Afinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martini, Laura Dick
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115815
Resumo: Este trabalho, de caráter autobiográfico, reflete sobre a formação de professores através de minhas próprias vivências ao longo do curso de Licenciatura em Pedagogia, presando pela perspectiva de formação integral, um conceito ainda pouco vivenciado dentro da academia. Percebi a dicotomia existente entre os aspectos racional e emocional na minha formação, tendo buscado por conta própria, ao longo de minha trajetória na universidade, reconciliá-las, buscando aliar formação de qualidade com qualidade de vida. Busco contribuir para a elucidação da importância da formação integral, bem como suas contribuições para uma prática docente efetiva e sensível, compreendendo sua importância para uma docência que promova um processo de aprendizagem agradável e prazeroso. Faço uma reflexão sobre minha formação, revisitando memórias pessoais desde a infância e registros sobre as vivências do curso, as disciplinas e os estágios de docência, tendo-os como aporte para a reflexão sobre aspectos que constituem o processo de aprendizado, como expectativas, vínculos afetivos e a sensibilidade ao lidar com a formação de seres humanos.
id UFRGS-2_817ae167590c8235c480b45926a6ddf0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115815
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martini, Laura DickRosa, Miriam Suzete de Oliveira2015-05-05T01:58:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/115815000963624Este trabalho, de caráter autobiográfico, reflete sobre a formação de professores através de minhas próprias vivências ao longo do curso de Licenciatura em Pedagogia, presando pela perspectiva de formação integral, um conceito ainda pouco vivenciado dentro da academia. Percebi a dicotomia existente entre os aspectos racional e emocional na minha formação, tendo buscado por conta própria, ao longo de minha trajetória na universidade, reconciliá-las, buscando aliar formação de qualidade com qualidade de vida. Busco contribuir para a elucidação da importância da formação integral, bem como suas contribuições para uma prática docente efetiva e sensível, compreendendo sua importância para uma docência que promova um processo de aprendizagem agradável e prazeroso. Faço uma reflexão sobre minha formação, revisitando memórias pessoais desde a infância e registros sobre as vivências do curso, as disciplinas e os estágios de docência, tendo-os como aporte para a reflexão sobre aspectos que constituem o processo de aprendizado, como expectativas, vínculos afetivos e a sensibilidade ao lidar com a formação de seres humanos.application/pdfporProfessorFormação profissionalPedagogiaLicenciaturaAfinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000963624.pdf000963624.pdfTexto completoapplication/pdf447235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115815/1/000963624.pdfcd8bd9824d57cfdb790f98783800a67cMD51TEXT000963624.pdf.txt000963624.pdf.txtExtracted Texttext/plain79740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115815/2/000963624.pdf.txtf19980adb416292f9fc8f75a17c40f18MD52THUMBNAIL000963624.pdf.jpg000963624.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115815/3/000963624.pdf.jpg10d7e2dd4f815b02eb1ee30a9b3d212bMD5310183/1158152018-10-22 07:38:57.04oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115815Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:38:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Afinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formação
title Afinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formação
spellingShingle Afinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formação
Martini, Laura Dick
Professor
Formação profissional
Pedagogia
Licenciatura
title_short Afinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formação
title_full Afinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formação
title_fullStr Afinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formação
title_full_unstemmed Afinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formação
title_sort Afinal de contas, o que é ser professora : narrativas da formação
author Martini, Laura Dick
author_facet Martini, Laura Dick
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martini, Laura Dick
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Miriam Suzete de Oliveira
contributor_str_mv Rosa, Miriam Suzete de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação profissional
Pedagogia
Licenciatura
topic Professor
Formação profissional
Pedagogia
Licenciatura
description Este trabalho, de caráter autobiográfico, reflete sobre a formação de professores através de minhas próprias vivências ao longo do curso de Licenciatura em Pedagogia, presando pela perspectiva de formação integral, um conceito ainda pouco vivenciado dentro da academia. Percebi a dicotomia existente entre os aspectos racional e emocional na minha formação, tendo buscado por conta própria, ao longo de minha trajetória na universidade, reconciliá-las, buscando aliar formação de qualidade com qualidade de vida. Busco contribuir para a elucidação da importância da formação integral, bem como suas contribuições para uma prática docente efetiva e sensível, compreendendo sua importância para uma docência que promova um processo de aprendizagem agradável e prazeroso. Faço uma reflexão sobre minha formação, revisitando memórias pessoais desde a infância e registros sobre as vivências do curso, as disciplinas e os estágios de docência, tendo-os como aporte para a reflexão sobre aspectos que constituem o processo de aprendizado, como expectativas, vínculos afetivos e a sensibilidade ao lidar com a formação de seres humanos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-05T01:58:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115815
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000963624
url http://hdl.handle.net/10183/115815
identifier_str_mv 000963624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115815/1/000963624.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115815/2/000963624.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115815/3/000963624.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cd8bd9824d57cfdb790f98783800a67c
f19980adb416292f9fc8f75a17c40f18
10d7e2dd4f815b02eb1ee30a9b3d212b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224483995910144