Os significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Thiago Fernandes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148516
Resumo: O presente estudo busca compreender quais os significados atribuídos pelos estudantes do Ensino Médio de uma determinada escola pública de Porto Alegre em relação à Educação Física Escolar, tendo como objetivos entender como estes estudantes pensam e encaram a disciplina. E assim poder propor formas de deixar as aulas mais atrativas para os estudantes, para aumentar a participação ativa dos mesmos e evitar a evasão das aulas. A pesquisa usa uma abordagem qualitativa, e as informações foram coletadas por meio de um questionário com perguntas abertas. Ao todo 27 estudantes colaboraram com esta investigação, sendo 16 do gênero feminino e 11 do gênero masculino. O processo analítico mostra que a visão que os estudantes tem é de uma educação física esportivizada mas que também tem seu foco no trabalho a promoção da saúde, e que o principal fator de motivação ou desmotivação vem pela forma com que o professor trabalha (ou não) seus conteúdos em aula.
id UFRGS-2_2e95e57afad617fe68362fab57a57099
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148516
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Thiago FernandesMolina Neto, Vicente2016-09-27T02:14:24Z2016http://hdl.handle.net/10183/148516001000928O presente estudo busca compreender quais os significados atribuídos pelos estudantes do Ensino Médio de uma determinada escola pública de Porto Alegre em relação à Educação Física Escolar, tendo como objetivos entender como estes estudantes pensam e encaram a disciplina. E assim poder propor formas de deixar as aulas mais atrativas para os estudantes, para aumentar a participação ativa dos mesmos e evitar a evasão das aulas. A pesquisa usa uma abordagem qualitativa, e as informações foram coletadas por meio de um questionário com perguntas abertas. Ao todo 27 estudantes colaboraram com esta investigação, sendo 16 do gênero feminino e 11 do gênero masculino. O processo analítico mostra que a visão que os estudantes tem é de uma educação física esportivizada mas que também tem seu foco no trabalho a promoção da saúde, e que o principal fator de motivação ou desmotivação vem pela forma com que o professor trabalha (ou não) seus conteúdos em aula.This study seeks to understand the meaning attributed by high school students of a particular public school in Porto Alegre in relation to physical education, with the objective to understand how these students think and face discipline. And so to propose ways to make the most attractive classes for students to increase the active participation of the same and avoid circumvention of classes. The research uses a qualitative approach, and the information was collected through a questionnaire with open questions. Altogether 27 students collaborated with this research, 16 female and 11 male. The analytical process shows that the vision that the students have is a physical education esportivizada but also focuses on work health promotion , and that the main factor of motivation or demotivation is the way in which the teacher works (or not ) their contents in classapplication/pdfporEducação física escolarEnsino médioStudentsPhysical EducationHigh schoolOs significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000928.pdf001000928.pdfTexto completoapplication/pdf553883http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148516/1/001000928.pdf03ec7df08342d5e2c215368d5e455c7cMD51TEXT001000928.pdf.txt001000928.pdf.txtExtracted Texttext/plain75793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148516/2/001000928.pdf.txt8991f2f549b5c7e13324b1929c2c7aa3MD52THUMBNAIL001000928.pdf.jpg001000928.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148516/3/001000928.pdf.jpg3565074d34f195c6e6a4959ca3d5cfc6MD5310183/1485162018-10-29 08:58:44.589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148516Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:58:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegre
title Os significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegre
spellingShingle Os significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegre
Rodrigues, Thiago Fernandes
Educação física escolar
Ensino médio
Students
Physical Education
High school
title_short Os significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegre
title_full Os significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegre
title_fullStr Os significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegre
title_full_unstemmed Os significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegre
title_sort Os significados da educação física na perspectiva dos estudantes do ensino médio : um estudo de caso em uma escola de Porto Alegre
author Rodrigues, Thiago Fernandes
author_facet Rodrigues, Thiago Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Thiago Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Molina Neto, Vicente
contributor_str_mv Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Ensino médio
topic Educação física escolar
Ensino médio
Students
Physical Education
High school
dc.subject.eng.fl_str_mv Students
Physical Education
High school
description O presente estudo busca compreender quais os significados atribuídos pelos estudantes do Ensino Médio de uma determinada escola pública de Porto Alegre em relação à Educação Física Escolar, tendo como objetivos entender como estes estudantes pensam e encaram a disciplina. E assim poder propor formas de deixar as aulas mais atrativas para os estudantes, para aumentar a participação ativa dos mesmos e evitar a evasão das aulas. A pesquisa usa uma abordagem qualitativa, e as informações foram coletadas por meio de um questionário com perguntas abertas. Ao todo 27 estudantes colaboraram com esta investigação, sendo 16 do gênero feminino e 11 do gênero masculino. O processo analítico mostra que a visão que os estudantes tem é de uma educação física esportivizada mas que também tem seu foco no trabalho a promoção da saúde, e que o principal fator de motivação ou desmotivação vem pela forma com que o professor trabalha (ou não) seus conteúdos em aula.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-27T02:14:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148516
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000928
url http://hdl.handle.net/10183/148516
identifier_str_mv 001000928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148516/1/001000928.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148516/2/001000928.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148516/3/001000928.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 03ec7df08342d5e2c215368d5e455c7c
8991f2f549b5c7e13324b1929c2c7aa3
3565074d34f195c6e6a4959ca3d5cfc6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224518512934912