Os impactos das relações sociais nos processos de criação: uma revisão de modelos da Comunicação Social, da Psicologia e suas implicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, André
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234815
Resumo: Neste trabalho foi realizada uma investigação, através do método de pesquisa bibliográfica, sobre a ligação entre processos criativos e as relações sociais, com o objetivo de determinar se estas afetam profundamente ou não a criatividade. Primeiro foram consultados autores fundamentais das áreas de comunicação, marketing e arte. Em seguida, foram consultados autores das áreas de psicologia e educação. Após uma revisão das principais postulações de cada autor em uma de suas obras selecionadas, foi realizada uma análise e conectaram-se as ideias centrais, a fim de elucidar seus pontos compatíveis. Por fim, observaram-se as lacunas entre os modelos dos campos da comunicação e da psicologia, com o intuito de iluminar possibilidades futuras do desenvolvimento da criatividade, em especial para a prática da atividade publicitária. Concluiu-se que a sociabilidade é um fator fundamental para a criatividade, afetando resultados tanto positivamente quanto negativamente e que suas implicações devem ser investigadas mais detalhadamente dentro da comunicação social.
id UFRGS-2_2d656395574c3286d2ac2025ab65a9bb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234815
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bernardes, AndréKowarick, Adriana Coelho Borges2022-02-08T04:36:28Z2021http://hdl.handle.net/10183/234815001136717Neste trabalho foi realizada uma investigação, através do método de pesquisa bibliográfica, sobre a ligação entre processos criativos e as relações sociais, com o objetivo de determinar se estas afetam profundamente ou não a criatividade. Primeiro foram consultados autores fundamentais das áreas de comunicação, marketing e arte. Em seguida, foram consultados autores das áreas de psicologia e educação. Após uma revisão das principais postulações de cada autor em uma de suas obras selecionadas, foi realizada uma análise e conectaram-se as ideias centrais, a fim de elucidar seus pontos compatíveis. Por fim, observaram-se as lacunas entre os modelos dos campos da comunicação e da psicologia, com o intuito de iluminar possibilidades futuras do desenvolvimento da criatividade, em especial para a prática da atividade publicitária. Concluiu-se que a sociabilidade é um fator fundamental para a criatividade, afetando resultados tanto positivamente quanto negativamente e que suas implicações devem ser investigadas mais detalhadamente dentro da comunicação social.In this paper, an investigation was conducted, through the method of bibliographic research, about the connection between creative processes and social relations, with the goal of establishing whether or not the latter influence deeply the former. Firstly, essential authors from social communication (mass media studies), marketing and art were consulted. In the following moment, authors from psychology and education were consulted. After a review of the main considerations of each author in one of their selected works, an analysis was conducted and the central ideas were connected, with the goal of elucidating their compatibilities. Lastly, the gaps between the models of social communication and psychology were observed, in order to illuminate future possibilities in the development of creativity, especially for the practice of advertising activity. It was concluded that sociability is indeed a fundamental factor for creativity, impacting its results both positively and negatively and that its implications should be further studied in the field of social communication (mass media studies).application/pdfporRelações sociaisCriatividadeComunicaçãoCreativitySocial communicationPsychologyAdvertisingMass mediaOs impactos das relações sociais nos processos de criação: uma revisão de modelos da Comunicação Social, da Psicologia e suas implicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136717.pdf.txt001136717.pdf.txtExtracted Texttext/plain162701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234815/2/001136717.pdf.txt55359d8cdf6dd0c2c92ddc4c68c0178dMD52ORIGINAL001136717.pdfTexto completoapplication/pdf735601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234815/1/001136717.pdf631330360c5e7f16cf3eff2e911b8ee8MD5110183/2348152022-02-22 04:47:52.870797oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234815Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:47:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os impactos das relações sociais nos processos de criação: uma revisão de modelos da Comunicação Social, da Psicologia e suas implicações
title Os impactos das relações sociais nos processos de criação: uma revisão de modelos da Comunicação Social, da Psicologia e suas implicações
spellingShingle Os impactos das relações sociais nos processos de criação: uma revisão de modelos da Comunicação Social, da Psicologia e suas implicações
Bernardes, André
Relações sociais
Criatividade
Comunicação
Creativity
Social communication
Psychology
Advertising
Mass media
title_short Os impactos das relações sociais nos processos de criação: uma revisão de modelos da Comunicação Social, da Psicologia e suas implicações
title_full Os impactos das relações sociais nos processos de criação: uma revisão de modelos da Comunicação Social, da Psicologia e suas implicações
title_fullStr Os impactos das relações sociais nos processos de criação: uma revisão de modelos da Comunicação Social, da Psicologia e suas implicações
title_full_unstemmed Os impactos das relações sociais nos processos de criação: uma revisão de modelos da Comunicação Social, da Psicologia e suas implicações
title_sort Os impactos das relações sociais nos processos de criação: uma revisão de modelos da Comunicação Social, da Psicologia e suas implicações
author Bernardes, André
author_facet Bernardes, André
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, André
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
contributor_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Relações sociais
Criatividade
Comunicação
topic Relações sociais
Criatividade
Comunicação
Creativity
Social communication
Psychology
Advertising
Mass media
dc.subject.eng.fl_str_mv Creativity
Social communication
Psychology
Advertising
Mass media
description Neste trabalho foi realizada uma investigação, através do método de pesquisa bibliográfica, sobre a ligação entre processos criativos e as relações sociais, com o objetivo de determinar se estas afetam profundamente ou não a criatividade. Primeiro foram consultados autores fundamentais das áreas de comunicação, marketing e arte. Em seguida, foram consultados autores das áreas de psicologia e educação. Após uma revisão das principais postulações de cada autor em uma de suas obras selecionadas, foi realizada uma análise e conectaram-se as ideias centrais, a fim de elucidar seus pontos compatíveis. Por fim, observaram-se as lacunas entre os modelos dos campos da comunicação e da psicologia, com o intuito de iluminar possibilidades futuras do desenvolvimento da criatividade, em especial para a prática da atividade publicitária. Concluiu-se que a sociabilidade é um fator fundamental para a criatividade, afetando resultados tanto positivamente quanto negativamente e que suas implicações devem ser investigadas mais detalhadamente dentro da comunicação social.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-08T04:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234815
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136717
url http://hdl.handle.net/10183/234815
identifier_str_mv 001136717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234815/2/001136717.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234815/1/001136717.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 55359d8cdf6dd0c2c92ddc4c68c0178d
631330360c5e7f16cf3eff2e911b8ee8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224620521553920