Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavedon, Neusa Rolita
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Castilhos, Rodrigo Bisognin, Biasotto, Livia Donida, Caballero, Indira Nahomi Viana, Stefanowski, Fabiana de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27236
Resumo: No presente artigo, buscamos desvendar o comportamento de consumo dos colecionadores de livros. Por meio do método etnográfico, percorremos o universo dos bibliófilos que circulam por dois sebos de Porto Alegre. O trabalho de campo revelou aspectos que extrapolam a visão funcionalista utilitária da aquisição de bens, evidenciando sociabilidades e reações emocionais ligadas ao consumo. Os referenciais de comportamento do consumidor e da antropologia do consumo nos permitiram acessar algumas particularidades dos bibliófilos, que incluem sociabilidades masculinas, consumo obsessivo, construção e reforço de uma identidade por meio do consumo. A principal contribuição do estudo reside na análise de um universo consumidor com características extremas, o que provê subsídios para a compreensão de alguns elementos do consumo na sociedade contemporânea, notadamente no que tange às propriedades simbólicas dos bens e os processos de apropriação e personalização das mercadorias quando da sua passagem do domínio da produção para o domínio do consumo.
id UFRGS-2_2cc90494067eb6e59eea21612b6d496e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27236
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cavedon, Neusa RolitaCastilhos, Rodrigo BisogninBiasotto, Livia DonidaCaballero, Indira Nahomi VianaStefanowski, Fabiana de Lima2011-01-04T04:21:02Z20070104-7183http://hdl.handle.net/10183/27236000646402No presente artigo, buscamos desvendar o comportamento de consumo dos colecionadores de livros. Por meio do método etnográfico, percorremos o universo dos bibliófilos que circulam por dois sebos de Porto Alegre. O trabalho de campo revelou aspectos que extrapolam a visão funcionalista utilitária da aquisição de bens, evidenciando sociabilidades e reações emocionais ligadas ao consumo. Os referenciais de comportamento do consumidor e da antropologia do consumo nos permitiram acessar algumas particularidades dos bibliófilos, que incluem sociabilidades masculinas, consumo obsessivo, construção e reforço de uma identidade por meio do consumo. A principal contribuição do estudo reside na análise de um universo consumidor com características extremas, o que provê subsídios para a compreensão de alguns elementos do consumo na sociedade contemporânea, notadamente no que tange às propriedades simbólicas dos bens e os processos de apropriação e personalização das mercadorias quando da sua passagem do domínio da produção para o domínio do consumo.Our paper aims to study the behavior of consumption of book collectors. Through ethnography we investigate the world of the bibliophiles that frequent two second-hand bookstores in the city of Porto Alegre. The fieldwork has revealed some aspects that go beyond a utilitarian approach of goods acquisition and usage. Our analysis is based on previous works in Consumer Behavior and Anthropology of Consumption. This framework has permitted us to access a universe of consumption, which include male sociability, obsessive consumption, and the building of an identity through the consumption. The main contribution of this paper lies in the analysis of one extreme way of consumption, which can help us to understand some aspects of consumption in contemporary society, especially the symbolic proprieties of goods and the process of appropriation of goods in their moving from production to consumption.application/pdfporHorizontes antropológicos. Ano 13, n. 28 (jul./dez. 2007), p. 345-371Consumo : Aspectos psicológicosEtnografiaPesquisa etnográficaComportamento do consumidorConsumo : Aspectos sociaisCollectionismConsumptionEthnographyIdentityConsumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000646402.pdf000646402.pdfTexto completoapplication/pdf509096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27236/1/000646402.pdf724396462b01a9ce5bd6608262e8acc1MD51TEXT000646402.pdf.txt000646402.pdf.txtExtracted Texttext/plain67652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27236/2/000646402.pdf.txt6f7df6c8ab1e2a14c3eb5a1f803d5d71MD52THUMBNAIL000646402.pdf.jpg000646402.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27236/3/000646402.pdf.jpg535fe2a038a1a7ef159b13af463c72d0MD5310183/272362018-10-09 09:05:20.302oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27236Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:05:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre
title Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre
spellingShingle Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre
Cavedon, Neusa Rolita
Consumo : Aspectos psicológicos
Etnografia
Pesquisa etnográfica
Comportamento do consumidor
Consumo : Aspectos sociais
Collectionism
Consumption
Ethnography
Identity
title_short Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre
title_full Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre
title_fullStr Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre
title_full_unstemmed Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre
title_sort Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre
author Cavedon, Neusa Rolita
author_facet Cavedon, Neusa Rolita
Castilhos, Rodrigo Bisognin
Biasotto, Livia Donida
Caballero, Indira Nahomi Viana
Stefanowski, Fabiana de Lima
author_role author
author2 Castilhos, Rodrigo Bisognin
Biasotto, Livia Donida
Caballero, Indira Nahomi Viana
Stefanowski, Fabiana de Lima
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavedon, Neusa Rolita
Castilhos, Rodrigo Bisognin
Biasotto, Livia Donida
Caballero, Indira Nahomi Viana
Stefanowski, Fabiana de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo : Aspectos psicológicos
Etnografia
Pesquisa etnográfica
Comportamento do consumidor
Consumo : Aspectos sociais
topic Consumo : Aspectos psicológicos
Etnografia
Pesquisa etnográfica
Comportamento do consumidor
Consumo : Aspectos sociais
Collectionism
Consumption
Ethnography
Identity
dc.subject.eng.fl_str_mv Collectionism
Consumption
Ethnography
Identity
description No presente artigo, buscamos desvendar o comportamento de consumo dos colecionadores de livros. Por meio do método etnográfico, percorremos o universo dos bibliófilos que circulam por dois sebos de Porto Alegre. O trabalho de campo revelou aspectos que extrapolam a visão funcionalista utilitária da aquisição de bens, evidenciando sociabilidades e reações emocionais ligadas ao consumo. Os referenciais de comportamento do consumidor e da antropologia do consumo nos permitiram acessar algumas particularidades dos bibliófilos, que incluem sociabilidades masculinas, consumo obsessivo, construção e reforço de uma identidade por meio do consumo. A principal contribuição do estudo reside na análise de um universo consumidor com características extremas, o que provê subsídios para a compreensão de alguns elementos do consumo na sociedade contemporânea, notadamente no que tange às propriedades simbólicas dos bens e os processos de apropriação e personalização das mercadorias quando da sua passagem do domínio da produção para o domínio do consumo.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-04T04:21:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27236
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-7183
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000646402
identifier_str_mv 0104-7183
000646402
url http://hdl.handle.net/10183/27236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Horizontes antropológicos. Ano 13, n. 28 (jul./dez. 2007), p. 345-371
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27236/1/000646402.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27236/2/000646402.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27236/3/000646402.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 724396462b01a9ce5bd6608262e8acc1
6f7df6c8ab1e2a14c3eb5a1f803d5d71
535fe2a038a1a7ef159b13af463c72d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224723928973312