Análise da qualidade de serviços : percepções de consumidores na faixa etária de 30 a 38 anos em academias de ginástica de Porto Alegre, RS/Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buchmann, Carolina Butzke
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133198
Resumo: No presente estudo propusemo-nos a investigar a percepção de consumidores na faixa etária de 30 a 38 anos a respeito da qualidade dos serviços prestados por empresas do setor de fitness, mais especificamente, academias e health clubs. Foram recolhidas informações de 84 respondentes de duas academias de fitness de médio porte localizadas na cidade de Porto Alegre/RS, Brasil. Foram coletados dados acerca do perfil sócio-demográfico dos consumidores, bem como suas percepções a respeito da qualidade dos serviços em questão por meio do questionário SERVPERF. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva, através de moda, mediana e frequência de resposta absoluta e relativa, as quais foram obtidas no software PASW 18.0. Os resultados apresentaram semelhança na maioria dos itens relativos à composição do perfil sócio-demográfico dos consumidores de ambas as academias. Quanto aos itens analisados referentes à percepção da qualidade dos serviços, os resultados apontaram números gerais satisfatórios em graus parciais e totais. Cabe ressalvar que entre os homens houve a percepção de indiferença nas questões 20 e 28 relativas à Academia B. Também verificamos um subgrupo de discordantes parciais referente à Academia A relativa a questão 14. Dessa forma, ressalta-se que as academias de fitness devem buscar a oferta de serviços eficazes, além de encontrar equilíbrio e harmonia no momento de direcionar esforços à composição de suas infraestruturas bem como à formação dos seus recursos humanos.
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