Programa crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/175263 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a memória social do Programa “Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias”, da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, que completa, em 2017, 25 anos de trajetória. Apresenta a memória social, um estudo sobre a diversidade e a inclusão social, a leitura e a escrita e a produção textual. Fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se um estudo de caso e pesquisa documental, tendo como instrumentos de coleta de dados os 25 livros do Programa e a entrevista semiestruturada, realizada com nove autores dos livros publicados, duas Secretárias de Educação do Estado e duas Coordenadoras do Programa. Conclui sobre a importância em registrar a trajetória deste Programa de grande importância para a educação pública gaúcha. Este Programa abrange a diversidade e propicia a inclusão social estimulando a leitura e a produção da escrita, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, trazendo oportunidade para que ocorram a aprendizagem e o exercício da cidadania. |
id |
UFRGS-2_29c3d9f2888e376f46ba8762e79e10c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175263 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Ana Alice daMoro, Eliane Lourdes da Silva2018-05-03T02:26:20Z2017http://hdl.handle.net/10183/175263001062219O presente trabalho aborda a memória social do Programa “Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias”, da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, que completa, em 2017, 25 anos de trajetória. Apresenta a memória social, um estudo sobre a diversidade e a inclusão social, a leitura e a escrita e a produção textual. Fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se um estudo de caso e pesquisa documental, tendo como instrumentos de coleta de dados os 25 livros do Programa e a entrevista semiestruturada, realizada com nove autores dos livros publicados, duas Secretárias de Educação do Estado e duas Coordenadoras do Programa. Conclui sobre a importância em registrar a trajetória deste Programa de grande importância para a educação pública gaúcha. Este Programa abrange a diversidade e propicia a inclusão social estimulando a leitura e a produção da escrita, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, trazendo oportunidade para que ocorram a aprendizagem e o exercício da cidadania.El presente trabajo aborda la memoria social del Programa "Niños y Jóvenes del Río Grande Escribiendo Historias", de la Secretaría de Educación del Estado de Rio Grande do Sul, que completa en 2017, 25 años de trayectoria. Presenta la memoria social, un estudio sobre la diversidad y la inclusión social, la lectura y la escritura y la producción textual. Se fundamenta en los resultados de una investigación cualitativa, utilizando un estudio de caso e investigación documental, teniendo como instrumentos, de recolección de datos, los 25 libros del Programa y la entrevista semiestructurada, realizada con nueve autores de los libros publicados, dos Secretarias de Educación del Estado y dos Coordinadoras del Programa. Concluye sobre la importancia de registrar la trayectoria de este Programa de gran importancia para la educación pública gaucha. Este programa abarca la diversidad y propicia la inclusión social, estimulando la lectura y la producción de la escritura, desde la Educación Infantil a la Enseñanza Media, trayendo oportunidad para que ocurran el aprendizaje y el ejercicio de la ciudadanía.application/pdfporMemória socialLeituraEscritaPrograma Niños y Jóvenes de Río Grande Escribiendo HistoriasMemoria SocialLectura y EscrituraPrograma crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062219.pdf001062219.pdfTexto completoapplication/pdf2708116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175263/1/001062219.pdf98d33da71be295bcaa3a60b0d7a2f5cbMD51TEXT001062219.pdf.txt001062219.pdf.txtExtracted Texttext/plain172420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175263/2/001062219.pdf.txt7017d4b4b3629c05534868ae141716bdMD5210183/1752632018-05-04 02:25:31.07459oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175263Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-04T05:25:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Programa crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar |
title |
Programa crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar |
spellingShingle |
Programa crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar Costa, Ana Alice da Memória social Leitura Escrita Programa Niños y Jóvenes de Río Grande Escribiendo Historias Memoria Social Lectura y Escritura |
title_short |
Programa crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar |
title_full |
Programa crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar |
title_fullStr |
Programa crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar |
title_full_unstemmed |
Programa crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar |
title_sort |
Programa crianças e jovens do Rio Grande escrevendo histórias : 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar |
author |
Costa, Ana Alice da |
author_facet |
Costa, Ana Alice da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Alice da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
contributor_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória social Leitura Escrita |
topic |
Memória social Leitura Escrita Programa Niños y Jóvenes de Río Grande Escribiendo Historias Memoria Social Lectura y Escritura |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Programa Niños y Jóvenes de Río Grande Escribiendo Historias Memoria Social Lectura y Escritura |
description |
O presente trabalho aborda a memória social do Programa “Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias”, da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, que completa, em 2017, 25 anos de trajetória. Apresenta a memória social, um estudo sobre a diversidade e a inclusão social, a leitura e a escrita e a produção textual. Fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se um estudo de caso e pesquisa documental, tendo como instrumentos de coleta de dados os 25 livros do Programa e a entrevista semiestruturada, realizada com nove autores dos livros publicados, duas Secretárias de Educação do Estado e duas Coordenadoras do Programa. Conclui sobre a importância em registrar a trajetória deste Programa de grande importância para a educação pública gaúcha. Este Programa abrange a diversidade e propicia a inclusão social estimulando a leitura e a produção da escrita, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, trazendo oportunidade para que ocorram a aprendizagem e o exercício da cidadania. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-03T02:26:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/175263 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062219 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/175263 |
identifier_str_mv |
001062219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175263/1/001062219.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175263/2/001062219.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
98d33da71be295bcaa3a60b0d7a2f5cb 7017d4b4b3629c05534868ae141716bd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224548721360896 |