“Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/195566 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo principal analisar as contradições presentes nas falas de professoras que trabalham com crianças em situação de pobreza. Busquei ao longo deste trabalho, analisar narrativas presentes nas falas das professoras, tentando compreender seus olhares sobre a pobreza, direitos sociais e o modo de como estas crianças são estigmatizadas. Com o olhar pautado nos ideais de educação social, buscando uma prática mais humanizada, pude compreender o quanto essas marcas podem impactar no desenvolvimento destas crianças. O trabalho reflete a exclusão social, e como ela constitui marcas que muitas vezes define trajetórias. No espaço ao qual deveria ser o mais acolhedor e o que mais respeitasse a pluralidade dos sujeitos, a escola. A metodologia foi inspirada na análise das falas das professoras e o referencial teórico utilizado dialogou com Paiva (2015), Vidal (2014 e 2015), Fonseca (1999), Arroyo (2012 e 2013) e Freire (1976 e 2011). |
id |
UFRGS-2_2e2cbde3d487fabeafe1278a610cf2cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195566 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corrêa, Fernanda PeresSantos, Karine dos2019-06-06T02:34:44Z2018http://hdl.handle.net/10183/195566001092216O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo principal analisar as contradições presentes nas falas de professoras que trabalham com crianças em situação de pobreza. Busquei ao longo deste trabalho, analisar narrativas presentes nas falas das professoras, tentando compreender seus olhares sobre a pobreza, direitos sociais e o modo de como estas crianças são estigmatizadas. Com o olhar pautado nos ideais de educação social, buscando uma prática mais humanizada, pude compreender o quanto essas marcas podem impactar no desenvolvimento destas crianças. O trabalho reflete a exclusão social, e como ela constitui marcas que muitas vezes define trajetórias. No espaço ao qual deveria ser o mais acolhedor e o que mais respeitasse a pluralidade dos sujeitos, a escola. A metodologia foi inspirada na análise das falas das professoras e o referencial teórico utilizado dialogou com Paiva (2015), Vidal (2014 e 2015), Fonseca (1999), Arroyo (2012 e 2013) e Freire (1976 e 2011).application/pdfporDireito à educaçãoExclusão escolarExclusão socialCriançaPobreza“Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobrezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092216.pdf.txt001092216.pdf.txtExtracted Texttext/plain69173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195566/2/001092216.pdf.txtf41929db4b1dfa555394e4b86c9d1ddfMD52ORIGINAL001092216.pdfTexto completoapplication/pdf530644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195566/1/001092216.pdf0f35b37b5ba42a8f0415318b8f9e4f66MD5110183/1955662022-12-14 05:55:14.421027oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195566Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-14T07:55:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza |
title |
“Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza |
spellingShingle |
“Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza Corrêa, Fernanda Peres Direito à educação Exclusão escolar Exclusão social Criança Pobreza |
title_short |
“Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza |
title_full |
“Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza |
title_fullStr |
“Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza |
title_full_unstemmed |
“Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza |
title_sort |
“Vale a pena teu trabalho com eles?” : as falas de professoras sobre crianças em situação de pobreza |
author |
Corrêa, Fernanda Peres |
author_facet |
Corrêa, Fernanda Peres |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Fernanda Peres |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Karine dos |
contributor_str_mv |
Santos, Karine dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito à educação Exclusão escolar Exclusão social Criança Pobreza |
topic |
Direito à educação Exclusão escolar Exclusão social Criança Pobreza |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo principal analisar as contradições presentes nas falas de professoras que trabalham com crianças em situação de pobreza. Busquei ao longo deste trabalho, analisar narrativas presentes nas falas das professoras, tentando compreender seus olhares sobre a pobreza, direitos sociais e o modo de como estas crianças são estigmatizadas. Com o olhar pautado nos ideais de educação social, buscando uma prática mais humanizada, pude compreender o quanto essas marcas podem impactar no desenvolvimento destas crianças. O trabalho reflete a exclusão social, e como ela constitui marcas que muitas vezes define trajetórias. No espaço ao qual deveria ser o mais acolhedor e o que mais respeitasse a pluralidade dos sujeitos, a escola. A metodologia foi inspirada na análise das falas das professoras e o referencial teórico utilizado dialogou com Paiva (2015), Vidal (2014 e 2015), Fonseca (1999), Arroyo (2012 e 2013) e Freire (1976 e 2011). |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-06T02:34:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/195566 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001092216 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/195566 |
identifier_str_mv |
001092216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195566/2/001092216.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195566/1/001092216.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f41929db4b1dfa555394e4b86c9d1ddf 0f35b37b5ba42a8f0415318b8f9e4f66 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224574875992064 |