BNCC : disputa pela qualidade ou submissão da educação?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261787 |
Resumo: | Este artigo aborda a relação entre público e privado e os sujeitos que atuaram na elaboração da Base Nacional Comum Curricular-BNCC: neoliberais e neoconservadores ligados a diferentes instituições. A educação básica passa a ser alvo dos interesses desses grupos, que visam a influenciar o conteúdo da educação e direcionar as políticas educacionais. Os dados foram levantados através de análise documental, pesquisas já realizadas, sites, estabelecendo relações entre o público e o privado na BNCC. Os resultados apontam para a educação como espaço de disputa de projetos distintos e antagônicos. |
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Peroni, Vera Maria VidalCaetano, Maria RaquelArelaro, Lisete Regina Gomes2023-07-05T03:48:05Z20191678-166Xhttp://hdl.handle.net/10183/261787001168982Este artigo aborda a relação entre público e privado e os sujeitos que atuaram na elaboração da Base Nacional Comum Curricular-BNCC: neoliberais e neoconservadores ligados a diferentes instituições. A educação básica passa a ser alvo dos interesses desses grupos, que visam a influenciar o conteúdo da educação e direcionar as políticas educacionais. Os dados foram levantados através de análise documental, pesquisas já realizadas, sites, estabelecendo relações entre o público e o privado na BNCC. Os resultados apontam para a educação como espaço de disputa de projetos distintos e antagônicos.This paper discusses the relationship between public and private and the subjects that worked in the elaboration of the National Curricular Common Base - BNCC: neoliberalists and neoconservatives linked to different institutions. The basic education is the target of the interests of these groups, which aim to influence the content of education and direct education policies. The data were collected through documental analysis, surveys previously done, websites, establishing relationships between the public and the private at the BNCC. The results suggest an education as a space of dispute about distinct and antagonists projects.Este artículo aborda la relación entre lo público y lo privado, y los sujetos que actuaron en la elaboración de la Base Nacional Común Curricular-BNCC: neoliberales y los neoconservadores de diferentes instituciones. La educación básica pasa a ser objeto de los intereses de esos grupos que buscan influir en el contenido de la educación y direccionar las políticas educativas. Los datos fueron levantados a través de análisis documental, investigaciones ya realizadas, sitios electrónicos, estableciendo relaciones entre lo público y lo privado en la BNCC. Los resultados muestran la educación como espacio de disputa de proyectos distintos y antagónicos.application/pdfporRevista brasileira de política e administração da educação. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 1 (jan./abr. 2019), p. 35-56Política educacionalRelação público-privadoBase Nacional Comum Curricular (BNCC)BNCCPublic-privateEducational policiePúblico-privadoPolíticas educativasBNCC : disputa pela qualidade ou submissão da educação?BNCC : dispute for quality or submission of education?BNCC : ¿disputa por la calidad o submisión de la educación?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168982.pdf.txt001168982.pdf.txtExtracted Texttext/plain53652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261787/2/001168982.pdf.txtd7920377737738ad6e4360ce85426f96MD52ORIGINAL001168982.pdfTexto completoapplication/pdf477110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261787/1/001168982.pdf520e066a87b28eb6754d7856a0d46984MD5110183/2617872023-07-06 03:53:15.984068oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261787Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-06T06:53:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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