“Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Fernanda Peres
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195566
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo principal analisar as contradições presentes nas falas de professoras que trabalham com crianças em situação de pobreza. Busquei ao longo deste trabalho, analisar narrativas presentes nas falas das professoras, tentando compreender seus olhares sobre a pobreza, direitos sociais e o modo de como estas crianças são estigmatizadas. Com o olhar pautado nos ideais de educação social, buscando uma prática mais humanizada, pude compreender o quanto essas marcas podem impactar no desenvolvimento destas crianças. O trabalho reflete a exclusão social, e como ela constitui marcas que muitas vezes define trajetórias. No espaço ao qual deveria ser o mais acolhedor e o que mais respeitasse a pluralidade dos sujeitos, a escola. A metodologia foi inspirada na análise das falas das professoras e o referencial teórico utilizado dialogou com Paiva (2015), Vidal (2014 e 2015), Fonseca (1999), Arroyo (2012 e 2013) e Freire (1976 e 2011).
id UFRGS-2_2e2cbde3d487fabeafe1278a610cf2cc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195566
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corrêa, Fernanda PeresSantos, Karine dos2019-06-06T02:34:44Z2018http://hdl.handle.net/10183/195566001092216O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo principal analisar as contradições presentes nas falas de professoras que trabalham com crianças em situação de pobreza. Busquei ao longo deste trabalho, analisar narrativas presentes nas falas das professoras, tentando compreender seus olhares sobre a pobreza, direitos sociais e o modo de como estas crianças são estigmatizadas. Com o olhar pautado nos ideais de educação social, buscando uma prática mais humanizada, pude compreender o quanto essas marcas podem impactar no desenvolvimento destas crianças. O trabalho reflete a exclusão social, e como ela constitui marcas que muitas vezes define trajetórias. No espaço ao qual deveria ser o mais acolhedor e o que mais respeitasse a pluralidade dos sujeitos, a escola. A metodologia foi inspirada na análise das falas das professoras e o referencial teórico utilizado dialogou com Paiva (2015), Vidal (2014 e 2015), Fonseca (1999), Arroyo (2012 e 2013) e Freire (1976 e 2011).application/pdfporDireito à educaçãoExclusão escolarExclusão socialCriançaPobreza“Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobrezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092216.pdf.txt001092216.pdf.txtExtracted Texttext/plain69173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195566/2/001092216.pdf.txtf41929db4b1dfa555394e4b86c9d1ddfMD52ORIGINAL001092216.pdfTexto completoapplication/pdf530644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195566/1/001092216.pdf0f35b37b5ba42a8f0415318b8f9e4f66MD5110183/1955662022-12-14 05:55:14.421027oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195566Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-14T07:55:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza
title “Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza
spellingShingle “Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza
Corrêa, Fernanda Peres
Direito à educação
Exclusão escolar
Exclusão social
Criança
Pobreza
title_short “Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza
title_full “Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza
title_fullStr “Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza
title_full_unstemmed “Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza
title_sort “Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza
author Corrêa, Fernanda Peres
author_facet Corrêa, Fernanda Peres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Fernanda Peres
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Karine dos
contributor_str_mv Santos, Karine dos
dc.subject.por.fl_str_mv Direito à educação
Exclusão escolar
Exclusão social
Criança
Pobreza
topic Direito à educação
Exclusão escolar
Exclusão social
Criança
Pobreza
description O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo principal analisar as contradições presentes nas falas de professoras que trabalham com crianças em situação de pobreza. Busquei ao longo deste trabalho, analisar narrativas presentes nas falas das professoras, tentando compreender seus olhares sobre a pobreza, direitos sociais e o modo de como estas crianças são estigmatizadas. Com o olhar pautado nos ideais de educação social, buscando uma prática mais humanizada, pude compreender o quanto essas marcas podem impactar no desenvolvimento destas crianças. O trabalho reflete a exclusão social, e como ela constitui marcas que muitas vezes define trajetórias. No espaço ao qual deveria ser o mais acolhedor e o que mais respeitasse a pluralidade dos sujeitos, a escola. A metodologia foi inspirada na análise das falas das professoras e o referencial teórico utilizado dialogou com Paiva (2015), Vidal (2014 e 2015), Fonseca (1999), Arroyo (2012 e 2013) e Freire (1976 e 2011).
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-06T02:34:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/195566
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092216
url http://hdl.handle.net/10183/195566
identifier_str_mv 001092216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195566/2/001092216.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195566/1/001092216.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f41929db4b1dfa555394e4b86c9d1ddf
0f35b37b5ba42a8f0415318b8f9e4f66
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224574875992064