Sucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Fernando Gonçalves de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ramos, Marilia Patta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195859
Resumo: Acessar o ensino superior no Brasil pode ser visto como um relativo sucesso escolar, pois apenas 14% dos jovens o frequentavam em 2009. O objetivo desse artigo foi mapear as condições necessárias a esse sucesso. A metodologia foi quantitativa, baseada nos dados socioeconômicos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2009/Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2010, de forma a buscar os condicionantes do acesso ao ensino superior. O referencial teórico baseou-se no estruturalismo genético e seus desdobramentos na Nova Sociologia da Educação. Os resultados indicam que, apesar de o capital cultural ser importante, como mostra a influência dos indicadores que o operacionalizam (escolaridade dos pais, hábitos de leitura etc.), o capital econômico é determinante sobre as chances de sucesso. Cursos que exigem nota maior para o ingresso filtram candidatos advindos das classes superiores.
id UFRGS-2_2e98c6e298d3dd92b7686265c1a7b4aa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195859
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Fernando Gonçalves deRamos, Marilia Patta2019-06-18T02:34:36Z20190101-7330http://hdl.handle.net/10183/195859001094618Acessar o ensino superior no Brasil pode ser visto como um relativo sucesso escolar, pois apenas 14% dos jovens o frequentavam em 2009. O objetivo desse artigo foi mapear as condições necessárias a esse sucesso. A metodologia foi quantitativa, baseada nos dados socioeconômicos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2009/Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2010, de forma a buscar os condicionantes do acesso ao ensino superior. O referencial teórico baseou-se no estruturalismo genético e seus desdobramentos na Nova Sociologia da Educação. Os resultados indicam que, apesar de o capital cultural ser importante, como mostra a influência dos indicadores que o operacionalizam (escolaridade dos pais, hábitos de leitura etc.), o capital econômico é determinante sobre as chances de sucesso. Cursos que exigem nota maior para o ingresso filtram candidatos advindos das classes superiores.The Access to higher education in Brazil can be considered as a relative success in school, since only 14% of young people attended it in 2009. The objective of this article is to map the conditions necessary for this success. The methodology is quantitative, based on the socioeconomic data of the ENEM 2009 / SISU 2010, in order to look for the conditions of access to higher education. The theoretical framework was based on genetic structuralism and its developments in the New Sociology of Education. The results indicate that, although cultural capital is important, as shown by the influence of the indicators that operate it (parental schooling, reading habits, etc.), economic capital is especially determinant on the chances of success. Courses requiring a higher grade for admission filter candidates from the upper classes.Acceder a la enseñanza superior en Brasil puede ser visto como un relativo éxito escolar, pues apenas el 14% de los jóvenes la frecuentaban en 2009. El objetivo de ese artículo fue mapear las condiciones necesarias a ese éxito. La metodología fue cuantitativa, basada en los datos socioeconómicos del Examen Nacional de la Enseñanza Media (ENEM) 2009/Sistema de Selección Unificada (SISU) 2010, de forma de buscar los condicionantes del acceso a la enseñanza superior. El referencial teórico se basó en el estructuralismo genético y sus desdoblamientos en la Nueva Sociología de la Educación. Los resultados indican que, a pesar de que el capital cultural sea importante, como muestra la influencia de los indicadores que lo operacionalizan (escolaridad de los padres, hábitos de lectura etc.), el capital económico es determinante sobre las chances de éxito. Cursos que exigen nota mayor para el ingreso filtran candidatos advenidos de las clases superiores.application/pdfporEducação e sociedade : revista de ciências da educação. São Paulo, SP. Vol. 40 (2019), e0188393, 22 p.Exame Nacional do Ensino MédioEnsino superiorSociologia da educaçãoEducational successSchool reproductioHigher educationÉxito escolarReproducción escolarExamen Nacional de la Enseñanza MediaEnseñanza superiorSucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no BrasilSuccess in the educational field : conditions for entry into the university in BrazilÉxito en el campo escolar : condicionantes para entrada en la universidad en Brasilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094618.pdf.txt001094618.pdf.txtExtracted Texttext/plain61002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195859/2/001094618.pdf.txt21ab39cb56897e6e7a408173cb675eb0MD52ORIGINAL001094618.pdfTexto completoapplication/pdf481928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195859/1/001094618.pdf9adc1dce1cc433d09f6bec69e1c48104MD5110183/1958592023-09-02 03:35:02.780475oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195859Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-02T06:35:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Success in the educational field : conditions for entry into the university in Brazil
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Éxito en el campo escolar : condicionantes para entrada en la universidad en Brasil
title Sucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no Brasil
spellingShingle Sucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no Brasil
Gonçalves, Fernando Gonçalves de
Exame Nacional do Ensino Médio
Ensino superior
Sociologia da educação
Educational success
School reproductio
Higher education
Éxito escolar
Reproducción escolar
Examen Nacional de la Enseñanza Media
Enseñanza superior
title_short Sucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no Brasil
title_full Sucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no Brasil
title_fullStr Sucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no Brasil
title_full_unstemmed Sucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no Brasil
title_sort Sucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no Brasil
author Gonçalves, Fernando Gonçalves de
author_facet Gonçalves, Fernando Gonçalves de
Ramos, Marilia Patta
author_role author
author2 Ramos, Marilia Patta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Fernando Gonçalves de
Ramos, Marilia Patta
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Nacional do Ensino Médio
Ensino superior
Sociologia da educação
topic Exame Nacional do Ensino Médio
Ensino superior
Sociologia da educação
Educational success
School reproductio
Higher education
Éxito escolar
Reproducción escolar
Examen Nacional de la Enseñanza Media
Enseñanza superior
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational success
School reproductio
Higher education
dc.subject.spa.fl_str_mv Éxito escolar
Reproducción escolar
Examen Nacional de la Enseñanza Media
Enseñanza superior
description Acessar o ensino superior no Brasil pode ser visto como um relativo sucesso escolar, pois apenas 14% dos jovens o frequentavam em 2009. O objetivo desse artigo foi mapear as condições necessárias a esse sucesso. A metodologia foi quantitativa, baseada nos dados socioeconômicos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2009/Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2010, de forma a buscar os condicionantes do acesso ao ensino superior. O referencial teórico baseou-se no estruturalismo genético e seus desdobramentos na Nova Sociologia da Educação. Os resultados indicam que, apesar de o capital cultural ser importante, como mostra a influência dos indicadores que o operacionalizam (escolaridade dos pais, hábitos de leitura etc.), o capital econômico é determinante sobre as chances de sucesso. Cursos que exigem nota maior para o ingresso filtram candidatos advindos das classes superiores.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-18T02:34:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/195859
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-7330
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094618
identifier_str_mv 0101-7330
001094618
url http://hdl.handle.net/10183/195859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação e sociedade : revista de ciências da educação. São Paulo, SP. Vol. 40 (2019), e0188393, 22 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195859/2/001094618.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195859/1/001094618.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21ab39cb56897e6e7a408173cb675eb0
9adc1dce1cc433d09f6bec69e1c48104
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224968668708864