Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27236 |
Resumo: | No presente artigo, buscamos desvendar o comportamento de consumo dos colecionadores de livros. Por meio do método etnográfico, percorremos o universo dos bibliófilos que circulam por dois sebos de Porto Alegre. O trabalho de campo revelou aspectos que extrapolam a visão funcionalista utilitária da aquisição de bens, evidenciando sociabilidades e reações emocionais ligadas ao consumo. Os referenciais de comportamento do consumidor e da antropologia do consumo nos permitiram acessar algumas particularidades dos bibliófilos, que incluem sociabilidades masculinas, consumo obsessivo, construção e reforço de uma identidade por meio do consumo. A principal contribuição do estudo reside na análise de um universo consumidor com características extremas, o que provê subsídios para a compreensão de alguns elementos do consumo na sociedade contemporânea, notadamente no que tange às propriedades simbólicas dos bens e os processos de apropriação e personalização das mercadorias quando da sua passagem do domínio da produção para o domínio do consumo. |
id |
UFRGS-2_2cc90494067eb6e59eea21612b6d496e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27236 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cavedon, Neusa RolitaCastilhos, Rodrigo BisogninBiasotto, Livia DonidaCaballero, Indira Nahomi VianaStefanowski, Fabiana de Lima2011-01-04T04:21:02Z20070104-7183http://hdl.handle.net/10183/27236000646402No presente artigo, buscamos desvendar o comportamento de consumo dos colecionadores de livros. Por meio do método etnográfico, percorremos o universo dos bibliófilos que circulam por dois sebos de Porto Alegre. O trabalho de campo revelou aspectos que extrapolam a visão funcionalista utilitária da aquisição de bens, evidenciando sociabilidades e reações emocionais ligadas ao consumo. Os referenciais de comportamento do consumidor e da antropologia do consumo nos permitiram acessar algumas particularidades dos bibliófilos, que incluem sociabilidades masculinas, consumo obsessivo, construção e reforço de uma identidade por meio do consumo. A principal contribuição do estudo reside na análise de um universo consumidor com características extremas, o que provê subsídios para a compreensão de alguns elementos do consumo na sociedade contemporânea, notadamente no que tange às propriedades simbólicas dos bens e os processos de apropriação e personalização das mercadorias quando da sua passagem do domínio da produção para o domínio do consumo.Our paper aims to study the behavior of consumption of book collectors. Through ethnography we investigate the world of the bibliophiles that frequent two second-hand bookstores in the city of Porto Alegre. The fieldwork has revealed some aspects that go beyond a utilitarian approach of goods acquisition and usage. Our analysis is based on previous works in Consumer Behavior and Anthropology of Consumption. This framework has permitted us to access a universe of consumption, which include male sociability, obsessive consumption, and the building of an identity through the consumption. The main contribution of this paper lies in the analysis of one extreme way of consumption, which can help us to understand some aspects of consumption in contemporary society, especially the symbolic proprieties of goods and the process of appropriation of goods in their moving from production to consumption.application/pdfporHorizontes antropológicos. Ano 13, n. 28 (jul./dez. 2007), p. 345-371Consumo : Aspectos psicológicosEtnografiaPesquisa etnográficaComportamento do consumidorConsumo : Aspectos sociaisCollectionismConsumptionEthnographyIdentityConsumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000646402.pdf000646402.pdfTexto completoapplication/pdf509096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27236/1/000646402.pdf724396462b01a9ce5bd6608262e8acc1MD51TEXT000646402.pdf.txt000646402.pdf.txtExtracted Texttext/plain67652http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27236/2/000646402.pdf.txt6f7df6c8ab1e2a14c3eb5a1f803d5d71MD52THUMBNAIL000646402.pdf.jpg000646402.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27236/3/000646402.pdf.jpg535fe2a038a1a7ef159b13af463c72d0MD5310183/272362018-10-09 09:05:20.302oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27236Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:05:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre |
title |
Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre |
spellingShingle |
Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre Cavedon, Neusa Rolita Consumo : Aspectos psicológicos Etnografia Pesquisa etnográfica Comportamento do consumidor Consumo : Aspectos sociais Collectionism Consumption Ethnography Identity |
title_short |
Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre |
title_full |
Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre |
title_fullStr |
Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre |
title_sort |
Consumo, colecionismo e identidade dos bibliófilos : uma etnografia em dois sebos de Porto Alegre |
author |
Cavedon, Neusa Rolita |
author_facet |
Cavedon, Neusa Rolita Castilhos, Rodrigo Bisognin Biasotto, Livia Donida Caballero, Indira Nahomi Viana Stefanowski, Fabiana de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Castilhos, Rodrigo Bisognin Biasotto, Livia Donida Caballero, Indira Nahomi Viana Stefanowski, Fabiana de Lima |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavedon, Neusa Rolita Castilhos, Rodrigo Bisognin Biasotto, Livia Donida Caballero, Indira Nahomi Viana Stefanowski, Fabiana de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo : Aspectos psicológicos Etnografia Pesquisa etnográfica Comportamento do consumidor Consumo : Aspectos sociais |
topic |
Consumo : Aspectos psicológicos Etnografia Pesquisa etnográfica Comportamento do consumidor Consumo : Aspectos sociais Collectionism Consumption Ethnography Identity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Collectionism Consumption Ethnography Identity |
description |
No presente artigo, buscamos desvendar o comportamento de consumo dos colecionadores de livros. Por meio do método etnográfico, percorremos o universo dos bibliófilos que circulam por dois sebos de Porto Alegre. O trabalho de campo revelou aspectos que extrapolam a visão funcionalista utilitária da aquisição de bens, evidenciando sociabilidades e reações emocionais ligadas ao consumo. Os referenciais de comportamento do consumidor e da antropologia do consumo nos permitiram acessar algumas particularidades dos bibliófilos, que incluem sociabilidades masculinas, consumo obsessivo, construção e reforço de uma identidade por meio do consumo. A principal contribuição do estudo reside na análise de um universo consumidor com características extremas, o que provê subsídios para a compreensão de alguns elementos do consumo na sociedade contemporânea, notadamente no que tange às propriedades simbólicas dos bens e os processos de apropriação e personalização das mercadorias quando da sua passagem do domínio da produção para o domínio do consumo. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-01-04T04:21:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27236 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-7183 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000646402 |
identifier_str_mv |
0104-7183 000646402 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Horizontes antropológicos. Ano 13, n. 28 (jul./dez. 2007), p. 345-371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27236/1/000646402.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27236/2/000646402.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27236/3/000646402.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
724396462b01a9ce5bd6608262e8acc1 6f7df6c8ab1e2a14c3eb5a1f803d5d71 535fe2a038a1a7ef159b13af463c72d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447420937437184 |