Afinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115815 |
Resumo: | Este trabalho, de caráter autobiográfico, reflete sobre a formação de professores através de minhas próprias vivências ao longo do curso de Licenciatura em Pedagogia, presando pela perspectiva de formação integral, um conceito ainda pouco vivenciado dentro da academia. Percebi a dicotomia existente entre os aspectos racional e emocional na minha formação, tendo buscado por conta própria, ao longo de minha trajetória na universidade, reconciliá-las, buscando aliar formação de qualidade com qualidade de vida. Busco contribuir para a elucidação da importância da formação integral, bem como suas contribuições para uma prática docente efetiva e sensível, compreendendo sua importância para uma docência que promova um processo de aprendizagem agradável e prazeroso. Faço uma reflexão sobre minha formação, revisitando memórias pessoais desde a infância e registros sobre as vivências do curso, as disciplinas e os estágios de docência, tendo-os como aporte para a reflexão sobre aspectos que constituem o processo de aprendizado, como expectativas, vínculos afetivos e a sensibilidade ao lidar com a formação de seres humanos. |
id |
UFRGS-2_817ae167590c8235c480b45926a6ddf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115815 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martini, Laura DickRosa, Miriam Suzete de Oliveira2015-05-05T01:58:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/115815000963624Este trabalho, de caráter autobiográfico, reflete sobre a formação de professores através de minhas próprias vivências ao longo do curso de Licenciatura em Pedagogia, presando pela perspectiva de formação integral, um conceito ainda pouco vivenciado dentro da academia. Percebi a dicotomia existente entre os aspectos racional e emocional na minha formação, tendo buscado por conta própria, ao longo de minha trajetória na universidade, reconciliá-las, buscando aliar formação de qualidade com qualidade de vida. Busco contribuir para a elucidação da importância da formação integral, bem como suas contribuições para uma prática docente efetiva e sensível, compreendendo sua importância para uma docência que promova um processo de aprendizagem agradável e prazeroso. Faço uma reflexão sobre minha formação, revisitando memórias pessoais desde a infância e registros sobre as vivências do curso, as disciplinas e os estágios de docência, tendo-os como aporte para a reflexão sobre aspectos que constituem o processo de aprendizado, como expectativas, vínculos afetivos e a sensibilidade ao lidar com a formação de seres humanos.application/pdfporProfessorFormação profissionalPedagogiaLicenciaturaAfinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000963624.pdf000963624.pdfTexto completoapplication/pdf447235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115815/1/000963624.pdfcd8bd9824d57cfdb790f98783800a67cMD51TEXT000963624.pdf.txt000963624.pdf.txtExtracted Texttext/plain79740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115815/2/000963624.pdf.txtf19980adb416292f9fc8f75a17c40f18MD52THUMBNAIL000963624.pdf.jpg000963624.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115815/3/000963624.pdf.jpg10d7e2dd4f815b02eb1ee30a9b3d212bMD5310183/1158152018-10-22 07:38:57.04oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115815Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:38:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Afinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formação |
title |
Afinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formação |
spellingShingle |
Afinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formação Martini, Laura Dick Professor Formação profissional Pedagogia Licenciatura |
title_short |
Afinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formação |
title_full |
Afinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formação |
title_fullStr |
Afinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formação |
title_full_unstemmed |
Afinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formação |
title_sort |
Afinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formação |
author |
Martini, Laura Dick |
author_facet |
Martini, Laura Dick |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martini, Laura Dick |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Miriam Suzete de Oliveira |
contributor_str_mv |
Rosa, Miriam Suzete de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação profissional Pedagogia Licenciatura |
topic |
Professor Formação profissional Pedagogia Licenciatura |
description |
Este trabalho, de caráter autobiográfico, reflete sobre a formação de professores através de minhas próprias vivências ao longo do curso de Licenciatura em Pedagogia, presando pela perspectiva de formação integral, um conceito ainda pouco vivenciado dentro da academia. Percebi a dicotomia existente entre os aspectos racional e emocional na minha formação, tendo buscado por conta própria, ao longo de minha trajetória na universidade, reconciliá-las, buscando aliar formação de qualidade com qualidade de vida. Busco contribuir para a elucidação da importância da formação integral, bem como suas contribuições para uma prática docente efetiva e sensível, compreendendo sua importância para uma docência que promova um processo de aprendizagem agradável e prazeroso. Faço uma reflexão sobre minha formação, revisitando memórias pessoais desde a infância e registros sobre as vivências do curso, as disciplinas e os estágios de docência, tendo-os como aporte para a reflexão sobre aspectos que constituem o processo de aprendizado, como expectativas, vínculos afetivos e a sensibilidade ao lidar com a formação de seres humanos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-05T01:58:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115815 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000963624 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115815 |
identifier_str_mv |
000963624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115815/1/000963624.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115815/2/000963624.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115815/3/000963624.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cd8bd9824d57cfdb790f98783800a67c f19980adb416292f9fc8f75a17c40f18 10d7e2dd4f815b02eb1ee30a9b3d212b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224483995910144 |