Sucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/195859 |
Resumo: | Acessar o ensino superior no Brasil pode ser visto como um relativo sucesso escolar, pois apenas 14% dos jovens o frequentavam em 2009. O objetivo desse artigo foi mapear as condições necessárias a esse sucesso. A metodologia foi quantitativa, baseada nos dados socioeconômicos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2009/Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2010, de forma a buscar os condicionantes do acesso ao ensino superior. O referencial teórico baseou-se no estruturalismo genético e seus desdobramentos na Nova Sociologia da Educação. Os resultados indicam que, apesar de o capital cultural ser importante, como mostra a influência dos indicadores que o operacionalizam (escolaridade dos pais, hábitos de leitura etc.), o capital econômico é determinante sobre as chances de sucesso. Cursos que exigem nota maior para o ingresso filtram candidatos advindos das classes superiores. |
id |
UFRGS-2_2e98c6e298d3dd92b7686265c1a7b4aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195859 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Fernando Gonçalves deRamos, Marilia Patta2019-06-18T02:34:36Z20190101-7330http://hdl.handle.net/10183/195859001094618Acessar o ensino superior no Brasil pode ser visto como um relativo sucesso escolar, pois apenas 14% dos jovens o frequentavam em 2009. O objetivo desse artigo foi mapear as condições necessárias a esse sucesso. A metodologia foi quantitativa, baseada nos dados socioeconômicos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2009/Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2010, de forma a buscar os condicionantes do acesso ao ensino superior. O referencial teórico baseou-se no estruturalismo genético e seus desdobramentos na Nova Sociologia da Educação. Os resultados indicam que, apesar de o capital cultural ser importante, como mostra a influência dos indicadores que o operacionalizam (escolaridade dos pais, hábitos de leitura etc.), o capital econômico é determinante sobre as chances de sucesso. Cursos que exigem nota maior para o ingresso filtram candidatos advindos das classes superiores.The Access to higher education in Brazil can be considered as a relative success in school, since only 14% of young people attended it in 2009. The objective of this article is to map the conditions necessary for this success. The methodology is quantitative, based on the socioeconomic data of the ENEM 2009 / SISU 2010, in order to look for the conditions of access to higher education. The theoretical framework was based on genetic structuralism and its developments in the New Sociology of Education. The results indicate that, although cultural capital is important, as shown by the influence of the indicators that operate it (parental schooling, reading habits, etc.), economic capital is especially determinant on the chances of success. Courses requiring a higher grade for admission filter candidates from the upper classes.Acceder a la enseñanza superior en Brasil puede ser visto como un relativo éxito escolar, pues apenas el 14% de los jóvenes la frecuentaban en 2009. El objetivo de ese artículo fue mapear las condiciones necesarias a ese éxito. La metodología fue cuantitativa, basada en los datos socioeconómicos del Examen Nacional de la Enseñanza Media (ENEM) 2009/Sistema de Selección Unificada (SISU) 2010, de forma de buscar los condicionantes del acceso a la enseñanza superior. El referencial teórico se basó en el estructuralismo genético y sus desdoblamientos en la Nueva Sociología de la Educación. Los resultados indican que, a pesar de que el capital cultural sea importante, como muestra la influencia de los indicadores que lo operacionalizan (escolaridad de los padres, hábitos de lectura etc.), el capital económico es determinante sobre las chances de éxito. Cursos que exigen nota mayor para el ingreso filtran candidatos advenidos de las clases superiores.application/pdfporEducação e sociedade : revista de ciências da educação. São Paulo, SP. Vol. 40 (2019), e0188393, 22 p.Exame Nacional do Ensino MédioEnsino superiorSociologia da educaçãoEducational successSchool reproductioHigher educationÉxito escolarReproducción escolarExamen Nacional de la Enseñanza MediaEnseñanza superiorSucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no BrasilSuccess in the educational field : conditions for entry into the university in BrazilÉxito en el campo escolar : condicionantes para entrada en la universidad en Brasilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094618.pdf.txt001094618.pdf.txtExtracted Texttext/plain61002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195859/2/001094618.pdf.txt21ab39cb56897e6e7a408173cb675eb0MD52ORIGINAL001094618.pdfTexto completoapplication/pdf481928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195859/1/001094618.pdf9adc1dce1cc433d09f6bec69e1c48104MD5110183/1958592023-09-02 03:35:02.780475oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195859Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-02T06:35:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no Brasil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Success in the educational field : conditions for entry into the university in Brazil |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Éxito en el campo escolar : condicionantes para entrada en la universidad en Brasil |
title |
Sucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no Brasil |
spellingShingle |
Sucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no Brasil Gonçalves, Fernando Gonçalves de Exame Nacional do Ensino Médio Ensino superior Sociologia da educação Educational success School reproductio Higher education Éxito escolar Reproducción escolar Examen Nacional de la Enseñanza Media Enseñanza superior |
title_short |
Sucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no Brasil |
title_full |
Sucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no Brasil |
title_fullStr |
Sucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no Brasil |
title_full_unstemmed |
Sucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no Brasil |
title_sort |
Sucesso no campo escolar : condicionantes para entrada na universidade no Brasil |
author |
Gonçalves, Fernando Gonçalves de |
author_facet |
Gonçalves, Fernando Gonçalves de Ramos, Marilia Patta |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Marilia Patta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Fernando Gonçalves de Ramos, Marilia Patta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exame Nacional do Ensino Médio Ensino superior Sociologia da educação |
topic |
Exame Nacional do Ensino Médio Ensino superior Sociologia da educação Educational success School reproductio Higher education Éxito escolar Reproducción escolar Examen Nacional de la Enseñanza Media Enseñanza superior |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational success School reproductio Higher education |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Éxito escolar Reproducción escolar Examen Nacional de la Enseñanza Media Enseñanza superior |
description |
Acessar o ensino superior no Brasil pode ser visto como um relativo sucesso escolar, pois apenas 14% dos jovens o frequentavam em 2009. O objetivo desse artigo foi mapear as condições necessárias a esse sucesso. A metodologia foi quantitativa, baseada nos dados socioeconômicos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2009/Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2010, de forma a buscar os condicionantes do acesso ao ensino superior. O referencial teórico baseou-se no estruturalismo genético e seus desdobramentos na Nova Sociologia da Educação. Os resultados indicam que, apesar de o capital cultural ser importante, como mostra a influência dos indicadores que o operacionalizam (escolaridade dos pais, hábitos de leitura etc.), o capital econômico é determinante sobre as chances de sucesso. Cursos que exigem nota maior para o ingresso filtram candidatos advindos das classes superiores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-18T02:34:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/195859 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-7330 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001094618 |
identifier_str_mv |
0101-7330 001094618 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/195859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e sociedade : revista de ciências da educação. São Paulo, SP. Vol. 40 (2019), e0188393, 22 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195859/2/001094618.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195859/1/001094618.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21ab39cb56897e6e7a408173cb675eb0 9adc1dce1cc433d09f6bec69e1c48104 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224968668708864 |