Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Marcelo Antônio
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Veit, Eliane Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116976
Resumo: Neste trabalho descrevemos uma experiência didática em que foi introduzido o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física em nível médio a fim de ampliar as possibilidades de produzir ganhos na aprendizagem dos estudantes. Especificamente, criou-se um sítio sobre gravitação e temas afins e utilizou-se a plataforma de educação a distância TelEduc para se criar um ambiente virtual de aprendizagem potencialmente significativo para a aprendizagem deste tópico por parte de estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma escola particular e tradicional de Porto Alegre, tendo como fundamentação especialmente a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel.
id UFRGS-2_2a0d12ca0de958aeee011c8cff8f5f3e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116976
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pires, Marcelo AntônioVeit, Eliane Angela2015-05-23T02:01:09Z20061806-1117http://hdl.handle.net/10183/116976000546722Neste trabalho descrevemos uma experiência didática em que foi introduzido o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física em nível médio a fim de ampliar as possibilidades de produzir ganhos na aprendizagem dos estudantes. Especificamente, criou-se um sítio sobre gravitação e temas afins e utilizou-se a plataforma de educação a distância TelEduc para se criar um ambiente virtual de aprendizagem potencialmente significativo para a aprendizagem deste tópico por parte de estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma escola particular e tradicional de Porto Alegre, tendo como fundamentação especialmente a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel.In this work we describe the use of Technologies of Information and Communication on the high school physics teaching in order to extend the possibilities to improve the students learning. For this purpose we had constructed a site on gravitation and similar subjects and we had used a learning management system (TelEduc) to create an virtual environment potentially meaningful to the learning of this topic by first-year students of a traditional private high school of Porto Alegre, based on Ausubel's meaningful learning theory.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. Vol. 28, n. 2 (abr./jun. 2006), p. 241-248Ensino de físicaEnsino médioTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Aprendizagem significativaTechnologies of information and communicationPhysics teachingGravitation and meaningful learningTecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médioTechnologies of information and communication on the high school physics teaching in order to motivate and to extend the possibilities to improve the students learning info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000546722.pdf.txt000546722.pdf.txtExtracted Texttext/plain42982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116976/2/000546722.pdf.txt6c38a0a1502908e95083264de37b0be9MD52ORIGINAL000546722.pdf000546722.pdfTexto completoapplication/pdf294054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116976/1/000546722.pdfc784805d807885b87414a5de061c811aMD51THUMBNAIL000546722.pdf.jpg000546722.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116976/3/000546722.pdf.jpg84e053dba95d6bee6cbe4b3163a7590fMD5310183/1169762023-09-21 03:40:18.508387oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116976Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:40:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Technologies of information and communication on the high school physics teaching in order to motivate and to extend the possibilities to improve the students learning
title Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio
spellingShingle Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio
Pires, Marcelo Antônio
Ensino de física
Ensino médio
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem significativa
Technologies of information and communication
Physics teaching
Gravitation and meaningful learning
title_short Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio
title_full Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio
title_fullStr Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio
title_full_unstemmed Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio
title_sort Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio
author Pires, Marcelo Antônio
author_facet Pires, Marcelo Antônio
Veit, Eliane Angela
author_role author
author2 Veit, Eliane Angela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Marcelo Antônio
Veit, Eliane Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino médio
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem significativa
topic Ensino de física
Ensino médio
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem significativa
Technologies of information and communication
Physics teaching
Gravitation and meaningful learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Technologies of information and communication
Physics teaching
Gravitation and meaningful learning
description Neste trabalho descrevemos uma experiência didática em que foi introduzido o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física em nível médio a fim de ampliar as possibilidades de produzir ganhos na aprendizagem dos estudantes. Especificamente, criou-se um sítio sobre gravitação e temas afins e utilizou-se a plataforma de educação a distância TelEduc para se criar um ambiente virtual de aprendizagem potencialmente significativo para a aprendizagem deste tópico por parte de estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma escola particular e tradicional de Porto Alegre, tendo como fundamentação especialmente a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-23T02:01:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116976
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-1117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000546722
identifier_str_mv 1806-1117
000546722
url http://hdl.handle.net/10183/116976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de física. Vol. 28, n. 2 (abr./jun. 2006), p. 241-248
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116976/2/000546722.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116976/1/000546722.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116976/3/000546722.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c38a0a1502908e95083264de37b0be9
c784805d807885b87414a5de061c811a
84e053dba95d6bee6cbe4b3163a7590f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447583784435712