Os significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148516 |
Resumo: | O presente estudo busca compreender quais os significados atribuídos pelos estudantes do Ensino Médio de uma determinada escola pública de Porto Alegre em relação à Educação Física Escolar, tendo como objetivos entender como estes estudantes pensam e encaram a disciplina. E assim poder propor formas de deixar as aulas mais atrativas para os estudantes, para aumentar a participação ativa dos mesmos e evitar a evasão das aulas. A pesquisa usa uma abordagem qualitativa, e as informações foram coletadas por meio de um questionário com perguntas abertas. Ao todo 27 estudantes colaboraram com esta investigação, sendo 16 do gênero feminino e 11 do gênero masculino. O processo analítico mostra que a visão que os estudantes tem é de uma educação física esportivizada mas que também tem seu foco no trabalho a promoção da saúde, e que o principal fator de motivação ou desmotivação vem pela forma com que o professor trabalha (ou não) seus conteúdos em aula. |
id |
UFRGS-2_2e95e57afad617fe68362fab57a57099 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148516 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Thiago FernandesMolina Neto, Vicente2016-09-27T02:14:24Z2016http://hdl.handle.net/10183/148516001000928O presente estudo busca compreender quais os significados atribuídos pelos estudantes do Ensino Médio de uma determinada escola pública de Porto Alegre em relação à Educação Física Escolar, tendo como objetivos entender como estes estudantes pensam e encaram a disciplina. E assim poder propor formas de deixar as aulas mais atrativas para os estudantes, para aumentar a participação ativa dos mesmos e evitar a evasão das aulas. A pesquisa usa uma abordagem qualitativa, e as informações foram coletadas por meio de um questionário com perguntas abertas. Ao todo 27 estudantes colaboraram com esta investigação, sendo 16 do gênero feminino e 11 do gênero masculino. O processo analítico mostra que a visão que os estudantes tem é de uma educação física esportivizada mas que também tem seu foco no trabalho a promoção da saúde, e que o principal fator de motivação ou desmotivação vem pela forma com que o professor trabalha (ou não) seus conteúdos em aula.This study seeks to understand the meaning attributed by high school students of a particular public school in Porto Alegre in relation to physical education, with the objective to understand how these students think and face discipline. And so to propose ways to make the most attractive classes for students to increase the active participation of the same and avoid circumvention of classes. The research uses a qualitative approach, and the information was collected through a questionnaire with open questions. Altogether 27 students collaborated with this research, 16 female and 11 male. The analytical process shows that the vision that the students have is a physical education esportivizada but also focuses on work health promotion , and that the main factor of motivation or demotivation is the way in which the teacher works (or not ) their contents in classapplication/pdfporEducação física escolarEnsino médioStudentsPhysical EducationHigh schoolOs significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000928.pdf001000928.pdfTexto completoapplication/pdf553883http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148516/1/001000928.pdf03ec7df08342d5e2c215368d5e455c7cMD51TEXT001000928.pdf.txt001000928.pdf.txtExtracted Texttext/plain75793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148516/2/001000928.pdf.txt8991f2f549b5c7e13324b1929c2c7aa3MD52THUMBNAIL001000928.pdf.jpg001000928.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148516/3/001000928.pdf.jpg3565074d34f195c6e6a4959ca3d5cfc6MD5310183/1485162018-10-29 08:58:44.589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148516Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:58:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegre |
title |
Os significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegre |
spellingShingle |
Os significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegre Rodrigues, Thiago Fernandes Educação física escolar Ensino médio Students Physical Education High school |
title_short |
Os significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegre |
title_full |
Os significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegre |
title_fullStr |
Os significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Os significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegre |
title_sort |
Os significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegre |
author |
Rodrigues, Thiago Fernandes |
author_facet |
Rodrigues, Thiago Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Thiago Fernandes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Molina Neto, Vicente |
contributor_str_mv |
Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Ensino médio |
topic |
Educação física escolar Ensino médio Students Physical Education High school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Students Physical Education High school |
description |
O presente estudo busca compreender quais os significados atribuídos pelos estudantes do Ensino Médio de uma determinada escola pública de Porto Alegre em relação à Educação Física Escolar, tendo como objetivos entender como estes estudantes pensam e encaram a disciplina. E assim poder propor formas de deixar as aulas mais atrativas para os estudantes, para aumentar a participação ativa dos mesmos e evitar a evasão das aulas. A pesquisa usa uma abordagem qualitativa, e as informações foram coletadas por meio de um questionário com perguntas abertas. Ao todo 27 estudantes colaboraram com esta investigação, sendo 16 do gênero feminino e 11 do gênero masculino. O processo analítico mostra que a visão que os estudantes tem é de uma educação física esportivizada mas que também tem seu foco no trabalho a promoção da saúde, e que o principal fator de motivação ou desmotivação vem pela forma com que o professor trabalha (ou não) seus conteúdos em aula. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-27T02:14:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148516 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001000928 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148516 |
identifier_str_mv |
001000928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148516/1/001000928.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148516/2/001000928.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148516/3/001000928.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
03ec7df08342d5e2c215368d5e455c7c 8991f2f549b5c7e13324b1929c2c7aa3 3565074d34f195c6e6a4959ca3d5cfc6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224518512934912 |