Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140179 |
Resumo: | Professores em transformação: interatividade e dialogismo na web. Este artigo se propõe a refletir sobre a importância da apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação e a criação de redes virtuais de aprendizagem por educadores, considerando a experiência de alunos do Curso de Pedagogia - Modalidade a Distância (PEAD/UFRGS). O caráter interativo e colaborativo da web 2.0 é visto como fator determinante para a transformação das práticas educacionais, pelas possibilidades de socialização dos espaços discursivos e de encontro com o outro. |
id |
UFRGS-2_2c59f475af62f39949db10574d5a7405 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140179 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lemos, Cristina DominguesBoll, Cintia Inês2016-05-04T02:07:49Z2010http://hdl.handle.net/10183/140179000990714Professores em transformação: interatividade e dialogismo na web. Este artigo se propõe a refletir sobre a importância da apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação e a criação de redes virtuais de aprendizagem por educadores, considerando a experiência de alunos do Curso de Pedagogia - Modalidade a Distância (PEAD/UFRGS). O caráter interativo e colaborativo da web 2.0 é visto como fator determinante para a transformação das práticas educacionais, pelas possibilidades de socialização dos espaços discursivos e de encontro com o outro.Teachers in transformation: Interactivity and dialogism on the web. This article offers to reflect over the importance of reshaping information and communication technologies and the creation of virtual networks developed for learning by educators, considering the experience of the Pedagogy Course – From a distance (PEAD/UFRGS) students. The 2.0 Web Tool’s interactive and collaborative features are considered one of the most important factors for the educational practices transformation because of its possibilities of interaction in discursive spaces and also of meeting one another.application/pdfporTutoriaEnsino a distânciaTeacherNetworkInteractivityDialogismProfessores em transformação : dialogismo e interatividade na webinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEADinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990714.pdf000990714.pdfTexto completoapplication/pdf295262http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140179/1/000990714.pdfbcf99aa945ca8cb1d6b22ba06dfb382eMD51TEXT000990714.pdf.txt000990714.pdf.txtExtracted Texttext/plain63757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140179/2/000990714.pdf.txtb585b632e98538118d584a39b0799a7bMD52THUMBNAIL000990714.pdf.jpg000990714.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1637http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140179/3/000990714.pdf.jpg903d6aa1223f021db33be39eadc145abMD5310183/1401792021-12-06 05:37:31.767099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140179Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:37:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web |
title |
Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web |
spellingShingle |
Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web Lemos, Cristina Domingues Tutoria Ensino a distância Teacher Network Interactivity Dialogism |
title_short |
Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web |
title_full |
Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web |
title_fullStr |
Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web |
title_full_unstemmed |
Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web |
title_sort |
Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web |
author |
Lemos, Cristina Domingues |
author_facet |
Lemos, Cristina Domingues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Cristina Domingues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Boll, Cintia Inês |
contributor_str_mv |
Boll, Cintia Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Ensino a distância |
topic |
Tutoria Ensino a distância Teacher Network Interactivity Dialogism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher Network Interactivity Dialogism |
description |
Professores em transformação: interatividade e dialogismo na web. Este artigo se propõe a refletir sobre a importância da apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação e a criação de redes virtuais de aprendizagem por educadores, considerando a experiência de alunos do Curso de Pedagogia - Modalidade a Distância (PEAD/UFRGS). O caráter interativo e colaborativo da web 2.0 é visto como fator determinante para a transformação das práticas educacionais, pelas possibilidades de socialização dos espaços discursivos e de encontro com o outro. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-04T02:07:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140179 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990714 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140179 |
identifier_str_mv |
000990714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140179/1/000990714.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140179/2/000990714.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140179/3/000990714.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bcf99aa945ca8cb1d6b22ba06dfb382e b585b632e98538118d584a39b0799a7b 903d6aa1223f021db33be39eadc145ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224507050950656 |