:25:31.07459oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175263Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-04T05:25:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Programa crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar
title Programa crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar
spellingShingle Programa crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar
Costa, Ana Alice da
Memória social
Leitura
Escrita
Programa Niños y Jóvenes de Río Grande Escribiendo Historias
Memoria Social
Lectura y Escritura
title_short Programa crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar
title_full Programa crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar
title_fullStr Programa crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar
title_full_unstemmed Programa crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar
title_sort Programa crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar
author Costa, Ana Alice da
author_facet Costa, Ana Alice da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Alice da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Memória social
Leitura
Escrita
topic Memória social
Leitura
Escrita
Programa Niños y Jóvenes de Río Grande Escribiendo Historias
Memoria Social
Lectura y Escritura
dc.subject.spa.fl_str_mv Programa Niños y Jóvenes de Río Grande Escribiendo Historias
Memoria Social
Lectura y Escritura
description O presente trabalho aborda a memória social do Programa “Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias”, da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, que completa, em 2017, 25 anos de trajetória. Apresenta a memória social, um estudo sobre a diversidade e a inclusão social, a leitura e a escrita e a produção textual. Fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se um estudo de caso e pesquisa documental, tendo como instrumentos de coleta de dados os 25 livros do Programa e a entrevista semiestruturada, realizada com nove autores dos livros publicados, duas Secretárias de Educação do Estado e duas Coordenadoras do Programa. Conclui sobre a importância em registrar a trajetória deste Programa de grande importância para a educação pública gaúcha. Este Programa abrange a diversidade e propicia a inclusão social estimulando a leitura e a produção da escrita, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, trazendo oportunidade para que ocorram a aprendizagem e o exercício da cidadania.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-03T02:26:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/175263
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062219
url http://hdl.handle.net/10183/175263
identifier_str_mv 001062219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175263/1/001062219.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175263/2/001062219.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 98d33da71be295bcaa3a60b0d7a2f5cb
7017d4b4b3629c05534868ae141716bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224548721360896