Análise da qualidade de serviços : percepções de consumidores na faixa etária de 30 a 38 anos em academias de ginástica de Porto Alegre, RS/Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133198 |
Resumo: | No presente estudo propusemo-nos a investigar a percepção de consumidores na faixa etária de 30 a 38 anos a respeito da qualidade dos serviços prestados por empresas do setor de fitness, mais especificamente, academias e health clubs. Foram recolhidas informações de 84 respondentes de duas academias de fitness de médio porte localizadas na cidade de Porto Alegre/RS, Brasil. Foram coletados dados acerca do perfil sócio-demográfico dos consumidores, bem como suas percepções a respeito da qualidade dos serviços em questão por meio do questionário SERVPERF. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva, através de moda, mediana e frequência de resposta absoluta e relativa, as quais foram obtidas no software PASW 18.0. Os resultados apresentaram semelhança na maioria dos itens relativos à composição do perfil sócio-demográfico dos consumidores de ambas as academias. Quanto aos itens analisados referentes à percepção da qualidade dos serviços, os resultados apontaram números gerais satisfatórios em graus parciais e totais. Cabe ressalvar que entre os homens houve a percepção de indiferença nas questões 20 e 28 relativas à Academia B. Também verificamos um subgrupo de discordantes parciais referente à Academia A relativa a questão 14. Dessa forma, ressalta-se que as academias de fitness devem buscar a oferta de serviços eficazes, além de encontrar equilíbrio e harmonia no momento de direcionar esforços à composição de suas infraestruturas bem como à formação dos seus recursos humanos. |
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Buchmann, Carolina ButzkeCastro, Flavio Antonio de Souza2016-03-05T02:04:49Z2015http://hdl.handle.net/10183/133198000983775No presente estudo propusemo-nos a investigar a percepção de consumidores na faixa etária de 30 a 38 anos a respeito da qualidade dos serviços prestados por empresas do setor de fitness, mais especificamente, academias e health clubs. Foram recolhidas informações de 84 respondentes de duas academias de fitness de médio porte localizadas na cidade de Porto Alegre/RS, Brasil. Foram coletados dados acerca do perfil sócio-demográfico dos consumidores, bem como suas percepções a respeito da qualidade dos serviços em questão por meio do questionário SERVPERF. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva, através de moda, mediana e frequência de resposta absoluta e relativa, as quais foram obtidas no software PASW 18.0. Os resultados apresentaram semelhança na maioria dos itens relativos à composição do perfil sócio-demográfico dos consumidores de ambas as academias. Quanto aos itens analisados referentes à percepção da qualidade dos serviços, os resultados apontaram números gerais satisfatórios em graus parciais e totais. Cabe ressalvar que entre os homens houve a percepção de indiferença nas questões 20 e 28 relativas à Academia B. Também verificamos um subgrupo de discordantes parciais referente à Academia A relativa a questão 14. Dessa forma, ressalta-se que as academias de fitness devem buscar a oferta de serviços eficazes, além de encontrar equilíbrio e harmonia no momento de direcionar esforços à composição de suas infraestruturas bem como à formação dos seus recursos humanos.In the present study we set out to investigate the perception of consumers in the age group 30-38 years about the quality of services provided by companies in the fitness industry, more specifically, gyms and health clubs. Information of 84 respondents of two midsize fitness gyms located in the city of Porto Alegre/RS, Brazil. We collect data on the socio-demographic profile of consumers and their perceptions about the quality of the services by the SERVPERF questionnaire. Data analysis used descriptive statistics, through mode, median and absolute and relative frequency response, which were obtained in PASW 18.0 software. The results were similar on most items concerning the composition of the socio-demographic profile of consumers of both academies. As for the items analyzed regarding the perception of service quality, the results showed satisfactory overall numbers in partial and total degrees. It should be mentioned that among men there was the perception of indifference in matters 20:28 on the Academia B. We also found a subgroup of partial disagreement concerning the Academy on the question 14. There is also a subgroup of partial disagreement concerning the Academy A on another matter. Thus, it is emphasized that the fitness gyms should seek to offer effective services beyond find balance and harmony at the time to direct efforts the composition of their infrastructure and the formation of its human resources.application/pdfporAcademiasServiçosGestãoQuality of servicesFitnessService managementAnálise da qualidade de serviços : percepções de consumidores na faixa etária de 30 a 38 anos em academias de ginástica de Porto Alegre, RS/Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000983775.pdf000983775.pdfTexto completoapplication/pdf1160440http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133198/1/000983775.pdf0996e578c3952c5e3e056951606b1845MD51TEXT000983775.pdf.txt000983775.pdf.txtExtracted Texttext/plain132776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133198/2/000983775.pdf.txt8e1a2c3ea47cbdfbd968c21f1ff01875MD52THUMBNAIL000983775.pdf.jpg000983775.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133198/3/000983775.pdf.jpgca6cfb51a517401f56f1c931bca4e188MD5310183/1331982018-10-26 09:54:35.037oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133198Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:54:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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