Brincar e filosofar, despertando o interesse pelo saber : oficinas sobre animais peçonhentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meyer, Daniel Derrossi
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva, Katia Valenca Correia Leandro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25472
Resumo: O projeto de extensão “Respeito ao Animal Feio”, desenvolvido em 2006, nos municípios de Porto Alegre e de Viamão, relata experiências vivenciadas por oficineiros em turmas do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de ensino. Ferramentas metodológicas como oficinas educativas foram aplicadas, fazendo o aluno refletir sobre o tema “animais peçonhentos”. Utilizando, dessa forma, as brincadeiras e a filosofia como ótimas alternativas pedagógicas facilitadoras para atingir os objetivos do projeto de trabalho, foram coletadas informações orais e escritas, a partir de perguntas, com o objetivo de avaliar, primeiramente, a percepção comportamental dos escolares frente a situações envolvendo animais peçonhentos. A partir desses dados, foi possível conhecer melhor o público alvo, aproximando-se mais da realidade dos estudantes, tentando despertar o interesse pelo conhecimento sobre animais peçonhentos e falso-positivos presentes no seu cotidiano. Das respostas obtidas pelos alunos, tentamos não só conscientizá- los da importância da preservação ambiental e do respeito a todos os animais, utilizando os animais peçonhentos como bandeira, como também orientá-los na prevenção de acidentes com esse grupo de seres vivos.
id UFRGS-2_2cbf47dc862a8b4b5a7fb68c4eb43321
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25472
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meyer, Daniel DerrossiSilva, Katia Valenca Correia Leandro da2010-09-01T04:18:30Z20080103-6041http://hdl.handle.net/10183/25472000719451O projeto de extensão “Respeito ao Animal Feio”, desenvolvido em 2006, nos municípios de Porto Alegre e de Viamão, relata experiências vivenciadas por oficineiros em turmas do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de ensino. Ferramentas metodológicas como oficinas educativas foram aplicadas, fazendo o aluno refletir sobre o tema “animais peçonhentos”. Utilizando, dessa forma, as brincadeiras e a filosofia como ótimas alternativas pedagógicas facilitadoras para atingir os objetivos do projeto de trabalho, foram coletadas informações orais e escritas, a partir de perguntas, com o objetivo de avaliar, primeiramente, a percepção comportamental dos escolares frente a situações envolvendo animais peçonhentos. A partir desses dados, foi possível conhecer melhor o público alvo, aproximando-se mais da realidade dos estudantes, tentando despertar o interesse pelo conhecimento sobre animais peçonhentos e falso-positivos presentes no seu cotidiano. Das respostas obtidas pelos alunos, tentamos não só conscientizá- los da importância da preservação ambiental e do respeito a todos os animais, utilizando os animais peçonhentos como bandeira, como também orientá-los na prevenção de acidentes com esse grupo de seres vivos.The extension project “Respeito ao Animal Feio” (Respect to the Ugly Animal), developed in 2006 in the counties of Porto Alegre and Viamão, reports the workshopers’ experiences in elementary school classes of the public teaching network. Methodological tools, like educational workshops, were applied, making the students reflect about the “venomous animals” subject. Using, in this way, games and philosophy as excellent facilitative pedagogical alternatives to reach the work project objectives, oral and written information was collected, from questions, aiming to assess, at first, the students’ behavioral perception in relation to venomous animalrelated situations. From this data, it was possible to know the target public better, nearing the students’ reality, trying to awaken in them the interest for the knowledge of venomous and false-positive animals presented in their day to day. From the students’ answers, we tried to, not only make them aware of the importance of environment preservation and respect for all animals, using the venomous animals as a symbol, but also orienting them in the prevention of accidents with this group of live beings.application/pdfporCadernos do aplicação. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 2008), p. 179-191Animais peçonhentosPreservação ambientalEnsino fundamentalEducação ambientalEducational workshopsGamePhilosophyEnvironment preservationVenomous animalsBrincar e filosofar, despertando o interesse pelo saber : oficinas sobre animais peçonhentosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000719451.pdf.txt000719451.pdf.txtExtracted Texttext/plain24545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25472/2/000719451.pdf.txt1873aaac3482fc9b02ee68674902c330MD52ORIGINAL000719451.pdf000719451.pdfTexto completoapplication/pdf221970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25472/1/000719451.pdf682b5047fb9dc3c7ec07704aec55af50MD51THUMBNAIL000719451.pdf.jpg000719451.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1588http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25472/3/000719451.pdf.jpgefc73b2ca54790b047700c8b559b087eMD5310183/254722018-10-17 08:38:40.852oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25472Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:38:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brincar e filosofar, despertando o interesse pelo saber : oficinas sobre animais peçonhentos
title Brincar e filosofar, despertando o interesse pelo saber : oficinas sobre animais peçonhentos
spellingShingle Brincar e filosofar, despertando o interesse pelo saber : oficinas sobre animais peçonhentos
Meyer, Daniel Derrossi
Animais peçonhentos
Preservação ambiental
Ensino fundamental
Educação ambiental
Educational workshops
Game
Philosophy
Environment preservation
Venomous animals
title_short Brincar e filosofar, despertando o interesse pelo saber : oficinas sobre animais peçonhentos
title_full Brincar e filosofar, despertando o interesse pelo saber : oficinas sobre animais peçonhentos
title_fullStr Brincar e filosofar, despertando o interesse pelo saber : oficinas sobre animais peçonhentos
title_full_unstemmed Brincar e filosofar, despertando o interesse pelo saber : oficinas sobre animais peçonhentos
title_sort Brincar e filosofar, despertando o interesse pelo saber : oficinas sobre animais peçonhentos
author Meyer, Daniel Derrossi
author_facet Meyer, Daniel Derrossi
Silva, Katia Valenca Correia Leandro da
author_role author
author2 Silva, Katia Valenca Correia Leandro da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meyer, Daniel Derrossi
Silva, Katia Valenca Correia Leandro da
dc.subject.por.fl_str_mv Animais peçonhentos
Preservação ambiental
Ensino fundamental
Educação ambiental
topic Animais peçonhentos
Preservação ambiental
Ensino fundamental
Educação ambiental
Educational workshops
Game
Philosophy
Environment preservation
Venomous animals
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational workshops
Game
Philosophy
Environment preservation
Venomous animals
description O projeto de extensão “Respeito ao Animal Feio”, desenvolvido em 2006, nos municípios de Porto Alegre e de Viamão, relata experiências vivenciadas por oficineiros em turmas do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de ensino. Ferramentas metodológicas como oficinas educativas foram aplicadas, fazendo o aluno refletir sobre o tema “animais peçonhentos”. Utilizando, dessa forma, as brincadeiras e a filosofia como ótimas alternativas pedagógicas facilitadoras para atingir os objetivos do projeto de trabalho, foram coletadas informações orais e escritas, a partir de perguntas, com o objetivo de avaliar, primeiramente, a percepção comportamental dos escolares frente a situações envolvendo animais peçonhentos. A partir desses dados, foi possível conhecer melhor o público alvo, aproximando-se mais da realidade dos estudantes, tentando despertar o interesse pelo conhecimento sobre animais peçonhentos e falso-positivos presentes no seu cotidiano. Das respostas obtidas pelos alunos, tentamos não só conscientizá- los da importância da preservação ambiental e do respeito a todos os animais, utilizando os animais peçonhentos como bandeira, como também orientá-los na prevenção de acidentes com esse grupo de seres vivos.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-01T04:18:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25472
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-6041
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000719451
identifier_str_mv 0103-6041
000719451
url http://hdl.handle.net/10183/25472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos do aplicação. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 2008), p. 179-191
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25472/2/000719451.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25472/1/000719451.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25472/3/000719451.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1873aaac3482fc9b02ee68674902c330
682b5047fb9dc3c7ec07704aec55af50
efc73b2ca54790b047700c8b559b087e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224722257543168