Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Cristina Domingues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140179
Resumo: Professores em transformação: interatividade e dialogismo na web. Este artigo se propõe a refletir sobre a importância da apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação e a criação de redes virtuais de aprendizagem por educadores, considerando a experiência de alunos do Curso de Pedagogia - Modalidade a Distância (PEAD/UFRGS). O caráter interativo e colaborativo da web 2.0 é visto como fator determinante para a transformação das práticas educacionais, pelas possibilidades de socialização dos espaços discursivos e de encontro com o outro.
id UFRGS-2_2c59f475af62f39949db10574d5a7405
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140179
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lemos, Cristina DominguesBoll, Cintia Inês2016-05-04T02:07:49Z2010http://hdl.handle.net/10183/140179000990714Professores em transformação: interatividade e dialogismo na web. Este artigo se propõe a refletir sobre a importância da apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação e a criação de redes virtuais de aprendizagem por educadores, considerando a experiência de alunos do Curso de Pedagogia - Modalidade a Distância (PEAD/UFRGS). O caráter interativo e colaborativo da web 2.0 é visto como fator determinante para a transformação das práticas educacionais, pelas possibilidades de socialização dos espaços discursivos e de encontro com o outro.Teachers in transformation: Interactivity and dialogism on the web. This article offers to reflect over the importance of reshaping information and communication technologies and the creation of virtual networks developed for learning by educators, considering the experience of the Pedagogy Course – From a distance (PEAD/UFRGS) students. The 2.0 Web Tool’s interactive and collaborative features are considered one of the most important factors for the educational practices transformation because of its possibilities of interaction in discursive spaces and also of meeting one another.application/pdfporTutoriaEnsino a distânciaTeacherNetworkInteractivityDialogismProfessores em transformação : dialogismo e interatividade na webinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEADinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990714.pdf000990714.pdfTexto completoapplication/pdf295262http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140179/1/000990714.pdfbcf99aa945ca8cb1d6b22ba06dfb382eMD51TEXT000990714.pdf.txt000990714.pdf.txtExtracted Texttext/plain63757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140179/2/000990714.pdf.txtb585b632e98538118d584a39b0799a7bMD52THUMBNAIL000990714.pdf.jpg000990714.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1637http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140179/3/000990714.pdf.jpg903d6aa1223f021db33be39eadc145abMD5310183/1401792021-12-06 05:37:31.767099oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140179Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:37:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web
title Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web
spellingShingle Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web
Lemos, Cristina Domingues
Tutoria
Ensino a distância
Teacher
Network
Interactivity
Dialogism
title_short Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web
title_full Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web
title_fullStr Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web
title_full_unstemmed Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web
title_sort Professores em transformação : dialogismo e interatividade na web
author Lemos, Cristina Domingues
author_facet Lemos, Cristina Domingues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Cristina Domingues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boll, Cintia Inês
contributor_str_mv Boll, Cintia Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Ensino a distância
topic Tutoria
Ensino a distância
Teacher
Network
Interactivity
Dialogism
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher
Network
Interactivity
Dialogism
description Professores em transformação: interatividade e dialogismo na web. Este artigo se propõe a refletir sobre a importância da apropriação das Tecnologias da Informação e da Comunicação e a criação de redes virtuais de aprendizagem por educadores, considerando a experiência de alunos do Curso de Pedagogia - Modalidade a Distância (PEAD/UFRGS). O caráter interativo e colaborativo da web 2.0 é visto como fator determinante para a transformação das práticas educacionais, pelas possibilidades de socialização dos espaços discursivos e de encontro com o outro.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-04T02:07:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140179
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990714
url http://hdl.handle.net/10183/140179
identifier_str_mv 000990714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140179/1/000990714.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140179/2/000990714.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140179/3/000990714.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bcf99aa945ca8cb1d6b22ba06dfb382e
b585b632e98538118d584a39b0799a7b
903d6aa1223f021db33be39eadc145ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224507050950656